Questões de Concurso Público Prefeitura de Santa Lúcia - PR 2023 para Nutricionista

Foram encontradas 4 questões

Q2297925 Nutrição
Considerando-se o refluxo gastroesofágico (RGE), marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

( ) Considerado um processo fisiológico normal que ocorre várias vezes ao dia em neonatos, crianças e adultos saudáveis. Em geral, o RGE está associado ao relaxamento transitório do esfíncter inferior do esôfago, independentemente da deglutição, o que permite que o conteúdo gástrico entre no esôfago.

( ) A doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) é uma forma de refluxo considerada aguda e que não causa maiores agravamentos ao indivíduo que a apresenta. Pode ser definida como sintomas ou complicações resultantes do refluxo do conteúdo gástrico para o esôfago ou além e até mesmo para a cavidade bucal (inclusive a laringe) ou para os pulmões.

( ) Existe uma evidente relação entre a doença do refluxo gastroesofágico e a obesidade, sugerindo associação entre o índice de massa corporal (IMC), o perímetro da cintura, o ganho de massa corporal e a presença de sintomas e complicações da DRGE.
Alternativas
Q2297926 Nutrição
Considerando-se os patógenos de origem alimentar, as bactérias, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

(1) Campylobacter jejuni. (2) Shigella dysenteriae. (3) Salmonella spp.

( ) É a maior causa de gastroenterites bacterianas em humanos, e seus reservatórios incluem vários animais silvestres, além de aves domésticas, bovinos, suínos e animais de estimação. Aves apresentam um risco primário em razão do alto nível de consumo, do manuseio impróprio ou do preparo inadequado (cozimento insuficiente). Seu período de incubação é de 2 a 10 dias, com a maioria das pessoas apresentando sintomas no quarto dia.

( ) A maioria das infecções humanas é associada à transmissão de origem alimentar a partir de carne e de produtos lácteos; no entanto, seus surtos têm sido relacionados com uma variedade de frutas e vegetais crus, incluindo brotos de feijão, melões, suco de laranja não pasteurizado, suco de maçã e tomates. Seu período de incubação antes da doença é de cerca de 12 a 36 horas.

( ) É uma bactéria altamente contagiosa que coloniza o trato intestinal e que se propaga por contato direto e indireto com indivíduos infectados. A maioria dos casos resulta da ingestão de água ou alimentos contaminados com fezes humanas. Além disso, muitos surtos de grande extensão têm sido causados pelo consumo de frutas e vegetais crus contaminados. Os sintomas aparecem no período de 12 a 96 horas após a exposição.
Alternativas
Q2297929 Nutrição
Sobre a desnutrição nos pacientes com câncer, analisar os itens abaixo:

I. A desnutrição é uma condição patológica que se manifesta somente em alguns tipos específicos de câncer, e sua intensidade varia conforme o tipo e a localização do tumor maligno.

II. A expressão máxima da desnutrição no câncer é a caquexia, que se manifesta em decorrência de diferentes condições, como alterações da sensibilidade do paladar, saciedade precoce, anorexia, perda de peso e fraqueza.
Alternativas
Q2297931 Nutrição
Sobre as doenças inflamatórias intestinais (DII), marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

( ) A doença de Crohn (DC) é uma das formas clínicas das DII. Caracterizada por lesões descontínuas e transmurais que podem afetar qualquer parte do sistema digestório, da boca ao ânus, tem como principais sintomas diarreia persistente, dor abdominal e perda de peso.

( ) A retocolite ulcerativa (RCU) é restrita ao cólon e ao reto e afeta apenas mucosa e submucosa da parede intestinal de modo contínuo. Tem como principais sintomas diarreia sanguinolenta persistente, sangramento retal, cólica abdominal, anemia, febre e mal-estar.

( ) O profissional de nutrição deve sempre auxiliar o paciente em remissão da doença a ter uma dieta equilibrada, especialmente acompanhando o estado nutricional relativo ao ferro, ao ácido fólico, à vitamina B12, ao cálcio, à vitamina D e a minerais com ação antioxidante como selênio e zinco, merecendo destaque também a glutamina, o ômega-3 e os probióticos. Além disso, deverá encorajar o paciente a procurar manter todas as restrições alimentares pertinentes, para, assim, evitar as crises da doença, garantindo maior adesão à dieta, aporte adequado de nutrientes e consequente melhor qualidade de vida.
Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: C
4: A