Questões de Concurso Público Prefeitura de Rio Negro - PR 2025 para Enfermeiro B - (Lageado e Sede)
Foram encontradas 11 questões
Segundo a Lei nº 8.080/1990 — Lei Orgânica da Saúde, a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios exercerão, em seu âmbito administrativo, as seguintes atribuições:
I. Administração dos recursos orçamentários e financeiros destinados, em cada ano, à saúde.
II. Elaboração de normas técnicas e estabelecimento de padrões de qualidade e parâmetros de custos que caracterizam a assistência à saúde.
III. Participação de formulação da política e da execução das ações de saneamento básico e colaboração na proteção e recuperação do meio ambiente.
IV. Responsabilizar-se e realizar as operações externas de natureza financeira de interesse da saúde, que não foram autorizadas pelo Senado Federal.
Está CORRETO o que se afirma:
Indivíduos com transtornos da personalidade __________ suspeitam e desconfiam de outras pessoas e sentem-se ameaçados por elas.
( ) Com a manobra de Mingazzini, nos membros inferiores, observa-se se há perda de forças se o paciente apresentar tremores e parestesia dos pés.
( ) Manobra de Barré: paciente em decúbito ventral com as pernas fletidas sobre as coxas. Oscilação e queda indicam insuficiência dos flexores da perna.
( ) Durante a manobra dos braços estendidos com o paciente sentado, esse deve manter os braços estendidos. Oscilações e/ou queda indicam déficit motor.
A úlcera péptica é uma escavação que se forma na parede mucosa do estômago, piloro, duodeno ou esôfago. Sobre úlcera péptica, analisar os itens.
I. Os tipos específicos de úlceras que resultam de condições estressantes incluem as úlceras de Curling e as úlceras de Cushing.
II. O uso de AINEs inibe a secreção de muco, sendo essa medicação um agente protetivo da lesão gástrica.
III. As úlceras pépticas ocorrem, principalmente, na mucosa duodenal, visto que esse tecido não suporta a ação digestiva do ácido gástrico (HCl) e da pepsina.
Está CORRETO o que se afirma:
O ____________________________ é a base para a prática clínica da enfermagem. Ele fornece uma estrutura para que as ações de enfermagem sejam consistentes usando estratégias de resolução de problemas no lugar da intuição.