Questões de Concurso Público GHC-RS 2018 para Enfermeiro do Trabalho

Foram encontradas 14 questões

Q1632941 Enfermagem

Analise as seguintes afirmativas sobre curativos e coberturas:


I - Ferida é a perda da continuidade dos tecidos, ou seja, é a quebra da sua integridade pelo rompimento de suas camadas.

II - Dentre os diversos fatores que dificultam a cicatrização, destacam-se alguns, como: pressão, infecção, edema, agentes tópicos inadequados, idade, obesidade, medicamentos sistêmicos, tabagismo, estresse, ansiedade e depressão.

III - Quando o usuário apresentar mais de uma lesão, a realização dos curativos deve seguir a mesma orientação para o potencial de contaminação: do mais contaminado, para o menos contaminado. Antes de iniciar a limpeza da úlcera, remover a cobertura anterior, de forma não traumática. Se a cobertura primária for de gaze, irrigar abundantemente com soro fisiológico para que as gazes se soltem sem ocasionar sangramento.


Qual(is) está(ão) correta(s)?

Alternativas
Q1632942 Enfermagem

Em relação a Diabetes Mellitus, numere a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.


1ª Coluna:

(1) Diabetes tipo 1.

(2) Diabetes tipo 2.

(3) Glucagon. (4) Insulina.

(5) Diabetes gestacional.


2ª Coluna:

( ) É a diminuição da tolerância à glicose, diagnosticada pela primeira vez durante a gestação, podendo ou não persistir após o parto.

( ) Resulta da destruição das células beta pancreáticas e tem tendência à cetose.

( ) Ocorre em qualquer idade, mas é mais frequente no adulto após os 40 anos.

( ) Reduz a produção de glicose pelo fígado e aumenta a captação desse hormônio nos tecidos adiposo e muscular.

( ) Executa a quebra do glicogênio hepático e o aumento da gliconeogênese no fígado.

Alternativas
Q1632943 Enfermagem
A emergência hipertensiva ocorre quando há elevação crítica da pressão arterial com quadro clínico grave, progressiva lesão de órgãos-alvo e risco de morte, exigindo imediata redução da pressão arterial, com agentes aplicados por via parenteral. Essa emergência pode estar associada a, exceto:
Alternativas
Q1632944 Enfermagem

Considerando que a avaliação do risco de queda é a intervenção essencial para a prevenção de quedas, sendo para isso importante a correta utilização da Escala de Quedas de Morse, analise as seguintes afirmativas:


I- A Escala de Quedas de Morse é constituída por cinco itens com duas ou três possibilidades de resposta cada um. A cada uma das respostas corresponde uma pontuação. De acordo com a avaliação efetuada, a soma das pontuações obtidas em cada um dos cinco itens resulta num score que indica o risco de queda.

II- Em clientes tetraplégicos, em coma, sedados ou sem atividade motora, não se aplica a Escala de Quedas de Morse.

III- A nível institucional a avaliação do risco de queda através da Escala de Quedas de Morse deve ser efetuada no momento da admissão assim como quando existe alteração da condição clínica do cliente ou quando existe queda.


Qual(is) está(ão) correta(s)?

Alternativas
Q1632945 Enfermagem
Considerando a Escala de Braden, indique a alternativa incorreta.
Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: E
4: A
5: A