Questões de Concurso Público Prefeitura de Itabuna - BA 2023 para Geógrafo

Foram encontradas 4 questões

Q2261610 Geografia
A atmosfera pode ser dividida em camadas que correspondem à variação da temperatura com a altura. Sobre as camadas da atmosfera atual, analisar os itens abaixo:
I. A pressão diminui com a altura em toda a atmosfera de forma logarítmica, devido à diminuição da densidade do ar.
II. Acima da estratopausa há a mesosfera (40km de espessura). De 50 a 90km, a temperatura diminui novamente. A partir dos 90km de altitude, chamamos de termosfera/ionosfera, em que a temperatura aumenta com a altura, devido aos gases ionizados presentes na camada que absorvem a energia solar em grande quantidade.
III. Na estratosfera, há pouco vapor d’água, mas é nela que se encontra a camada de ozônio (O3), formado a partir de moléculas de oxigênio com a radiação solar de alta energia.
Está(ão) CORRETO(S): 
Alternativas
Q2261620 Geografia
Considerando-se os fatores de controle do intemperismo, analisar os itens abaixo:
I. O material parental, mais do que qualquer outro fato, determina o tipo e a velocidade do intemperismo em uma dada região. Os dois mais importantes são a precipitação e a temperatura, que regulam a natureza e a velocidade das reações químicas.
II. A topografia regula a velocidade do escoamento superficial das águas pluviais, que também dependem da cobertura vegetal. As reações químicas do intemperismo ocorrem mais intensamente nos compartimentos do relevo, onde é possível boa infiltração da água, percolação por tempo suficiente para a consumação das reações e drenagens para lixiviação dos produtos solúveis.
III. A biosfera também participa no processo intempérico através da formação de moléculas orgânicas que são capazes de complexar cátions dos minerais, colocando-os em solução. Os ácidos orgânicos produzidos pelos microorganismos são capazes de extrair até mil vezes mais ferro e alumínio dos silicatos que as águas da chuva.
Estão CORRETOS: 
Alternativas
Q2261621 Geografia
Em conformidade com a Lei nº 9.433/1997 — Política nacional de Recursos Hídricos, quanto aos objetivos referentes ao Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Arbitrar administrativamente os conflitos relacionados aos recursos hídricos.
( ) Coordenar a gestão integrada das águas.
( ) Implementar a Política Nacional de Recursos Hídricos.
( ) Planejar o uso dos recursos hídricos.
( ) Promover o pagamento pelo uso de recursos hídricos. 
Alternativas
Q2261624 Geografia
As formas do relevo devem ser vistas e entendidas como um dos vários componentes da natureza e, na perspectiva humana, como recurso natural, pois as variações de tipos de formas favorecem ou dificultam os usos que as sociedades humanas fazem do relevo. Considerando-se o exposto e as unidades de planaltos, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
(1) Planaltos em bacias sedimentares. (2) Planaltos em intrusões e coberturas residuais de plataforma. (3) Planaltos em cinturões orogênicos.
( ) São quase inteiramente circundados por depressões periféricas ou marginais, também se caracterizam por apresentar nos contatos os relevos escarpados caracterizados por frentes de cuestas. São planaltos da bacia amazônica oriental, Chapada dos Parecis, entre outros.
( ) Correspondem a relevos residuais sustentados por litologias diversas, quase sempre metamórficas. Essas unidades estão em áreas de estruturas dobradas, correspondentes aos cinturões Paraguai-Araguaia, Brasília e Atlântico.
( ) Essas unidades são esculpidas sobre coberturas sedimentares residuais e por pontilhado de serra e morros isolados associados a intrusões graníticas, derrames vulcânicos e dobramentos do Pré-Cambriano, são exemplos, o planalto residual norte-amazônico e sulamazônico.
Alternativas
Respostas
1: E
2: C
3: A
4: E