Questões de Concurso Público CRA-GO 2016 para Fiscal I
Foram encontradas 18 questões
A administração é essencial para que haja condições para o crescimento das organizações. Analise os itens a seguir.
I. Em função dos aspectos característicos de cada organização, o administrador define as estratégias mais adequadas.
II. A administração trata, dentre outros, do planejamento, da organização (estruturação), da direção e do controle de todas as atividades diferenciadas pela divisão de trabalho que ocorram dentro de uma organização.
III. A administração é a condução racional das atividades de uma organização para geração do mais elevado nível de lucratividade possível.
Pode-se afirmar que:
No mundo moderno o administrador encontrará uma enormidade de desafios na gestão de uma organização. Analise os itens a seguir.
I. O profissional de administração pode atuar nos diversos níveis da organização, incluindo o nível de dirigente máximo.
II. O administrador pode ser bem-sucedido em uma organização, mas pode não o ser em outra.
III. O que difere o administrador de outros profissionais é que ele é analisado e avaliado apenas por seus conhecimentos teóricos de Administração.
Pode-se afirmar que:
Das funções administrativas, podemos considerar como a primeira e que serve de base para as demais:
A tipologia de organizações de Etzioni classifica as organizações com base no uso e no significado da obediência. Analise os itens a seguir.
I. Nas organizações normativas o poder é imposto pela força física ou por controles baseados em prêmios ou punições.
II. Nas organizações utilitárias o poder baseia-se no consenso sobre objetivos e métodos da organização.
III. Nas organizações coercitivas o poder baseia-se no controle dos incentivos econômicos.
Pode-se afirmar que:
Goiânia recebe primeiro fórum de discussões sobre Parcerias Público-Privadas
Abril/2016
Com o objetivo de discutir as novas dinâmicas de implementação de concessões no poder público, com enfoque em Parcerias Público-Privadas (PPP), será realizado, em Goiânia, na sede da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (FIEG-GO), o 1º Fórum sobre Concessão e Parceria Público-Privada de Goiás. O evento ocorrerá no dia 28 de abril, das 8 às 13 horas, e terá como tema principal “Avanços, legislação, projetos em andamento e vantagens que a sociedade pode alcançar através da implementação de concessões e de parcerias públicoprivadas (PPP)”.
Camila Hermano, da Hermano Advogados, aponta o ganho em se trazer a gestão privada, com a visão de empresários e empreendedores, para bens e serviços de utilização pública. "Ao final, você consegue um Estado mais enxuto. Na última reunião que tivemos na Goiás Parcerias (responsável pelas PPPs), por exemplo, eles nos informaram que estão trabalhando com a Secretaria da Fazenda para a estruturação de um Fundo Garantidor para os projetos do Estado, bem como uma definição de prioridades para os projetos de PPP em Goiás", destaca.
Jornal O Popular. Adaptado.
Analise as afirmativas a seguir e marque C (CERTA) ou E (ERRADA).
( ) A gestão pública, mesmo necessária, sempre será menos eficiente e eficaz em qualquer mercado em que atue.
( ) Um dos princípios defendidos para a gestão privada é que a motivação pelo lucro leva à eficiência.
( ) Podemos considerar como ponto comum para bons gestores da iniciativa pública e privada a busca por maximizar a relação custo-benefício.
( ) Todos os projetos exitosos da iniciativa privada – como buscam a eficiência e querem oferecer o melhor produto pelo preço mais baixo – acabam contribuindo para uma melhora na sociedade, promovendo distribuição de renda.
Assinale a alternativa correta.
A Teoria Neoclássica teve importantes pensadores como Peter F. Drucker, Harold Koontz e outros. Podemos considerar como uma das principais características da Teoria Neoclássica, exceto:
Na evolução da administração das instituições, a área de recursos humanos ganhou ênfase, pois a gestão de pessoas trabalha com o mais valioso componente de capital da organização e é o recurso verdadeiramente capaz de gerar riquezas. Analise os itens a seguir.
