Questões de Concurso Público Prefeitura de Jahu - SP 2019 para Professor - Educação Básica I

Foram encontradas 18 questões

Q2703821 Pedagogia

De acordo com a Lei nº 9.394/1996 - LDB, assinalar a alternativa CORRETA:

Alternativas
Q2703823 Pedagogia

De acordo com a Lei nº 13.005/2014 - Plano Nacional de Educação (PNE), quanto às suas diretrizes, assinalar a alternativa INCORRETA:

Alternativas
Q2703828 Pedagogia

De acordo com o Parecer CNE/CP nº 003/2004, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

( ) O parecer procura oferecer uma resposta, entre outras, na área da educação, à demanda da população afrodescendente, no sentido de políticas de ações afirmativas, isto é, de políticas de reparações, e de reconhecimento e valorização de sua história, cultura, identidade. Trata, ele, de política curricular, fundada em dimensões históricas, sociais, antropológicas oriundas da realidade brasileira, e busca combater o racismo e as discriminações que atingem particularmente os negros.

( ) A escola tem papel preponderante para eliminação das discriminações e para emancipação dos grupos discriminados, ao proporcionar acesso aos conhecimentos científicos, a registros culturais diferenciados, à conquista de racionalidade que rege as relações sociais e raciais, a conhecimentos avançados, indispensáveis para consolidação e concerto das nações como espaços democráticos e igualitários.

( ) A obrigatoriedade de inclusão de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana nos currículos da Educação Básica trata-se de decisão política, com fortes repercussões pedagógicas, exceto na formação de professores. Com esta medida, reconhece-se que se deve somente garantir vagas para negros nos bancos escolares, sem necessidade de valorizar devidamente a história e cultura de seu povo, buscar reparar danos à sua identidade e a seus direitos.

Alternativas
Q2703829 Pedagogia

De acordo com Parecer CNE/CEB nº 7/2010, analisar os itens abaixo:

I. O Parecer deve contribuir, sobretudo, para o processo de implementação pelos sistemas de ensino das Diretrizes Curriculares Nacionais específicas, para que se concretizem efetivamente nas escolas, minimizando o atual distanciamento existente entre as diretrizes e a sala de aula.

II. A qualidade social da educação brasileira é uma conquista a ser construída de forma negociada, pois significa algo que se concretiza a partir da qualidade da relação entre todos os sujeitos que nela atuam direta e indiretamente. Significa compreender que a educação não é um processo de socialização da cultura da vida, no qual se constroem, se mantêm e se transformam conhecimentos e valores. A qualidade social da educação escolar supõe a sua permanência, somente com a redução da evasão, e não da repetência e da distorção idade/ano/série.

III. As políticas de formação dos profissionais da educação, as Diretrizes Curriculares Nacionais, os parâmetros de qualidade definidos pelo Ministério da Educação, associados às normas dos sistemas educativos dos Estados, Distrito Federal e Municípios, são orientações cujo objetivo central é o de criar condições para que seja possível melhorar o desempenho das escolas, mediante ação de todos os seus sujeitos.

Estão CORRETOS:

Alternativas
Q2703830 Pedagogia

De acordo com CARREIRA, para ver concretizado um projeto de mudança, é preciso planejar. Em relação ao planejamento escolar, analisar os itens abaixo:

I. Ajuda a definir e organizar as atividades que devem ser colocadas em prática para alcançar os objetivos, a decidir quem são os responsáveis por essas atividades e a prever o tempo necessário para sua execução.

II. É um ato neutro que envolve o preenchimento de formulários no início de um semestre ou ano letivos.

III. Deve ser processado segundo os moldes que estão estabelecidos pelos órgãos oficiais, em moldes sistêmicos, com o foco para a operacionalização de objetivos.

Está(ão) CORRETO(S):

Alternativas
Q2703831 Pedagogia

HOFFMANN afirma que a arbitrariedade da avaliação ocorre:

I. Pela análise profunda das respostas e manifestações dos estudantes.

II. Pela redução da observação a poucos instrumentos.

III. Por tarefas avaliativas elaboradas sem a reflexão necessária quanto aos objetivos a que se referem.

Está(ão) CORRETO(S):

Alternativas
Q2703832 Pedagogia

Com base em ALARCÃO, sobre os conhecimentos do professor, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

(1) Conhecimento do conteúdo disciplinar.

(2) Conhecimento do currículo.

(3) Conhecimento pedagógico em geral.

