Questões de Concurso Público Prefeitura de Afonso Cunha - MA 2024 para Professor Anos Finais - História
Foram encontradas 20 questões
I. As revoluções inglesa do século XVII, a revolução puritana e a revolução gloriosa, marcam o fim do absolutismo inglês e consolidam o poder da nobreza clássica.
II. A nobreza clássica inglesa participou das revoluções do século XVII na Inglaterra e assumiu o controle absoluto que os reis detinham.
III. A revolução industrial ajuda na consolidação do capitalismo por promover a destruição dos resquícios feudais
IV. No processo revolucionário francês do século XVIII, percebe-se duas revoluções paralelas, uma burguesa e uma popular.
As alternativas corretas:
I. Carência de oferta de pessoas na Europa para se deslocar e vir para o Brasil para trabalhar como assalariado.
II. Grande disponibilidade de terras no Brasil
III. A alta lucratividade do tráfico Negreiro
IV. A hostilidade e a violência do índio brasileiro
Estão corretas:
I. Tem suas origens no processo de modernização da américa latina e vem para atender aos novos seguimentos sociais em ascensão.
II. Suas raízes estão ligadas ao atraso da américa latina
III. Os governantes populistas, a exemplo de Vargas, adotam uma política ambígua
IV. A ambiguidade política do populismo foi uma das causas da crise do estado populista.
Estão corretas:
I. Existe uma tendencia a se considerar como sistema econômico dessas civilizações, o modo de produção de regadio.
II. Nessas civilizações diferentes dos outros povos pré-colombianos já existia gerações excedentes.
III. O império inca era altamente centralizado, onde o imperador, o inca, era considerado um verdadeiro Deus
IV. Os maias, denominados gregos da américa, devido a sua organização Política descentralizada e seu avançado grau de desenvolvimento cultural