Questões de Concurso Público CFP 2022 para Especialista em Psicologia - Psicologia Organizacional e do Trabalho

Foram encontradas 27 questões

Q2159740 Psicologia
A partir da afirmação de Zanelli, Borges-Andrade e Bastos (2004) sobre cognição nas organizações do trabalho, assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Q2159741 Psicologia
Segundo Schein (1982), no decorrer da história humana, houve muitas tentativas no sentido de se chegar a saber em profundidade o que é que realmente motiva as pessoas, o que é que na natureza dos seres humanos os faz comportarem-se de determinadas maneiras. E, hoje em dia, o debate sobre o que é que motiva as pessoas em seu comportamento no trabalho continua tão aceso como antes. Quanto à motivação para o trabalho, julgue os itens a seguir.
I. A compreensão definitiva sobre o que realmente motiva as pessoas continua distante. Assim, é mister adotar uma atitude diagnóstica e flexível, sensível aos acontecimentos e à interpretação deles por parte das pessoas que participam de determinada situação, de tal forma que se possa escolher um esquema de ação apropriado a essa conjuntura.
II. É extremamente difícil determinar a “essência” da natureza humana quando se revisam as diversas perspectivas que os dirigentes, no decurso da história, adotaram com relação à motivação. O exame de algumas das mais importantes constatações da pesquisa referentes a cada um dos principais grupos de hipóteses leva ao raciocínio de que cada uma das teorias sobre motivação é parcialmente correta, mas só parcialmente.
III. Para compreendermos plenamente a motivação e o comportamento humano, devemos desenvolver um complexo conjunto de hipóteses a respeito das pessoas e situar essas hipóteses dentro de um contexto específico. Não existe uma resposta única para essas questões, não há uma forma que seja a única forma “correta” de se lidar com as pessoas, não há uma maneira “perfeita” de organizar e distribuir o trabalho.

Assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2159742 Psicologia
De acordo com Vasquez e Hutz (2020), a interface da psicologia organizacional e do trabalho com o movimento chamado de Psicologia Positiva conduziu a desdobramentos inovadores nesse campo de conhecimento, abrindo caminho para o desenvolvimento de modelos teóricos por meio dessa perspectiva. Com relação aos pressupostos da psicologia positiva no campo do trabalho e das organizações, julgue os itens a seguir.
I. Evidências empíricas mostram-se cada vez mais robustas em demonstrar afirmativamente que a vida de significado e de preenchimento (ou vida plena, como alguns preferem denominar) está intimamente ligada a valores, emoções e atitudes positivas em relação ao que o ser humano produz com o seu trabalho.
II. Embora não seja novidade teórica a proposição de que o trabalho ocupa um espaço central na vida dos indivíduos e da sociedade, a contribuição da psicologia positiva está em colocar os holofotes em uma análise mais ampla desse processo. Em vez de investigá-lo apenas pelos fatores assertivos associados, testando aspectos convenientes e preservados nas pessoas, a proposta é identificar também transformações confirmatórias causadas no sujeito pela danificação do trabalho.
III. O salto teórico propiciado pela Psicologia Positiva não tem como base apenas a proposição de mais uma abordagem psicológica. Seu ponto central está justamente no questionamento de pressupostos epistemológicos e ontológicos que levam os psicólogos tradicionais a tratar apenas de processos e desfechos desfavoráveis associados aos adoecimentos na vida laboral.

Assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2159743 Psicologia
De acordo com Spector (2004), uma das mais importantes atividades dos psicólogos organizacionais situa-se no campo da melhoria do desempenho das atividades dos seres humanos em seu trabalho cotidiano tanto na forma individual como coletiva. Mas qualquer estratégia de aperfeiçoamento nesse sentido necessita vir acompanhada de um correto sistema de avaliação de desempenho dos trabalhadores. Sobre avaliação de desempenho, assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Q2159744 Psicologia
Conforme a Associação Brasileira de Psicologia Organizacional e do Trabalho, SBPOT (2020), o campo da Psicologia Organizacional e do Trabalho pode ser compreendido a partir de quatro grandes domínios disciplinares que se articulam e se interligam: Psicologia Organizacional; Psicologia do Trabalho; Psicologia e Gestão de Pessoas; e Docência/Pesquisa. Com base no manual da SBPOT (2020), sobre a caracterização dos subcampos de autuação referentes à Psicologia Organizacional e do Trabalho, julgue os itens a seguir.
I. Os subcampos do domínio disciplinar denominado Psicologia do Trabalho são: Fatores Humanos no Trabalho; Saúde e Segurança no Trabalho; Orientação Profissional e de Carreira; e Relações de Trabalho e Emprego.
II. Os subcampos do domínio disciplinar denominado Psicologia Organizacional são: Comportamento Organizacional; Mudança, Inovação e Transformação Organizacional; e Comportamento Econômico e do Consumidor.
III. Os subcampos do domínio disciplinar denominado Psicologia e Gestão de Pessoas são: Psicologia de Pessoal; Recrutamento e Seleção; Desempenho no Trabalho e da Organização; Treinamento, Desenvolvimento e Educação. O domínio denominado Docência/Pesquisa não pode ser desdobrado em subcampos porque tais atividades estão claramente associadas e podem se agregar a qualquer um dos domínios anteriores.

Assinale a alternativa correta.
Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: C
4: B
5: D