( ) Domínio dos princípios pedagógicos genéricos comuns às varias disciplinas e que se manifestam na maneira como o professor organiza e gere as atividades de sala de aula.

( ) Compreensão profunda e o domínio da matéria a ensinar, no que diz respeito aos conceitos e temas que a constituem, às estruturas que lhes conferem organização interna e ao grau de relevância de uns sobre os outros.

( ) Compreensão do conjunto das áreas disciplinares e não disciplinares que integram a organização das atividades formativas de um determinado nível de ensino, bem como o conhecimento da estrutura dos seus programas.

Alternativas
Q2703833 Pedagogia

Em conformidade com a publicação Educação: um tesouro a descobrir, no que se refere ao conceito de educação ao longo da vida, analisar os itens abaixo:

I. Torna evidente e necessária a distinção tradicional entre educação formal inicial e educação permanente.

II. É incompatível ao conceito da “sociedade educativa”, proposto com frequência, na qual tudo pode ser uma oportunidade para aprender e desenvolver os talentos.

III. É uma nova perspectiva que torna claro que não é possível tirar proveito das oportunidades oferecidas pela sociedade.

Está(ão) CORRETO(S):

Alternativas
Q2703834 Pedagogia

Segundo VEIGA et al., sobre o Projeto Político-Pedagógico, assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE:

O Projeto Político-Pedagógico, ao se constituir em processo democrático de decisões, preocupa-se em instaurar uma forma de organização do trabalho pedagógico que _____________ os conflitos, buscando _____________ as relações competitivas, corporativas e autoritárias, _____________ a rotina do mando impessoal e racionalizado da burocracia que permeia as relações no interior da escola, _____________ os efeitos fragmentários da divisão do trabalho que reforça as diferenças e hierarquiza os poderes de decisão.

Alternativas
Q2703835 Pedagogia

Astolfi in PERRENOUD define 10 características de uma situação-problema. Sobre essas características, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

( ) Uma situação-problema é organizada em torno da resolução de um obstáculo pela classe, obstáculo previamente bem-identificado.

( ) Os alunos dispõem, desde o início, dos meios da solução buscada. É a necessidade de resolver que leva o aluno a elaborar ou a se apropriar coletivamente dos instrumentos intelectuais necessários à construção de uma solução.

( ) A situação deve oferecer pouca resistência, levando o aluno a nela investir seus conhecimentos anteriores disponíveis, de modo que ela não leve a questionamentos e tampouco à elaboração de novas ideias.

Alternativas
Q2703836 Pedagogia

Considerando-se a Base Nacional Comum Curricular: Educação é a Base, sobre a BNCC do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, analisar a sentença abaixo:

A BNCC, ao valorizar as situações lúdicas de aprendizagem, aponta para a necessária articulação com as experiências vivenciadas na Educação Infantil. Tal articulação precisa prever tanto a progressiva sistematização dessas experiências quanto o desenvolvimento, pelos alunos, de novas formas de relação com o mundo, novas possibilidades de ler e formular hipóteses sobre os fenômenos, de testá-las, de refutá-las, de elaborar conclusões, em uma atitude ativa na construção de conhecimentos (1ª parte). Ampliam-se também as experiências para o desenvolvimento da oralidade e dos processos de percepção, compreensão e representação, elementos importantes para a apropriação do sistema de escrita alfabética e de outros sistemas de representação, como os signos matemáticos, os registros artísticos, midiáticos e científicos e as formas de representação do tempo e do espaço. Os alunos se deparam com uma variedade de situações que envolvem conceitos e fazeres científicos, desenvolvendo observações, análises, argumentações e potencializando descobertas (2ª parte).

A sentença está:

Alternativas
Q2703837 Pedagogia

Considerando-se a obra A Criança de 6 anos, a Linguagem Escrita e o Ensino Fundamental de Nove Anos: orientações para o trabalho com a linguagem escrita em turmas de crianças de seis anos de idade, analisar os itens abaixo:


I. A alfabetização é pré-requisito para o letramento.

II. Quando as crianças iniciam o processo de alfabetização, buscam compreender o que a escrita representa, ou seja, o que aqueles sinais gráficos representam e como eles se organizam formando um sistema de representação.

III. Alfabetização se refere ao processo por meio do qual o sujeito domina o código e as habilidades de utilizá-lo para ler e escrever.


