O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora
40%

2022 pode ser o ano que vai mudar a sua vida. Vem com a gente com até 40% OFF! 🤑

Questões de Concurso Público CRC-AP 2021 para Contador Fiscal

Foram encontradas 16 questões

Ano: 2021 Banca: Quadrix Órgão: CRC-AP Prova: Quadrix - 2021 - CRC-AP - Contador Fiscal |
Q1740439 Contabilidade Geral

No encerramento do exercício X1, uma empresa contratou uma assinatura de revistas pelo período de 1 ano. Pagou, no ato da contratação da assinatura (1.º/5/X1), o valor de R$ 756,00. A assinatura teve início em maio de X1 e encerrará em abril de X2. A convenção contábil da materialidade ou relevância, segundo a qual valores inexpressivos podem ser registrados de forma mais simples, foi ignorada e teve-se em mente o previsto no artigo 179 da Lei n.º 6.404/1976.


Com base nesse caso hipotético, é correto afirmar que a consequência escritural dessa operação, por ocasião do encerramento do exercício, em 31/12/X1, é uma

Alternativas
Ano: 2021 Banca: Quadrix Órgão: CRC-AP Prova: Quadrix - 2021 - CRC-AP - Contador Fiscal |
Q1740440 Contabilidade Geral

A demonstração do resultado do exercício (DRE) é uma das obrigações mais importantes para qualquer instituição, independentemente de seu tamanho. A DRE tem um papel importante na tomada de decisões por parte dos gestores das empresas e concentra em si informações de grande relevância para a realização de um bom planejamento estratégico e para a análise dos investidores e interessados na sociedade. Assim, a DRE consiste em um relatório sucinto das operações realizadas por uma empresa durante um determinado período de tempo. Na DRE, sobressai um dos valores mais importantes para as pessoas nela interessadas, o resultado líquido do período, lucro ou prejuízo. Considerando essas informações, julgue os itens a seguir.


I A DRE é um relatório contábil que reflete a variação da situação financeira entre dois momentos diferentes e sua distribuição.

II A DRE é um relatório contábil que reflete o patrimônio líquido em determinado momento e sua distribuição.

III A DRE é um relatório contábil que reflete as despesas e receitas incorridas entre dois momentos diferentes e consecutivos.

IV A DRE é um relatório contábil que reflete as despesas pagas e as receitas recebidas entre dois momentos diferentes e consecutivos e sua distribuição.

V A DRE é um relatório contábil que reflete somente as despesas de um período.


Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Ano: 2021 Banca: Quadrix Órgão: CRC-AP Prova: Quadrix - 2021 - CRC-AP - Contador Fiscal |
Q1740443 Contabilidade Geral

As notas explicativas integram cada demonstração financeira e têm como finalidade a transparência dos recursos financeiros. Consideradas como informações adicionais, devem ser apresentadas como complemento. Diferentemente das demais demonstrações, as notas explicativas são responsáveis por detalhar determinadas situações que não foram expressamente abrangidas outrora. São utilizadas com maior frequência por sociedades que precisam publicar suas demonstrações contábeis e, devido a esse fato, atingem um grande público, devendo, como cita o art. 176 da Lei n.º 6.404/1976, esclarecer as informações relevantes quantitativa e qualitativamente. A publicação de notas explicativas às demonstrações financeiras está prevista no § 4.º do artigo 176 da Lei das S/A, segundo o qual as demonstrações serão complementadas por notas explicativas e outros quadros analíticos ou demonstrações contábeis necessárias para o esclarecimento da situação patrimonial e dos resultados do exercício. Considerando o conteúdo que deve, obrigatoriamente, ser abrangido pelas notas explicativas, de acordo com a Lei n.º 6.404/1976, julgue os próximos itens.


I Deve indicar os principais critérios de avaliação dos elementos patrimoniais, especialmente estoques, dos cálculos de depreciação, amortização e exaustão, de constituição de provisões para encargos ou riscos e dos ajustes para atender a perdas prováveis na realização de elementos do ativo.

II Deve demonstrar os investimentos em outras sociedades, quando relevantes.

III Deve ressaltar o aumento de valor de elementos do ativo resultante de novas avaliações.

IV Deve indicar os ônus reais constituídos sobre elementos do ativo, as garantias prestadas a terceiros e outras responsabilidades eventuais ou contingentes.

V Deve divulgar a taxa de juros, as datas de vencimento e as garantias das obrigações a longo prazo.

VI Deve citar número, espécies e classes das ações do capital social.

VII Deve demonstrar as opções de compra de ações outorgadas e exercidas no exercício.

VIII Deve apontar os ajustes de exercícios anteriores.

IX Deve comunicar os eventos subsequentes à data de encerramento do exercício que tenham, ou possam vir a ter, efeito relevante sobre a situação financeira e os resultados futuros da companhia.


Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Ano: 2021 Banca: Quadrix Órgão: CRC-AP Prova: Quadrix - 2021 - CRC-AP - Contador Fiscal |
Q1740445 Contabilidade Geral

A provisão para contingências nada mais é que uma despesa que envolve valores financeiros que ainda não foram pagos, mas derivam de fatos geradores contábeis já ocorridos. Em resumo, em um balanço, a provisão é a despesa configurada como ocorrida, mesmo que ainda não tenha sido paga, aprovisionada para eventos futuros incertos. Assim que essa perda de ativo ou obrigação se torna totalmente previsível, ela deixa de ser considerada como uma provisão contábil. Pode-se dizer que há dois tipos de provisão: provisão para estimativas de perdas de ativo; e provisão para exigibilidades. De acordo com a NBC TG 25 (R1) – provisões, passivos contingentes e ativos contingentes, julgue os itens que se seguem.


I Quando a entidade tiver uma obrigação presente, legal ou não formalizada, como resultado de evento passado, uma provisão deverá ser reconhecida.

II Quando for provável que uma saída de recursos que incorporam benefícios econômicos para liquidar a obrigação será necessária, uma provisão deverá ser reconhecida.

III Quando puderser feita uma estimativa confiável do valor da obrigação, uma provisão deverá ser reconhecida.


Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Ano: 2021 Banca: Quadrix Órgão: CRC-AP Prova: Quadrix - 2021 - CRC-AP - Contador Fiscal |
Q1740446 Contabilidade Geral
A equação patrimonial é uma representação quantitativa do patrimônio de uma empresa. Também é conhecida como equação contábil básica ou equação fundamental da contabilidade, dada a sua importância. Já o patrimônio deve ser como tudo aquilo que a empresa tem (bens e direitos) e tudo o que ela deve (obrigações). O papel da contabilidade, então, é analisar as movimentações desse patrimônio, gerar demonstrações sobre elas e avaliar seus impactos para a gestão do negócio. Nesse contexto, a equação patrimonial traz um retrato do estado do patrimônio. O resultado dessa equação é obtido com a aplicação de uma fórmula simples: ativos (A) = passivos (P) + patrimônio líquido (PL). Essa é uma equação contábil básica, que evidencia o patrimônio em situação normal, ou seja, em situação líquida positiva. Assim, considerando-se a equação patrimonial contábil (A = P + PL), na compra de um veículo por R$ 80.000 em 31/12/X1, sendo pago 50% à vista e o restante financiado pelo Banco Alfa S. A., na equação patrimonial, as seguintes consequências seriam observadas por ocasião do encerramento do exercício X1:
Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: E
4: E
5: E