Questões de Concurso Público Prefeitura de Jupiá - SC 2023 para Profesor II

Foram encontradas 5 questões

Q3700840 Português
Leia o trecho a seguir.

    “Gostaria de convidar você a fazer uma viagem ao passado.     Vamos voltar até 1970. Em março daquele ano, o renomado neurocirurgião americano Robert J. White (1926-2010) realizou uma operação insólita.    Em um hospital de Cleveland, nos Estados Unidos, White conseguiu, pela primeira vez, conectar a cabeça de um macaco ao corpo de outro.    A intervenção levou 18 horas. Quando o macaco acordou, ele conseguia ver, ouvir, cheirar e até morder.     A notícia trouxe entusiasmo. Podemos dizer que aquele foi o primeiro transplante de cérebro – ou, melhor dizendo, de cabeça – realizado ‘com sucesso’. [...]
PALLARES, Jannette Rodríguez. Por que ainda não é possível fazer um transplante de cérebro. BBC Brasil, 14 de junho de 2023. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/articles/clj125y4k37o. Acesso em: 14 jun. 2023.

O que significa a expressão em destaque nesse trecho?
Alternativas
Q3700841 Português
De acordo com seu emprego na sentença abaixo, qual classificação morfológica recebe a palavra “indígena”?
“Por meio de práticas preventivas, primeiro centro de cuidados em saúde baseado em sistema de conhecimento indígena já atendeu mais de 10 mil pessoas em Manaus.”     ANTROPÓLOGO da etnia Tukano revela conceitos da medicina indígena. Pesquisa Fapesp, 12 de junho de 2013. Vídeo. Disponível em: https://revistapesquisa.fapesp.br/antropologo-da-etnia-tukano-revela-conceitos-damedicina-indigena/. Acesso em: 14 jun. 2023.
Alternativas
Q3700842 Português
Leia o excerto a seguir.

   “Nesta noite, uma das últimas do fim do ano, que de lembranças suaves me esvoaçam pelo espírito!    Crede, esta carta é um desabafo. Não só vós, minhas queridas, voltejais na minha memória, como nas rondas do colégio; há outros amigos adorados, invisíveis, de poderosa influência, a que me lanço com significativa gratidão: - os autores. O primeiro livro lido; as páginas mais vezes relidas; as músicas que melhor interpretei; os versos que me fizeram estremecer ou sonhar; singulares sensibilidades, acordadas por estranhos que amei como amo o sol que me aquece, ou a flor que me inebria, - tudo renasce e passa pelo meu pensamento, numa irradiação puríssima, de devaneio...    Nestas horas vertiginosas e perturbadoras reconheço todos os meus sonhos e desejos antigos, roçando por mim as suas asas, com tanto arrojo abertas e tão cedo enfraquecidas...     Mas isso que vos importa?”
ALMEIDA, Júlia Lopes de. Livro das donas e donzelas. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bi000171.pdf. Acesso em: 14 jun. 2023.

A palavra grifada nesse excerto pode ser substituída, sem alteração ou prejuízo de sentido ao enunciado em que ela é empregada, por
Alternativas
Q3700843 Português
Assinale a alternativa em cuja sentença foi empregado um verbo na voz passiva.
Alternativas
Q3700844 Português
Qual das alternativas abaixo apresenta todas as palavras corretamente separadas em sílabas?
Alternativas
Respostas
1: A
2: B
3: D
4: B
5: C