Questões de Concurso Público Prefeitura de Ribeirão Claro - PR 2019 para Psicólogo

Foram encontradas 3 questões

Q1169526 Psicologia
Sobre a Avaliação Psicológica, assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Q1169527 Psicologia

Sobre o Psicodiagnóstico, analise as assertivas e assinale a alternativa correta.


I. O psicodiagnóstico possibilita uma avaliação global da personalidade do paciente, determinação da natureza, intensidade e relevância dos distúrbios, fornecimento de subsídios a demais profissionais, definição do tipo de intervenção, prognóstico da evolução terapêutica e pesquisa psicológica.

II. Os contextos sociocultural e familiar devem ocupar um lugar importante no estudo da personalidade de um indivíduo, já que é de onde ele provém.

III. Esse processo é bi-pessoal (psicólogo e examinando), cujo propósito é investigar alguns aspectos em particular, de acordo com a sintomatologia e informações da indicação ou queixa, ou ainda favorecer a identificação de recursos potenciais e possibilidades do examinando.

IV. Essa investigação se configura como um processo científico, limitado no tempo, que utiliza técnicas e testes, seja para entender problemas à luz de pressupostos teóricos, identificar e avaliar aspectos específicos, seja para classificar o caso e prever seu curso possível, comunicando os resultados, a partir dos quais são propostas soluções.

V. O processo do psicodiagnóstico pode ter um ou vários objetivos, dependendo dos motivos alegados ou reais do encaminhamento e/ou da consulta, que norteiam o elenco de hipóteses inicialmente formuladas, e delimitam o escopo da avaliação.

Alternativas
Q1169551 Psicologia

Sobre Psicodiagnóstico Compreensivo, analise as assertivas e assinale a alternativa correta.


I. Busca encontrar um sentido para o conjunto das informações disponíveis, tomar aquilo que é relevante e significativo da personalidade, entrar empaticamente em contato emocional com alguém e conhecer os motivos profundos da vida emocional da pessoa.

II. Sobre o aspecto interventivo, pode ser entendido como uma forma de avaliação psicológica, subordinada ao pensamento clinico, para apreensão da dinâmica intrapsíquica, compreensão da problemática do indivíduo e intervenção nos aspectos relevantes ou determinantes dos desajustamentos responsáveis por seu sofrimento psíquico.

III. No tipo compreensivo, o trabalho do psicólogo tem como principal foco a compreensão do paciente e a dinâmica familiar. A investigação da estrutura familiar e do significado do sintoma dentro desse contexto.

IV. Nesse psicodiagnóstico o Ludodiagnóstico tem fundamental importância. Muito mais do que um instrumento para o estabelecimento do rapport. Pode-se dizer que a atividade lúdica é a forma de expressão típica da criança, e essa técnica é um instrumento para o conhecimento inicial.

V. Nesse modelo o psicólogo se afasta do lugar de técnico ou especialista detentor do saber e estabelece com o paciente uma relação de cooperação, em que a capacidade de ambas as partes, de observarem, aprenderem e compreenderem, constitui a base indispensável ao trabalho.

Alternativas
Respostas
1: E
2: E
3: C