Questões de Concurso Público MARINHA 2026 para Professor EBTT - Engenharia de Telecomunicações

Foram encontradas 7 questões

Q4154041 Telecomunicações

Examine a figura abaixo.


                                                            Imagem associada para resolução da questão


A figura acima ilustra um esquema de modulação digital operado sobre o fluxo de bits X, originalmente em NRZ unipolar. A saída y (t) encontra-se no esquema de modulação conhecido pela sigla:

Alternativas
Q4154052 Telecomunicações

Considere um sistema de tempo discreto com resposta ao impulso dada por:


h [n] =  Imagem associada para resolução da questão (Imagem associada para resolução da questão [n] + Imagem associada para resolução da questão [n-1] + Imagem associada para resolução da questão [n-2] + Imagem associada para resolução da questão [n-3] + Imagem associada para resolução da questão[n-4]).


Com base nessas informações, assinale a opção INCORRETA.

Alternativas
Q4154061 Telecomunicações

Examine a figura abaixo.


Imagem associada para resolução da questão


No circuito acima, X é um sinal digital NRZ com taxa de transmissão por bit igual à frequência do CLK. A borda de subida do CLK não coincide com o instante de atualização do bit em X. Para as saídas Y1 Y2, é correto afirmar que:

Alternativas
Q4154073 Telecomunicações
Com relação às antenas utilizadas em enlaces de rádio, é correto afirmar que:
Alternativas
Q4154074 Telecomunicações
Uma fonte sem memória emite 5 símbolos distintos com as probabilidades 1/3, 1/3, 1/9, 1/9 e 1/9. Sobre esse assunto, assinale a opção correta.
Dados: log2Imagem associada para resolução da questão 1,58; log2Imagem associada para resolução da questão 2,32 e log2Imagem associada para resolução da questão 2,8.
Alternativas
Q4154078 Telecomunicações

Examine a figura abaixo.



                                                        Imagem associada para resolução da questão



No esquema ilustrado acima, a entrada y (t) é obtida da escuta de um canal ruidoso e com muitos falantes utilizando multiplexação em frequência. Uma informação de interesse x (t) se encontra modulada por uma portadora de frequência fc (central) na faixa de UHF e a sua largura de banda em RF é W. A taxa de amostragem do Conversor A/D é fs e a frequência do oscilador local é fOL. Considerando a recuperação de x (t) no computador, assinale a opção correta.

Alternativas
Q4154079 Telecomunicações
No processo PCM, qual a sequência de estágios para conversão do sinal analógico em digital?
Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: D
4: A
5: B
6: B
7: D