Questões de Concurso Público UFRJ 2023 para Médico - Intensivista Pediátrica

Foram encontradas 8 questões

Q2269847 Medicina
Um professor de fisiologia estava dando aula sobre choque no qual ocorria vasodilatação periférica devido a resposta inflamatória maciça e liberação de óxido nítrico e citocinas. Assinale a alternativa que apresenta a que tipo de choque ele se referia.
Alternativas
Q2269848 Medicina
A morte encefálica é definida como a perda total e irreversível das funções cerebrais, com ausência das atividades corticais e do tronco encefálico. Em relação a determinação de morte encefálica, marque a opção correta.
Alternativas
Q2269849 Medicina
Paciente de 2 anos, diagnóstico de pneumonia comunitária grave, interna na unidade de terapia intensiva em franca insuficiência respiratória. É submetido a intubação orotraqueal, punção de acesso venoso profundo (veia jugular interna esquerda) e prescrita noradrenalina na dose de 0,3 mcg/kg/min. Radiografia de tórax de controle evidencia hipotransparência em hemitórax esquerdo. A cirurgia pediátrica é chamada para drenagem e o aspecto do líquido é leitoso. Marque a hipótese diagnóstica mais provável e o exame bioquímico do líquido pleural que sugeriria fortemente o diagnóstico.
Alternativas
Q2269850 Medicina
Um lactente de 3 meses, sexo masculino internou na unidade de terapia intensiva pediátrica após entrar na emergência em estado de mal convulsivo. Realizada estabilização clínica com intubação orotraqueal e sedação em infusão continua foi constatada em radiografia toraco-abdominal no leito, fratura em metáfise proximal de fêmur direito. Solicitados exames complementares. Na radiografia de úmero esquerdo apresentava múltiplas fraturas e na tomografia de crânio fratura parietal a direita com hematoma subdural em mesmo lado. Fundo de olho com hemorragia retiniana afetando região da macula bilateralmente. Além de prestar o atendimento clinico, a conduta do médico plantonista frente a principal hipótese diagnostica deverá ser: 
Alternativas
Q2269851 Medicina
A criança de 10 anos foi levada a emergência com rebaixamento do nível de consciência, vômitos incoercíveis e cefaléia. Ao exame encontrava-se hemiparético a esquerda com petéquias em face e membros inferiores, Glasgow 3, bradicardico, hipertenso e anisocórico. Exames laboratoriais com 2 mil plaquetas, hemoglobina: 5 mg/dL, 400 mil leucócitos com 85% de linfócitos e 10% de blastos. A paciente foi internada em UTI pediátrica, intubada, recebeu suporte hemodinâmico, de hemoderivados e cuidados intensivos neurológicos. Tomografia de crânio com hemorragia parenquimatosa a direita com desvio de 6 cm de linha média. Após 24h da internação evoluiu com coma arreflexo. Foram desligadas as sedações e após o tempo adequado, realizada a abertura do protocolo de morte encefálica. O protocolo foi finalizado com o segundo exame clínico constatando a morte encefálica. Os aparelhos foram desligados algumas horas depois. A partir desse contexto, marque o que o Ministério da Saúde recomenda para o preenchimento da declaração de óbito dessa paciente. 
Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: A
4: D
5: C