Questões de Concurso Público MARINHA 2026 para Professor EBTT - Engenharia de Telecomunicações

Foram encontradas 8 questões

Q4154039 Telecomunicações

Examine a figura abaixo.


                                                   Imagem associada para resolução da questão


O esquema acima tem como entrada um sinal de tensão x (t), modulado com portadora de frequência fc. O valor máximo que |x (t)| assume é Xmáx. Com base nessas informações, assinale a opção correta.

Alternativas
Q4154061 Telecomunicações

Examine a figura abaixo.


Imagem associada para resolução da questão


No circuito acima, X é um sinal digital NRZ com taxa de transmissão por bit igual à frequência do CLK. A borda de subida do CLK não coincide com o instante de atualização do bit em X. Para as saídas Y1 e Y2, é correto afirmar que:

Alternativas
Q4154062 Telecomunicações
Considere o código de Hamming (7,4) que emprega a matriz geradora G e a matriz de verificação de paridade H dadas por:
Imagem associada para resolução da questão

Para esta codificação, é correto afirmar que:
Alternativas
Q4154074 Telecomunicações
Uma fonte sem memória emite 5 símbolos distintos com as probabilidades 1/3, 1/3, 1/9, 1/9 e 1/9. Sobre esse assunto, assinale a opção correta.
Dados: log23 Imagem associada para resolução da questão 1,58; log25 Imagem associada para resolução da questão 2,32 e log27 Imagem associada para resolução da questão 2,8.
Alternativas
Q4154076 Telecomunicações
Qual é a conversão para dBW do valor de potência de 10dBm?
Alternativas
Q4154077 Telecomunicações
Considerando o processo de amostragem, assinale a opção correta.
Alternativas
Q4154078 Telecomunicações

Examine a figura abaixo.



                                                        Imagem associada para resolução da questão



No esquema ilustrado acima, a entrada y (t) é obtida da escuta de um canal ruidoso e com muitos falantes utilizando multiplexação em frequência. Uma informação de interesse x (t) se encontra modulada por uma portadora de frequência fc (central) na faixa de UHF e a sua largura de banda em RF é W. A taxa de amostragem do Conversor A/D é fs e a frequência do oscilador local é fOL. Considerando a recuperação de x (t) no computador, assinale a opção correta.

Alternativas
Q4154079 Telecomunicações
No processo PCM, qual a sequência de estágios para conversão do sinal analógico em digital?
Alternativas
Respostas
1: D
2: D
3: E
4: B
5: B
6: E
7: B
8: D