Questões de Concurso Público FSNH - RS 2023 para Médico - Ginecologia E Obstetrícia - Atenção Básica

Foram encontradas 11 questões

Q2365959 Medicina
Amália compareceu a uma consulta de rotina preocupada com sua vitamina B12, apesar de não manifestar nenhum sintoma. Recentemente, muitas de suas amigas foram diagnosticadas com deficiência de vitamina B12 e, então, começaram a realizar exames de check‑up, cujos resultados mostraram valores conflitantes. A paciente informou, também, que realizou uma pesquisa no Google e, nesse site, leu que os valores de referência da vitamina B12 são controversos para se indicar suplementação. Ela não é vegetariana nem apresenta qualquer restrição alimentar. Sua alimentação é compatível com a alimentação saudável de um brasileiro residente da região Sul, segundo anamnese clínica. Marcos, que é um médico experiente, disse que não há necessidade de Amália realizar a dosagem de vitamina B12 e que não seria prudente realizar a investigação com a punção venosa.

Com base nessa situação hipotética, assinale a alternativa que apresenta o nível de prevenção em que Marcos está atuando, ao fazer a negativa do exame para Amália.
Alternativas
Q2365961 Medicina
Paciente com 35 anos de idade, com infertilidade conjugal há 3 anos. O marido, com 37 anos de idade, não apresenta queixas. Ela comparece em consulta no 34o dia do ciclo menstrual com exame ginecológico normal e biópsia de endométrio realizada há dois dias com resultado compatível com padrão proliferativo.

Com base nessa situação hipotética, o diagnóstico é
Alternativas
Q2365962 Medicina
Assinale a alternativa que apresenta microrganismos que podem fazer parte da microbiota vaginal fisiológica e, consequentemente, podem ser identificados no resultado do exame citológico cervicovaginal sem, necessariamente, haver necessidade de tratamento medicamentoso imediato antes de realizar anamnese adequada.
Alternativas
Q2365963 Medicina
Paciente de 35 anos de idade procura ambulatório de mastologia devido dor mamária incapacitante.
Com base nessa situação hipotética, o melhor tratamento para esse paciente é
Alternativas
Q2365964 Medicina
Paciente de trinta anos de idade, nuligesta, com história de dismenorréia primária de leve intensidade, ciclos regulares, submete-se à ultrassonografia transvaginal, na segunda fase do ciclo que evidencia ovário com imagem anecoica de 40 x 38 x 42 mm. Parede fina e sem septações, sem fluxo ao doppler.
Com base nessa situação hipotética, a melhor conduta é
Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: B
4: C
5: E