Estão CORRETOS:

Alternativas
Q2703838 Pedagogia

De acordo com FERREIRO, considerando-se que inúmeras crianças fracassam no início de sua escolaridade básica, para se atingir o domínio da linguagem escrita, é necessário:

I. Imaginação pedagógica para dar às crianças oportunidades ricas e variadas de interagir com a linguagem escrita.

II. Formação psicológica para compreender as respostas e as perguntas das crianças.

III. Entender que a aprendizagem da linguagem escrita é muito mais que a aprendizagem de um código de transcrição: é a construção de um sistema de representação.

Estão CORRETOS:

Alternativas
Q2703839 Pedagogia

De acordo com HERNÁNDEZ e VENTURA, deve-se planejar o desenvolvimento do projeto sobre a base de uma sequência de avaliações, sendo estas:

I. Inicial: o que os alunos sabem sobre o tema, quais são suas hipóteses e referências de aprendizagem.

II. Formativa: o que estão aprendendo, como estão acompanhando o sentido do projeto.

III. Final: o que aprenderam em relação às propostas iniciais? São capazes de estabelecer novas relações?

Estão CORRETOS:

Alternativas
Q2703840 Pedagogia

Em relação às principais ideias desenvolvidas por Vygotsky in COLL, MARCHESI e PALACIOS, analisar a sentença abaixo:

A linguagem medeia a relação com os outros, e, além disso, a relação da pessoa consigo mesma. A linguagem nos seres humanos é primeiro uma ferramenta compartilhada com outros participantes em atividades sociais, para depois tornar-se uma ferramenta de diálogo interior (1ª parte). A comunicação humana deveria centrar-se em um sistema abstrato e não na fala, visto que a linguagem é uma atividade individual e depende exclusivamente do nível de desenvolvimento de cada indivíduo (2ª parte).

A sentença está:

Alternativas
Q2703841 Pedagogia

Conforme MARINHO et al., o jogo é reconhecido como uma atividade educativa. Nesse sentido, analisar os itens abaixo:

I. É uma oportunidade aberta, não determinada, para um aprender relativo, tem uma intencionalidade subjacente, e sua configuração está relacionada a valores, princípios, crenças e estruturas.

II. Tem como única finalidade estimular a competição entre os participantes.

III. É um meio de propiciar o desenvolvimento integral do ser humano e o aprimoramento de sua qualidade de vida.

IV. Possui função exclusiva de estimulação das habilidades físicas, de forma que trabalhe o aprimoramento dos reflexos corporais e das habilidades individuais.

Estão CORRETOS:

Alternativas
Q2703842 Pedagogia

De acordo com GOLBERT, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

( ) Durante vários anos, as crianças se exercitam na aprendizagem da aritmética com multidígitos até saber utilizar procedimentos de transporte de números, na adição, e de empréstimo, na subtração. A compreensão desses procedimentos requer a compreensão do valor posicional, isto é, de que cada posição num número multidígito representa, sucessivamente, uma mais alta potência de 10.

( ) Saber contar e entender o valor relativo da contagem de unidades e sua composição aditiva são uma única e mesma coisa. A escolarização e a habilidade de escrever números é crucial para a compreensão da contagem e da composição aditiva.

( ) Com frequência, as crianças fazem trocas entre dezenas e unidades, sem compreender o que estão fazendo. Sem compreensão, elas podem aprender procedimentos, mas é necessário que desenvolvam conceitos para usufruírem das vantagens do sistema de numeração, para aprender a ler e a escrever números e para calcular. Por isso, é necessário que o professor possa avaliar o que elas, realmente, compreendem sobre as relações entre os números.

Alternativas
Q2703843 Pedagogia

Em conformidade com SMOLE, DINIZ e CÂNDIDO, analisar a sentença abaixo:

A habilidade de resolver problemas é importante não apenas para a aprendizagem matemática da criança, mas também para o desenvolvimento de suas potencialidades em termos de inteligência e cognição (1ª parte). A noção de problema comporta a ideia de novidade, de algo nunca feito, de algo não compreendido. Deve considerar como problema toda situação que permita algum questionamento ou investigação, essas situações-problema podem ser atividades planejadas, jogos, busca e seleção de informações, resolução de problemas não convencionais e, até mesmo, convencionais, desde que permitam o desafio, ou seja, desencadeiem na criança a necessidade de buscar uma solução com os recursos de que ela dispõe no momento (2ª parte).

A sentença está:

Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: A
4: B
5: A
6: C
7: B
8: D
9: B
10: D
11: A
12: C
13: D
14: D
15: B
16: A
17: C
18: A