I. A moderna administração de recursos humanos incide numa série de atividades integradas que consistem em: agregar, aplicar, recompensar, desenvolver, manter e monitorar pessoas.
II. Na gestão de pessoas, os fatores ambientais internos que podem influenciar os processos são missão, visão, cultura e objetivos organizacionais, natureza das tarefas e estilo de liderança.
III. Como fatores externos, a gestão de pessoas sofre influência de leis e regulamentos, de sindicatos, das condições econômicas, sociais e culturais, além da competitividade.
Pode-se afirmar que:
Na evolução da administração de recursos humanos, o setor público vem buscando modernização e aplicação de conceitos mais alinhados com um Estado que busca eficiência. Analise os itens a seguir.
I. As experiências da reforma das políticas e da gestão de recursos humanos no Brasil, bem como na visão dos brasileiros em geral, mostram que os governos (em todas as suas esferas) encontram-se em fases superiores à iniciativa privada em relação ao tema.
II. O quadro de pessoal das organizações públicas deve ser composto de indivíduos que possuam conhecimentos, habilidades e atitudes necessários para a prestação dos serviços públicos.
III. Os profissionais de recursos humanos exercem papel fundamental na organização, devendo utilizar meios adequados para a locação das pessoas, bem como a identificação de capacitação, reciclagem e treinamento dos servidores.
Pode-se afirmar que:
No cenário cada vez mais diverso e desafiador, a área de gestão de pessoas passa a desempenhar um papel estratégico, em que ela deve conhecer a essência da organização e de cada uma de suas áreas para garantir a melhor aplicação e a melhor alocação possível dos recursos humanos. Sobre o que podemos considerar dentre os principais mecanismos e instrumentos da gestão estratégica de pessoas, analise os itens a seguir e marque C (CERTO) ou E (ERRADO).
( ) Planejamento de recursos humanos.
( ) Gestão de competências.
( ) Capacitação continuada com base em competências.
( ) Avaliação de desempenho e de competências.
Assinale a alternativa correta.
A responsabilidade gerencial na administração de recursos humanos é elevada, dada a complexidade da área. No serviço público, esse gestor é fundamental para a estratégia de maior eficiência da máquina pública, pois servidor público, seja ele lotado na administração direta ou indireta, é trabalhador do Estado brasileiro. Analise os itens a seguir.
I. O ambiente atual do serviço público exige maior qualificação do servidor, dado o ambiente de maior desafio que esse trabalhador irá encontrar.
II. Em um ambiente de maior complexidade, do servidor público serão mais exigidos novos conhecimentos e habilidades.
III. Por outro lado, as mudanças tecnológicas, como regra, acabam por exigir menos esforço cognitivo do trabalhador.
Pode-se afirmar que:
A legislação (como o Decreto-Lei nº 5.707/06) salienta a necessidade de definição de competências relacionadas com os objetivos das organizações no âmbito do Plano Plurianual e que a Gestão por Competências deve utilizar diferentes tipos de metodologias de aprendizagem, tais como educação à distância, oficinas, intercâmbios e atividades de estágio, seminários e aconselhamento profissional. Analise os itens a seguir.
I. Na administração pública, a Gestão por Competências está sendo abordada como uma forma de reorientar e reforçar a formação e o desenvolvimento para valorizar o serviço público e para reduzir a cultura de desenvolvimento contínuo.
II. A abordagem baseada em competências é uma importante contribuição para modernizar a formação e o desenvolvimento dos recursos humanos nos diferentes organismos do setor público.
III. Uma das críticas à Gestão por Competências é que, dada a necessidade de reforçar as competências e alinhá-las com as necessidades atuais e futuras, não é um instrumento que ajuda ou visa melhorar a relação custo-benefício da formação do servidor.
