Questões de Concurso Público TJ-PR 2013 para Assistente Social

Foram encontradas 7 questões

Ano: 2013 Banca: TJ-PR Órgão: TJ-PR Prova: TJ-PR - 2013 - TJ-PR - Assistente Social |
Q620154 Serviço Social
No processo de formação em Serviço Social transcorrido na década de 80 do século XX, era comum se identificar nos currículos disciplinas de teoria e metodologia do Serviço Social como conteúdos independentes. Ainda no final dos anos 80 e na década subsequente, por iniciativa da Associação Brasileira de Ensino em Serviço Social (ABESS, atualmente ABEPSS), foram realizadas pesquisas e convenções nas quais os temas teoria e metodologia do Serviço Social ocupavam o centro do debate. No final da década de 90 do século XX e no início dos anos 2000, os referenciais para a formação profissional passaram a ser trabalhados de modo articulado, sob a disciplina de Fundamentos Históricos e Teórico-Metodológicos do Serviço Social. Sobre o debate dos anos de 1980, considere as seguintes afirmativas:

1. A prática é o fundamento e a finalidade da teoria, que fornece as referências prático-concretas para o exercício profissional.
2. A práxis compreende prática produtiva, prática política e a prática do conhecimento (ou investigativa).
3. Embora a teoria e o método constituam dois aspectos relativamente independentes, com formas diferentes, estão interligados e dependem um do outro.
4. Na produção do conhecimento em Serviço Social, é possível a utilização de teorias elaboradas sob diferentes métodos.

Assinale a alternativa correta
Alternativas
Ano: 2013 Banca: TJ-PR Órgão: TJ-PR Prova: TJ-PR - 2013 - TJ-PR - Assistente Social |
Q620155 Serviço Social
Mirian Goldenberg, no livro "A arte de pesquisar", sistematiza diferentes perspectivas teóricas que subsidiam a pesquisa qualitativa. Numere as características da coluna da direita de acordo com as perspectivas teóricas da coluna da esquerda.

1. Positivismo.
2. Sociologia Compreensiva.
3. Funcionalismo.
4. Fenomenologia.

( ) O principal interesse da ciência social é o comportamento significativo dos indivíduos engajados na ação social, ou seja, o comportamento ao qual os indivíduos agregam significado, considerando o comportamento de outros indivíduos.
( ) O objeto das ciências sociais deve ser estudado tal qual o das ciências físicas; a pesquisa é uma atividade neutra e objetiva, que busca descobrir regularidades ou leis, em que o pesquisador não pode fazer julgamentos nem permitir que seus preconceitos e crenças contaminem a pesquisa.
( ) Tem sua fundamentação na filosofia de Husserl. Quer atingir a essência dos fenômenos, ultrapassando suas aparências imediatas. Traz para o campo de estudo da sociedade o mundo da vida cotidiana, onde o homem se situa com suas angústias e preocupações.
( ) Consiste em analisar todo fato social do ponto de vista das relações de interdependência que ele mantém, sincronicamente, com outros fatos sociais no interior de uma totalidade. 
Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.
Alternativas
Ano: 2013 Banca: TJ-PR Órgão: TJ-PR Prova: TJ-PR - 2013 - TJ-PR - Assistente Social |
Q620156 Serviço Social
A dimensão investigativa é constitutiva da prática profissional e condição para uma intervenção qualificada. Para tanto, a pesquisa é instrumento de mergulho na realidade social (Iamamoto, 1998). Com relação à dimensão investigativa da prática profissional, a partir da perspectiva crítico-dialética, considere as seguintes afirmativas:

1. A dimensão investigativa vai além da apreensão da imediaticidade da vida cotidiana.
2. Toda investigação pode ser considerada uma pesquisa científica.
3. Toda investigação se coloca na relação teoria/realidade ou teoria/empiria.
4. O fenômeno é apenas o ponto de partida do conhecimento.

Assinale a alternativa correta.
Alternativas
Ano: 2013 Banca: TJ-PR Órgão: TJ-PR Prova: TJ-PR - 2013 - TJ-PR - Assistente Social |
Q620157 Serviço Social
A pesquisa social é um recurso relevante para os profissionais de Serviço Social, na construção de análises teóricas que possam explicitar, com profundidade, múltiplos fenômenos e expressões da realidade na qual atuam. Embora não existam "prescrições rígidas" para o desenvolvimento de uma pesquisa, na literatura especializada encontramos requisitos, elementos básicos e procedimentos que orientam tal processo. Assinale a alternativa que apresenta os elementos essenciais do processo de pesquisa.
Alternativas
Ano: 2013 Banca: TJ-PR Órgão: TJ-PR Prova: TJ-PR - 2013 - TJ-PR - Assistente Social |
Q620164 Serviço Social
Em seu texto “Questão social, família e juventude: desafios do trabalho do assistente social na área sociojurídica”, Iamamoto (2010) aborda algumas particularidades do trabalho profissional junto a crianças e adolescentes no Poder Judiciário. A respeito desse texto, considere as seguintes afirmativas:

1. Existe forte presença do tradicionalismo do Serviço Social, verificando-se o predomínio do modelo do “Serviço Social de Casos”, que induz uma atuação profissional com vistas à adaptação ou integração à ordem social.
2. No Poder Judiciário, os assistentes sociais trabalham com situações-limite, que condensam a radicalidade das expressões da questão social, pois a busca da proteção judicial ocorre quando os demais recursos foram exauridos.
3. A atitude investigativa e a pesquisa fazem parte do trabalho do assistente social, o que supõe realizar uma “fotografia descritiva” da realidade que se pretende alterar, focada nas situações vividas em nível individual e/ou familiar.
4. O assistente social no Poder Judiciário dispõe de uma dimensão prático-interventiva junto aos sujeitos de direitos, podendo operar a elaboração e/ou implementação de políticas sociais, em parceria com o Poder Executivo.

Assinale a alternativa correta.
Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: C
4: A
5: A