Questões de Concurso Público Prefeitura de Taubaté - SP 2018 para Médico ESF

Foram encontradas 50 questões

Q1726112 Português
“O filho da vizinha da rua de baixo é muito intenso: ele é teimoso, e chora, e grita, e esperneia, e sorri. Nunca vi uma criança como aquela.” O trecho exemplifica uma figura de linguagem, qual é?
Alternativas
Q1726113 Português
Segundo Bechara na língua portuguesa a base da sílaba ou o elemento silábico é a vogal, sendo classificadas , segundo a Nomenclatura Gramatical Brasileira, de acordo com quatro critérios: Analise as afirmativas abaixo esses critérios: I) Quanto à zona de articulação, as vogais podem ser média, anteriores e posteriores. Com a boca ligeiramente aberta e a língua na posição quase de repouso, proferimos o fonema /a/, que é o que exige menor esforço e constitui a vogal média. II) Quanto ao timbre, as vogais podem ser tônicas ou átonas. Vogal tônica é aquela em que recai o acento tônico da palavra: avó, paga, tímido. III) Quanto à intensidade, as vogais podem ser abertas, fechadas e reduzidas, é o efeito acústico resultante da distância entre o dorso da língua e o véu do paladar, funcionando a cavidade bucal como caixa de ressonância. IV) Quanto ao papel das cavidades bucal e nasal, as vogais podem ser orais e nasais. São orais aquelas cuja ressonância se produz na boca. Estão CORRETAS as afirmativas: 
Alternativas
Q1726114 Português
Bechara coloca Quase sempre a gramática engloba numa mesma relação palavras que pertencem a grupos bem diferentes: substantivo, adjetivo, artigo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição, conjunção e interjeição, sendo que o elemento que as diferencia são os diversos significados que lhes são próprios. Assinale a alternativa que corresponde ao significado categorial:
Alternativas
Q1726115 Português

Qual alternativa abaixo se refere a Ortoépia:

Alternativas
Q1726116 Português
Leia a música “Monte Castelo”, do grupo Legião Urbana:
Ainda que eu falasse A língua dos homens E falasse a língua dos anjos, Sem amor eu nada seria.
É só o amor! É só o amor Que conhece o que é verdade. O amor é bom, não quer o mal, Não sente inveja ou se envaidece.
O amor é o fogo que arde sem se ver; É ferida que dói e não se sente; É um contentamento descontente; É dor que desatina sem doer.
Ainda que eu falasse A língua dos homens E falasse a língua dos anjos Sem amor eu nada seria.
É um não querer mais que bem querer; É solitário andar por entre a gente; É um não contentar-se de contente; É cuidar que se ganha em se perder.
É um estar-se preso por vontade; É servir a quem vence o vencedor; É um ter com quem nos mata a lealdade. Tão contrário a si é o mesmo amor.
Estou acordado e todos dormem. Todos dormem. Todos dormem. Agora vejo em parte, Mas então veremos face a face.
É só o amor! É só o amor Que conhece o que é verdade.
Ainda que eu falasse A língua dos homens E falasse a língua dos anjos, Sem amor eu nada seria.

Comparando os trechos do texto da Legião Urbana com trechos do texto de Camões, o que podemos afirmar?


Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: A
4: C
5: A