Questões de Concurso Público Prefeitura de Rio Branco - AC 2024 para Biomédico

Foram encontradas 8 questões

Q2479461 Biomedicina - Análises Clínicas
Leia o caso a seguir.
Paciente adulta, sexo feminino, 40 anos, deu entrada em um serviço de emergência reportando fraqueza muscular e inchaço abdominal. Exames bioquímicos exibiram os seguintes resultados:
albumina: 2,9 g/dl (ref.: 3,5 a 5,2 g/dl)
leucócitos: 3.000/ mm3 (ref.: 4.000 a 10.000/ mm3)
hematócrito: 29% (ref.: 36 a 48%)
RDW/ Red Cell Distribuition Width: 13,9%
Elaborado pelo(a) autor(a).
Diante desses resultados, é possível suspeitar que
Alternativas
Q2479467 Biomedicina - Análises Clínicas
Leia o caso a seguir.

Paciente 20 anos, em overdose por ingestão de antidepressivos, é levado a um serviço de emergência. A gasometria do paciente apresentou os seguintes valores:

Imagem associada para resolução da questão

Elaborado pelo(a) autor(a).

O distúrbio ácido-básico apresentado, com base nos valores de referência citados, é:
Alternativas
Q2479468 Biomedicina - Análises Clínicas
A hemostasia consiste no processo que regula o equilíbrio volêmico, mantendo o sangue em seu estado líquido nos vasos normais, ou seja, não lesados, e permitindo a formação do tampão hemostático (trombo) nas respostas à lesão de um vaso sanguíneo, com o objetivo de deter a hemorragia. O processo de hemostasia é constituído por fases sucessivas, agrupadas em três fases maiores: hemostasia primária, secundária e fibrinólise. Os eventos sequenciais desse processo são: 
Alternativas
Q2479470 Biomedicina - Análises Clínicas
A avaliação do Tempo de Protrombina (TAP ou TP) é imprescindível na avaliação, no acompanhamento e na evolução de pacientes portadores de patologias variadas e no monitoramento de pacientes que estão em terapia com anticoagulantes orais. O tempo de Protrombina (TAP ou TP) pode se apresentar diminuído em algumas situações como
Alternativas
Q2479471 Biomedicina - Análises Clínicas
A anemia ferropriva (AF) é uma condição patológica gerada por uma deficiência de ferro no organismo. Como consequência, o indivíduo desenvolve diversos graus de anemia, o que pode levá-lo a complicações graves (Ref.: Protocolo Clínico de Diretrizes Terapêuticas na Anemia por Deficiência de Ferro – Portaria do MS n.º 1247/2014). No diagnóstico da AF, são considerados como parâmetros laboratoriais:
Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: D
4: D
5: A