🎯 Saiba o que estudar

Avançado com Treinador a partir de R$ 0,76/dia

Questões de Concurso Público Prefeitura de Estiva - MG 2023 para Médico Ginecologista

Questões Discursivas

Foram encontradas 10 questões

Q4211938 Medicina
Paciente de sexo masculino, 50 anos, internado para investigação de quadro de síncope e dispneia. Ao exame físico cardiovascular, evidenciou-se presença de sopro mesossistólico mais audível na borda esternal superior esquerda, com irradiação para as carótidas e presença de B4. À palpação de pulsos radiais, evidência de pulso parvus e tardus. Tendo em vista esses achados semiológicos, a provável doença valvar apresentada pelo paciente seria:
Alternativas
Q4211939 Medicina
Criança de 10 anos trazida às pressas por seus pais, hipoativa, após relato de a encontrarem vomitando no quintal em que foi aplicado veneno para ratos. Ao exame físico, evidência de miose, liberação de esfíncter urinário e bradicardia. Tendo em vista o caso clínico em questão, assinale a alternativa que apresenta o antígeno que deverá ser utilizado: 
Alternativas
Q4211940 Medicina
Homem de 30 anos comparece ao Centro de Saúde com relato de percepção de mácula hipocrômica em antebraço direito com 6 meses de evolução. Ao exame clínico, nota-se mácula com bordas mal delimitadas, medindo cerca de 5 cm de diâmetro, com redução de sensibilidade. Não foram vistas outras lesões. Com relação à principal hipótese diagnóstica nesse caso, é CORRETO afirmar: 
Alternativas
Q4211941 Medicina
O número crescente de casos de febre maculosa brasileira tem preocupado. Segundo dados do Ministério da Saúde, de 2007 a 2021, foram notificados 36.497 casos de febre maculosa no Brasil, dos quais 7% foram confirmados, em uma média de 170 por ano nesse período. Com relação a esta doença, podemos afirmar, EXCETO:
Alternativas
Q4211942 Medicina
Paciente de 60 anos, hipertensa e com sobrepeso, comparece ao pronto socorro com quadro de dor abdominal em andar superior de forte intensidade, com irradiação para o dorso, associada a náuseas e vômitos. Ao exame físico, paciente apresentava-se taquicárdica, algo desidratada, e com dor importante à palpação abdominal. Tendo em vista o caso clínico em questão, considerando-se a principal hipótese diagnóstica de pancreatite aguda, é CORRETO afirmar que:
Alternativas
Q4211943 Medicina
Dentre os métodos contraceptivos cirúrgicos, destaca-se a laqueadura tubária, que consiste na utilização de técnicas cirúrgicas com a finalidade de obstruir ou seccionar as tubas uterinas das mulheres para impedir a fecundação. Uma nova legislação passou a vigorar em março de 2023 – a nova Lei Federal 14.443/22. Tendo em vista a lei atual vigente com as novas modificações implementadas, analise as seguintes afirmativas e, a seguir, assinale a alternativa que contenha somente afirmações CORRETAS:
I. A esterilização cirúrgica poderá ser realizada em pessoas maiores de 18 anos ou emancipadas caso tenham, ao menos, 2 ou mais filhos vivos. Em caso de pessoas com menos de 2 filhos vivos, a idade mínima para realizar a laqueadura tubária passou de 24 para 21 anos de idade.
II. Deixa de ser necessária a autorização do cônjuge para realizar o procedimento cirúrgico.
III. Permite a laqueadura tubária durante a cesariana somente nos casos de risco de vida à gestante ou de pacientes com história de duas ou mais cesarianas prévias.
IV.Permanece inalterada a obrigatoriedade de um tempo mínimo de 60 dias entre a manifestação da decisão pelo procedimento cirúrgico mediante assinatura de termo de consentimento esclarecido e a efetiva realização da cirurgia.
V. O termo de consentimento livre e esclarecido deverá ser assinado após aconselhamento feito nas atividades educativas de planejamento familiar, com ênfase nos métodos contraceptivos.
Alternativas
Q4211944 Medicina
A Doença Inflamatória Pélvica (DIP) compreende vários espectros inflamatórios e infecciosos do trato genital superior feminino, sendo C. trachomatis e N. gonorrhoeae os principais patógenos associados. Dentro desse contexto, julgue as seguintes afirmativas e assinale a alternativa INCORRETA:
Alternativas
Q4211945 Medicina
A infecção pelo papilomavírus humano (HPV) está entre as infecções sexualmente transmissíveis mais comuns no Brasil e no mundo. Dentro do contexto de vacinação HPV, julgue as seguintes afirmativas e assinale a alternativa INCORRETA:
Alternativas
Q4211946 Medicina
Gestantes que estão colonizadas pelo estreptococo do grupo B (EGB) na vagina e/ou no reto podem transmitir este germe oportunista aos seus recém-nascidos. Portanto, a colonização materna pelo EGB no momento do parto consiste em um importante fator de risco para a transmissão vertical desta bactéria e desenvolvimento da doença estreptocócica neonatal. Dentro desse contexto e de acordo com protocolo nacional preconizado pelo Ministério da Saúde, analise as seguintes afirmativas:
I. Está indicada antibioticoprofilaxia intraparto em gestantes que não realizaram cultura de material vaginal e endoanal prévia em casos de trabalho de parto ou ruptura de membranas pré-termo, ruptura de membranas com duração >= 18 horas, febre intraparto ou bacteriúria por EGB na gestação em curso (apenas em casos com > 100.000 UFC na urocultura).
II. O antibiótico de primeira escolha para gestantes colonizadas pelo EGB é a penicilina G endovenosa com dose inicial recomendada de 5.000.000 UI, e dose de manutenção de 2.500.000 UI a cada 4 horas até o nascimento.
III.Se o resultado negativo da cultura vaginal/retal para EGB estiver dentro do intervalo de 5 semanas antes do parto, mesmo apresentando fatores de risco (parto prematuro e/ou ruptura de membranas >= 18 horas) não está indicada a antibioticoprofilaxia intraparto.
IV.Se o antibiótico utilizado para prolongar o período de latência da ruptura prematura das membranas pré-termo for ampicilina nas doses recomendadas para a antibioticoprofilaxia para EGB, pode-se considerar profilaxia adequada para EGB.
Está CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Q4211947 Medicina
A doença hemolítica perinatal é o quadro de anemia fetal e do neonato resultante da hemólise em razão da incompatibilidade materno-fetal a antígenos eritrocitários. Assim, o acompanhamento das gestantes Rhcompreende as seguintes etapas, conforme preconiza o Ministério da Saúde no Brasil, EXCETO:
Alternativas
Respostas
1: A
2: A
3: D
4: A
5: C
6: C
7: D
8: B
9: C
10: B