Questões de Concurso Público Prefeitura de São João do Sul - SC 2023 para Professor de Geografia
Foram encontradas 8 questões
De acordo com notícia vinculada no portal g1 na data 21 de janeiro de 2023, a lei que obriga o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana nas escolas de todo o Brasil completou 20 anos em janeiro deste ano. A lei 10.639 tem o objetivo de resgatar "a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política pertinentes à História do Brasil". Ela especifica os temas que devem ser abordados obrigatoriamente em sala de aula, incluindo:
I. História da África e dos africanos;
II. A luta dos negros no Brasil;
III. A cultura negra brasileira; e
IV. O negro na formação da sociedade nacional.
Assinale a alternativa CORRETA:
Segundo Piaget, o desenvolvimento passa por quatro diferentes estágios. Esses estágios são sucessivos, isto é, seguem exatamente uma ordem de surgimento.
Numere a 1ª coluna de acordo com a 2ª:
Coluna 1:
1 – Primeiro estágio
2 – Segundo estágio
3 – Terceiro estágio
4 – Quarto estágio
Coluna 2:
( ) Operatório formal
( ) Sensório motor
( ) Operatório concreto
( ) Pré-operatório
Marque a sequência CORRETA:
De acordo com o PCN - Geografia, a opção foi organizar os conteúdos em eixos temáticos, temas e itens a partir de problemáticas amplas da Geografia. Para cada tema sugerem-se alguns itens que não esgotam possibilidades, pois não é intenção propor conteúdos fechados. Cabe ao professor selecionar e criar outros, de acordo com o seu programa de curso, sua realidade local, possibilidades de trabalho, enfim, elencar conteúdos pertinentes à sua região.
Para o terceiro ciclo são propostos os seguintes eixos temáticos, EXCETO:
A BNCC diz que: “a grande contribuição da Geografia aos alunos da _________: desenvolver o________ _______, estimulando o _______ _______para representar e interpretar o mundo em permanente transformação e relacionando componentes da _______ e da_________.”
Complete as lacunas acima de forma CORRETA: