Questões de Concurso Público Prefeitura de Agudos do Sul - PR 2018 para Médico Generalista - ESF

Foram encontradas 11 questões

Q1353014 Medicina
Uma criança de 2 anos chega acompanhada da mãe à consulta na Unidade Básica de Saúde. A mãe queixa-se de que, há 3 dias, a filha está apresentando episódios de irritabilidade, bem como diminuição do apetite e ontem apresentou febre. A mãe referiu ainda que a filha fica “coçando o ouvido direito” e que o mesmo ouvido “vazou” enquanto aguardava ser chamada para a consulta. Após realização da otoscopia, evidenciou abaulamento de membrana timpânica com secreção purulenta em ouvido direito. O restante do exame físico não apresentou alterações. Assinale a alternativa que apresenta a principal hipótese diagnóstica e tratamento para o caso citado acima.
Alternativas
Q1353015 Medicina
O médico da equipe da Estratégia Saúde da Família deve comprometer com a pessoa, em seu contexto biopsicossocial, procurando compreender a doença em seu contexto pessoal, familiar e social. Pensando nisso, analise as assertivas e assinale a alternativa que corresponde às atribuições do médico generalista.
I. Prestar assistência integral aos indivíduos sob sua responsabilidade. II. Valorizar a relação médico-paciente e médicofamília como parte de um processo terapêutico e de confiança. III. Oportunizar os contatos apenas com indivíduos doentes, pois são os que mais necessitam de cuidados. IV. Executar ações de assistência nas áreas de atenção à criança, ao adolescente, à mulher, ao trabalhador, ao adulto e ao idoso, bem como encaminhar procedimentos de pequenas cirurgias ambulatoriais. V. Promover a qualidade de vida e contribuir para que o meio ambiente seja mais saudável.
Alternativas
Q1353016 Medicina
Sobre o sistema de notificação de doenças, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) para o que se afirma. Em seguida, assinale a alternativa com a sequência correta.
( ) A notificação compulsória é obrigatória para os médicos, outros profissionais de saúde ou responsáveis pelos serviços públicos e privados de saúde, que prestam assistência ao paciente. ( ) A notificação compulsória será realizada apenas na confirmação de doença ou agravo. ( ) A notificação compulsória imediata deve ser realizada pelo profissional de saúde ou responsável pelo serviço assistencial que prestar o primeiro atendimento ao paciente, em até 24 (vinte e quatro) horas desse atendimento, pelo meio mais rápido disponível. ( ) Eventos adversos graves ou óbitos pós-vacinação são considerados agravos de notificação compulsória imediata. ( ) Esquistossomose, hanseníase, hepatites virais, leishmaniose tegumentar americana e leishmaniose visceral são consideradas doenças de notificação compulsória imediata.
Alternativas
Q1353018 Medicina
As quedas são frequentes nos paciente idosos, porém pouco investigadas pelo médico durante a consulta e não consideradas importantes pelos cuidadores/familiares, que atribuem as quedas ao processo do envelhecimento. Por este motivo é importante investigar história de quedas e possíveis causas evitáveis. São fatores de risco para quedas, exceto:
Alternativas
Q1353020 Medicina
A disfunção erétil é caracterizada pela incapacidade de obter e manter ereção para permitir uma atividade sexual satisfatória e sua prevalência aumenta com a idade, estando associada a doenças cardiovasculares. O tratamento farmacológico de primeira escolha são os inibidores da fosfodiesterase-5, sendo que a contra-indicação absoluta para seu uso é
Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: D
4: C
5: A