Questões de Concurso Público Prefeitura de Canela - RS 2023 para Nutricionista

Foram encontradas 6 questões

Q3595955 Segurança e Saúde no Trabalho
 Em conformidade com a NR 32 — Segurança e Saúde no Trabalho em Serviços de Saúde, é CORRETO afirmar que o trabalhador que realize atividades em áreas onde existam fontes de radiações ionizantes deve: 
Alternativas
Q3595956 Segurança e Saúde no Trabalho

Segundo a Portaria SVS/MS nº 1.428/1993 — Regulamento Técnico para Inspeção Alimentos, BPP e PIQ’s, os padrões de Identidade e Qualidade para Produtos na Área de alimentos deverão conter, entre outros:


I. Aditivos e Coadjuvantes de Tecnologia/Elaboração.


II. Critérios macroscópios, microscópios e microbiológicos.

Alternativas
Q3595957 Segurança e Saúde no Trabalho

Considerando-se o disposto na Resolução-RDC nº 216/2004 — Regulamento técnico de boas práticas para serviços de alimentação, analisar a sentença abaixo:


Os alimentos submetidos ao descongelamento devem ser mantidos sob refrigeração se não forem imediatamente utilizados, não devendo ser recongelados (1ª parte). Após serem submetidos à cocção, os alimentos preparados devem ser mantidos em condições de tempo e de temperatura que favoreçam a multiplicação microbiana (2ª parte). O processo de resfriamento de um alimento preparado deve ser realizado de forma a minimizar o risco de contaminação cruzada e a permanência do mesmo em temperaturas que favoreçam a multiplicação microbiana (3ª parte).


A sentença está: 

Alternativas
Q3595958 Segurança e Saúde no Trabalho

Considerando-se as definições adotadas na Resolução RDC nº 331/2019, que estabelece as listas de padrões microbiológicos para alimentos prontos para oferta ao consumidor, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:


(1) Limite microbiológico “M”.

(2) Alimento pronto para consumo.

(3) Limite microbiológico “m”.


( ) Alimento proveniente da indústria de alimentos que não requer a adição de outros ingredientes.


( ) Limite que, em um plano de três classes, separa unidades amostrais de “Qualidade Intermediária” daquelas de “Qualidade Inaceitável”.


( ) Limite que, em um plano de três classes, separa unidades amostrais de “Qualidade Aceitável” daquelas de “Qualidade Intermediária” e que, em um plano de duas classes, separa unidades amostrais de “Qualidade aceitável” daquelas de “Qualidade Inaceitável”.


( ) Alimento para o qual não há indicação, previamente ao consumo, da necessidade de tratamento térmico efetivo ou outro processo de eliminação ou de redução de microrganismos de preocupação à saúde humana a níveis seguros.

Alternativas
Q3595959 Segurança e Saúde no Trabalho

A hipertensão arterial sistêmica (HAS) é um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo. Sobre a HAS, analisar os itens abaixo:


I. Os valores de 140 mmHg para a pressão sistólica e de 90 mmHg para a pressão diastólica, empregados para diagnóstico de HAS, correspondem ao momento em que a duplicação de risco repercute de forma mais acentuada, pois já parte de riscos anteriores mais elevados.


II. Além do diagnóstico precoce, o acompanhamento efetivo dos casos pelas equipes da Atenção Básica é fundamental, pois o controle da pressão arterial (PA) reduz complicações cardiovasculares e desfechos como infarto agudo do miocárdio (IAM), acidente vascular cerebral (AVC), problemas renais, entre outros. 

Alternativas
Q3595961 Segurança e Saúde no Trabalho

Os alimentos prontos para consumo devem atender aos padrões microbiológicos para Listeria monocytogenes. De acordo com a Instrução Normativa nº 60/2019, sobre a pesquisa regular de Listeria monocytogenes, excetuam-se os seguintes alimentos:


I. Moluscos bivalves vivos.

II. Pães, biscoitos e produtos similares.

III. Chocolate e produtos de cacau.


Está(ão) CORRETO(S)

Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: C
4: D
5: A
6: D