Questões de Concurso Público Prefeitura de Bandeirantes - PR 2024 para Médico Clínico Geral
Foram encontradas 26 questões
I. São fatores de mau prognóstico: sexo masculino, tabagismo, baixo nível socioeconômico, início da doença em idade mais tardia, níveis elevados de proteína C reativa ou da velocidade de hemossedimentação, manifestações extra articulares.
II. As radiografias simples têm baixo custo e são acessíveis. Além disso, existem métodos de avaliação e pontuação de alterações radiográficas que permitem avaliações longitudinais.
III. A ressonância magnética é mais sensível que o exame clínico e a radiografia simples para detectar alterações inflamatórias e destruição articular nas fases iniciais da AR.
IV. A dosagem de anticorpos contra peptídeos citrulinados cíclicos não é um exame obrigatório, mas pode auxiliar em casos de dúvida diagnóstica, geralmente sendo reservada para casos em que o fator reumatoide é negativo.
I. Pacientes com extremos de glicemias podem ter hemoglobina glicada (HbA1c) semelhantes a de pacientes com glicemias estáveis.
II. A vida média da hemácia dura de 3 a 4 meses. Aproximadamente 50% da taxa de HbA1c corresponde à glicação ocorrida no mês que precedeu o exame.
III. Anemias, doença renal crônica e gestação são condições que afetam o ciclo de vida das hemácias e podem causar discrepâncias entre o valor de HbA1c e a glicemia média estimada.
IV. É recomendada a meta de HbA1c < 7% para indivíduos com qualquer tipo de diabetes, para prevenção de complicações macrovasculares em longo prazo, desde que não incorra em hipoglicemias graves e frequentes.
1. Taquicardia ventricular monomórfica. 2. Torsade de Pointes. 3. Fibrilação ventricular. 4. Flutter ventricular.
I. Uso da levotiroxina na ausência de jejum. II. Uso de lítio. III. Uso de amiodarona. IV. Uso de bloqueadores do receptor da angiotensina II.
I. Os pacientes com DA têm barreira cutânea suscetível à xerose, um estado de ressecamento patológico da pele ou das membranas mucosas, que permite que irritantes e alérgenos penetrem na pele e causem inflamação através de uma resposta Th2 hiperativa em lesões agudas.
II. O rosto é um local de acometimento comum em bebês, enquanto regiões de dobras e área flexural são, geralmente, afetadas em crianças maiores e adultos.
III. A biópsia de pele é útil para distinguir a dermatite de contato irritante ou alérgica da dermatite atópica, pois apresentam características histopatológicas distintas.
IV. Os corticoides tópicos são usados como primeira linha de tratamento em adultos e crianças com DA, incluindo em surtos agudos e prurido.
I. O Ministério da Saúde recomenda contra o rastreamento com mamografia em mulheres com menos de 50 anos.
II. O Ministério da Saúde recomenda o rastreamento com mamografia em mulheres com idades entre 50 e 59 anos.
III. O Ministério da Saúde recomenda o rastreamento com mamografia em mulheres com idades entre 60 e 69 anos.
IV. O Ministério da Saúde recomenda que a periodicidade do rastreamento com mamografia, nas faixas etárias recomendadas, seja anual.