Pode-se afirmar que:
Autores como Chiavenato dividem as grandes funções (ou processos) da administração de recursos humanos em provisão, aplicação, manutenção, desenvolvimento e monitoração. Analise as afirmativas a seguir e marque C (CERTA) ou E (ERRADA).
( ) A provisão está relacionada a recrutamento e seleção.
( ) A aplicação tem como objetivo dizer o que as pessoas irão fazer nas organizações.
( ) Aplicação está relacionada a orientação, modelagem de cargos, avaliação de desempenho.
( ) A manutenção consiste em um banco de dados e sistemas de informações para controles dos funcionários.
Assinale a alternativa correta.
Todos os tipos de organização necessitam de liderança. Ela é essencial como guia para o cumprimento da missão. Analise os itens a seguir.
I. Na liderança autocrática, também conhecida como liderança participativa, as ações têm como foco as pessoas.
II. Na liderança liberal, o líder foca suas ações única e exclusivamente em suas tarefas previamente determinadas.
III. Na liderança autoritária, o líder toma as decisões de forma unilateral e individual, mas os seguidores são livres para conduzir seus projetos tendo o poder delegado pelo líder.
Pode-se afirmar que:
Podemos conceituar autoridade como o direito de dar ordens e o poder de esperar obediência. O sociólogo Max Weber definiu três tipos de autoridade. Analise os itens a seguir.
I. A autoridade tradicional é quando os subordinados aceitam as ordens dos superiores como justificadas, porque sempre foi feito dessa maneira.
II. A autoridade carismática não considera a influência da personalidade e da liderança com a qual os subordinados se identificam.
III. A autoridade burocrática não tem base racional, sendo o mais instável tipo de poder.
Pode-se afirmar que:
O aparato burocrático tem sido tema para estudiosos da administração há tempos. A Teoria da Burocracia, por exemplo, desenvolveu-se na Administração por volta da década de 1940. Analise os itens a seguir.
I. As origens da burocracia remontam à época da Antiguidade.
II. A burocratização não se limita à organização estatal.
III. O aparato administrativo na dominação legal é a burocracia.
Pode-se afirmar que:
Chefia e liderança são temas centrais quando se discute gestão em uma organização. O administrador tem papel fundamental nesse tema. Analise as afirmativas e marque C (CERTA) ou E (ERRADA).
( ) Gerentes não são, necessariamente, os líderes de uma organização.
( ) Aquele que é apenas chefe impõe suas ideias movido pela autoridade.
( ) Podemos também considerar como líder aquele que exerce sua influência e é influenciado pelo grupo.
( ) A Teoria Clássica teve pouca preocupação com a liderança e suas implicações.
Assinale a alternativa correta.
Para a Teoria das Relações Humanas, comunicação é a troca de informações entre indivíduos. Significa tornar comum uma mensagem ou informação. Constitui um dos processos fundamentais da experiência humana e da organização social. Analise os itens a seguir.
I. A Teoria das Relações Humanas enfatiza os grupos e não o comportamento individual. A comunicação é tratada como fenômeno social.
II. A análise das redes de comunicação ajuda a determinar a maneira mais indicada de se comunicar em cada situação.
III. A comunicação proporciona oportunidades de participação das pessoas nos assuntos e nas decisões e o comprometimento com relação à empresa.
Pode-se afirmar que:
Nas organizações, negociar deve fazer parte das habilidades de gestores das diferentes áreas. Há vários fatores que podem interferir em um processo de negociação e, em muitos casos, gerar situações de conflito. Analise os itens a seguir.
I. A prioridade do profissional de administração deve ser o “ganha-ganha”, ou seja, uma negociação que, como resultado, traz ganhos para sua organização e não traz perdas ou ganhos para o outro lado.
II. O negociador precisa de foco e, para ter sucesso, deve pensar apenas em seus interesses. As necessidades do outro, mesmo que importantes, não devem ser consideradas em uma negociação.
III. Na negociação, o conflito cognitivo ocorre quando existem diferenças de ideias e valores.
Pode-se afirmar que: