Questões de Concurso Público Hospital Municipal Dr. Mário Gatti - SP 2023 para Residência Médica - Pediatria Com Pré-Requisito

Foram encontradas 4 questões

Q2035437 Medicina
A síndrome nefrótica (SN) é caracterizada por proteinúria maciça, hipoalbuminemia, edema e hipercolesterolemia. Na infância, 80% dos casos correspondem à SN primária ou idiopática (SNI), tendo o restante causas secundárias e associação com doenças sistêmicas, metabólicas, infecciosas, entre outras. Sobre a síndrome nefrótica, analisar os itens abaixo:
I. Caracteriza-se por proteinúria maciça, conceituada na criança por valores maiores que 40mg/kg/dia e hipoalbuminemia (< 1,9 g/dL).
II. A proteinúria significativa é consequência de um distúrbio na parede capilar glomerular que, normalmente, é a barreira que impede a passagem de proteínas séricas para o espaço urinário.
III. A SNI é predominantemente uma doença de préescolares (60%: 2 a 6 anos), sendo mais comum em meninos (3:2).
IV. A dor abdominal é comum, especialmente em situações de hipovolemia, peritonite primária ou celulites de parede abdominal, tornando difícil, muitas vezes, a diferenciação de um quadro de apendicite aguda.

Estão CORRETOS:
Alternativas
Q2035444 Medicina
As infecções do trato urinário devem ser prontamente investigadas e tratadas, pois o dano renal crônico causado por pielonefrite pode ter como consequências hipertensão arterial e insuficiência renal. NÃO é um sinal ou sintoma da pielonefrite:
Alternativas
Q2035446 Medicina
São medicamentos indicados no tratamento da infecção urinária em crianças, EXCETO:
Alternativas
Q2035454 Medicina
A infecção de trato urinário (ITU) constitui uma das infecções bacterianas mais frequentes em Pediatria. É, provavelmente, a infecção bacteriana mais prevalente no lactente. Sobre a infecção de trato urinário na infância, analisar os itens abaixo:
I. O tratamento parenteral deve ser reservado principalmente aos lactentes muito jovens e àqueles com acometimento do estado geral e com vômitos. Quando a opção inicial é de tratamento parenteral, é obrigatório manter esta via por 10 dias.
II. O exame de urina não substitui a urocultura no diagnóstico de ITU, mas pode apresentar alterações, permitindo iniciar precocemente o tratamento, já que resultados da cultura demoram, em geral, 24 a 72 horas para serem obtidos.
III. Os sinais e sintomas na criança dependem principalmente da idade do paciente. Crianças menores apresentam sinais e sintomas mais inespecíficos. Febre é o sintoma mais frequente no lactente.
IV. O tratamento inicial com antibióticos é empírico, observando-se a idade e o estado geral do paciente.

Estão CORRETOS:
Alternativas
Respostas
1: A
2: B
3: D
4: A