Questões de Concurso Público Prefeitura de Turvo - SC 2023 para Agente de Combate às Endemias

Foram encontradas 9 questões

Q3282590 Saúde Pública
É o conjunto de serviços executados pela equipe de saúde que atendam às necessidades da população adscrita nos campos do cuidado, da promoção e manutenção da saúde, da prevenção de doenças e agravos, da cura, da reabilitação, redução de danos e dos cuidados paliativos. Inclui a responsabilização pela oferta de serviços em outros pontos de atenção à saúde e o reconhecimento adequado das necessidades biológicas, psicológicas, ambientais e sociais causadoras das doenças, e manejo das diversas tecnologias de cuidado e de gestão necessárias a estes fins, além da ampliação da autonomia das pessoas e coletividade.
Qual princípio está sendo mencionado acima?
Alternativas
Q3282591 Saúde Pública
A portaria Nº 399, divulga o Pacto pela Saúde onde Consolida o SUS e aprova as Diretrizes Operacionais do Referido. O Pacto pela Vida está constituído por um conjunto de compromissos sanitários, expressos em objetivos de processos e resultados e derivados da análise da situação de saúde do País e das prioridades definidas pelos governos federal, estaduais e municipais.
Deste modo, em que ano foi aprovado as Diretrizes Operacionais do Pacto pela Saúde. 
Alternativas
Q3282592 Saúde Pública
São princípios gerais do financiamento para o Sistema Único de Saúde: Responsabilidade das três esferas de gestão – União, Estados e Municípios, o financiamento de custeio com recursos federais constituído, organizados e transferidos em blocos de recursos, as bases de cálculo que formam cada Bloco e os montantes financeiros destinados para os Estados, Municípios e Distrito Federal devem compor memórias de cálculo, para fins de histórico e monitoramento.
Os blocos de financiamento para o custeio são, EXCETO:
Alternativas
Q3282593 Saúde Pública
A Atenção Básica é o conjunto de ações de saúde individuais, familiares e coletivas que envolvem promoção, prevenção, proteção, diagnóstico, tratamento, reabilitação, redução de danos, cuidados paliativos e vigilância em saúde, desenvolvida por meio de práticas de cuidado integrado e gestão qualificada, realizada com equipe multiprofissional e dirigida à população em território definido, sobre as quais as equipes assumem responsabilidade sanitária.
Neste contexto, analise os itens abaixo e depois marque a alternativa CORRETA:

I. A Atenção Básica será a principal porta de entrada e centro de comunicação da RAS, coordenadora do cuidado e ordenadora das ações e serviços disponibilizados na rede.
II. A Atenção Básica será ofertada parcialmente e gratuitamente a todas as pessoas, de acordo com suas necessidades e demandas do território, considerando os determinantes de saúde.
III. É proibida qualquer exclusão baseada em idade, gênero, raça/cor, etnia, crença, nacionalidade, orientação sexual, identidade de gênero, estado de saúde, condição socioeconômica, escolaridade, limitação física, intelectual, funcional e outras.

Alternativas:
Alternativas
Q3285149 Saúde Pública
O controle vetorial de larvas de Aedes é uma estratégia indicada para depósitos de água de uso humano ou por animais domésticos que não possam ser removidos. O BTI é um inseticida biológico altamente seletivo para uso contra larvas de mosquitos e é considerado seguro para humanos e animais domésticos.
O ingrediente ativo BTI é composto por Bacillus Thuringiensis, com sorotipo___________.
Complete a lacuna com a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q3285150 Saúde Pública
Leishmaniose é uma doença infecciosa, porém, não contagiosa transmitida por insetos hematófagos (que se alimentam de sangue) conhecidos como flebótomos ou flebotomíneos, parasitas do gênero Leishmania. Os parasitas vivem e se multiplicam no interior das células que fazem parte do sistema de defesa do indivíduo, chamadas macrófagos. Há dois tipos de leishmaniose: leishmaniose tegumentar ou cutânea e a leishmaniose visceral ou calazar. Neste contexto, a leishmaniose é transmitida pela picada da fêmea do mosquito flebotomíneo, popularmente conhecido como: 
Alternativas
Q3285151 Saúde Pública
A visita domiciliar é realizada nas atividades de Delimitação de Foco (DF), Levantamento de Índice com Tratamento (LI+T), Tratamento (T), Pesquisa Vetorial Especial (PVE), Bloqueio de Transmissão (BT), Revisão de Área (RA), Investigação de Denúncia (ID) e Levantamento Rápido de índice (LIRAa) / Levantamento de índice Amostral (LIA).
Os objetivos dessa atividade são: identificar recipientes para a proliferação do Aedes aegypti, orientar a população sobre os cuidados a serem tomados para evitar o desenvolvimento do mosquito, eliminar recipientes inservíveis e tratar daqueles que não podem ser eliminados.
Neste contexto, são passos a serem seguidos pelo agente numa visita domiciliar, EXCETO: 
Alternativas
Q3285152 Saúde Pública
Nos municípios não infestados pelo Aedes aegypti, realizam-se, inicialmente, as atividades de vigilância para a detecção precoce do Aedes aegypti. Dentre estas atividades exercidas pelo ACE, existe a Pesquisa entomológica em armadilhas (ARM) que são depósitos com água instalados estrategicamente em locais propícios à chegada do Aedes aegypti, com o objetivo de atrair as fêmeas do vetor para a postura dos ovos. Deste modo, essas Armadilhas, devem ser vistoriadas em:
Alternativas
Q3285153 Saúde Pública
A partir da identificação de um foco de Aedes aegypti no município não infestado, será realizada a delimitação de foco (DF), após terá o levantamento de Índice e Tratamento (LI+T) que é realizada ________ após a DF, em áreas do município com a presença do vetor, mas ainda consideradas não infestadas, para se conhecer o grau de dispersão e manutenção do Aedes aegypti.
Assinale a alternativa que completa de forma CORRETA a lacuna do enunciado acima:
Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: D
4: C
5: B
6: D
7: D
8: C
9: B