Questões de Concurso Público Prefeitura de São Vendelino - RS 2022 para Motorista

Foram encontradas 7 questões

Q4161183 Legislação de Trânsito
Em uma rodovia, cuja velocidade máxima regulamentada é de 90km/h, um condutor que transitar com velocidade superior à máxima em mais de 20% até 50% cometerá uma infração de natureza grave. Assinalar a velocidade que enquadra o condutor em uma infração grave nessa rodovia: 
Alternativas
Q4161186 Legislação de Trânsito

Sobre o uso do cinto de segurança, analisar os itens abaixo:


I. O uso do cinto de segurança é essencial para minimizar os impactos de acidentes automobilísticos.


II. Não é necessário utilizar cinto de segurança no banco de trás ou em trajetos curtos.

Alternativas
Q4161284 Legislação de Trânsito
De acordo com a Lei nº 9.503/1997 - Código de Trânsito Brasileiro, sobre a condução de veículos por motoristas profissionais, analisar os itens abaixo:

I. Entende-se como tempo de direção ou de condução apenas o período em que o condutor estiver efetivamente ao volante, em curso entre a origem e o destino.

II. O equipamento eletrônico ou registrador deverá funcionar de forma independente de qualquer interferência do condutor, quanto aos dados registrados. 
Alternativas
Q4161285 Legislação de Trânsito
Conforme a Lei nº 9.503/1997 - Código de Trânsito Brasileiro, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 

(1) Motoneta.
(2) Ônibus.
(3) Charrete.

(_) Veículo automotor de transporte coletivo com capacidade para mais de vinte passageiros, ainda que, em virtude de adaptações com vista à maior comodidade destes, transporte número menor.

(_) Veículo de tração animal destinado ao transporte de pessoas.

(_) Veículo automotor de duas rodas, dirigido por condutor em posição sentada. 
Alternativas
Q4161286 Legislação de Trânsito
De acordo com a Lei nº 9.503/1997 - Código de Trânsito Brasileiro, o trânsito de veículos nas vias terrestres abertas à circulação obedecerá às seguintes normas:

I. A circulação far-se-á pelo lado esquerdo da via, admitindo se as exceções devidamente sinalizadas.

II. O condutor deverá guardar distância de segurança lateral e frontal entre o seu e os demais veículos, bem como em relação ao bordo da pista.

III. O trânsito de veículos sobre passeios, calçadas e nos acostamentos só poderá ocorrer para que se adentre ou se saia dos imóveis ou áreas especiais de estacionamento.

Estão CORRETOS:
Alternativas
Q4161287 Legislação de Trânsito

Considerando-se a Lei nº 9.503/1997 - Código de Trânsito Brasileiro, sobre as normas do trânsito de veículos nas vias abertas à circulação, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:


(  ) Os veículos prestadores de serviços de utilidade pública, quando em atendimento na via, gozam de livre parada e estacionamento no local da prestação de serviço, desde que devidamente sinalizados, devendo estar identificados na forma estabelecida pelo CONTRAN.


(  ) Todo condutor deverá, antes de efetuar uma ultrapassagem, certificar-se de que nenhum condutor que venha atrás haja começado uma manobra para ultrapassá-lo.


(  ) Os veículos que se deslocam sobre trilhos não terão preferência de passagem sobre os demais, respeitadas as normas de circulação.

Alternativas
Q4161289 Legislação de Trânsito
Considerando-se a direção defensiva, sobre o cruzamento de vias, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 

(_) A circulação de veículos e de pessoas se altera a todo instante.

(_) Quanto mais movimentado, menor o conflito entre veículos, pedestres e ciclistas. 
Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: A
4: C
5: D
6: A
7: B