Questões de Concurso Público Prefeitura de Linhares - ES 2023 para Instrutor de Libras - Habilitado

Foram encontradas 10 questões

Q2086613 Pedagogia

O termo modalidade de educação diz respeito aos diferentes modos particulares de exercer a educação. Enquanto os níveis de educação se referem aos diferentes graus e categorias de ensino, a modalidade de educação implica a forma, o modo como tais graus de ensino são desenvolvidos. Considerando o exposto, bem como as legislações educacionais, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


( ) A educação básica é formada pelo ensino fundamental, médio e superior.


( ) A educação escolar é composta pela educação básica e educação superior.


( ) São modalidades da educação: a educação de jovens e adultos; a educação profissional e tecnológica; a educação especial; a educação bilíngue de surdos; dentre outras.


( ) A oferta de educação bilíngue de surdos terá início ao zero ano, na educação infantil, e se estenderá ao longo da vida, sendo a mais nova modalidade incluída em 2021.


( ) A educação profissional e tecnológica integra-se aos diferentes níveis e modalidades de educação e às dimensões do trabalho, da ciência e da tecnologia, e articula-se com o ensino regular e com demais modalidades educacionais: educação de jovens e adultos, educação especial e educação a distância.


A sequência está correta em 

Alternativas
Q2086617 Pedagogia

Considerando os direitos de aprendizagem e desenvolvimento, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece cinco campos de experiências, nos eixos estruturantes da educação infantil nos quais as crianças podem aprender e se desenvolver. Em relação ao exposto, analise os itens a seguir.


1. O “eu”, o “outro” e o “nós”.

2. Traços, sons, cores e formas.

3. Corpo, gestos e movimentos.

4. Diferentes linguagens com coerência.

5. Escuta, fala, pensamento e imaginação.

6. Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.

7. Desenvolvimento do senso estético para reconhecer, e respeito às diversas manifestações artísticas e culturais.


Os cinco eixos estruturantes da educação infantil são: 

Alternativas
Q2086635 Pedagogia
O Documento Curricular Referencial da Bahia (DCRB) para a Educação Infantil e Ensino Fundamental tem como objetivo assegurar os princípios educacionais e os direitos de aprendizagem de todos os estudantes do território estadual, em toda a Educação Básica. Trata-se de um documento aberto, não prescritivo, que pretende incorporar inovações e atualizações pedagógicas advindas dos marcos legais, do arcabouço teórico-metodológico do currículo, no processo de implementação, considerando, também, aspectos identificados pelos segmentos da comunidade escolar. Considerando o exposto, são marcos legais do DCRB:
I. A Constituição Federal de 1988, inspirada pela Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948), em seu Art. 205. II. O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Lei nº 8.069/ 1990, em seu Art. 4º, que reafirma a quem resguarda o dever de assegurar os direitos fundamentais das crianças e adolescentes. III. O Estatuto da Juventude, Lei nº 12.852/2013, em seu Art. 7º, que trata do direito à educação, evidenciando o que é direito do jovem. IV. O Estatuto do Idoso, Lei nº 10.741/2003, em seu Art. 21, que estabelece que o Poder Público criará oportunidades de acesso do idoso à educação. V. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) nº 9.394/1996, em seu Art. 2º, que define os princípios gerais e as finalidades da educação e, em seu Art. 3º, são delineados os princípios basilares para o ensino.
Está correto o que se afirma em 
Alternativas
Q2086750 Pedagogia
A educação constitui direito da pessoa com deficiência, assegurados sistema educacional inclusivo em todos os níveis e aprendizado ao longo de toda a vida,sendo dever do Estado, da família, da comunidade escolar e da sociedade garantir educação de qualidade, segundo a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Aponte o item que apresenta uma das incumbências do poder público no sentido de assegurar, criar, desenvolver, implementar, incentivar, acompanhar e avaliar a educação da pessoa com deficiência.
Alternativas
Q2086751 Pedagogia
Texto para responder à questão Leia-o atentamente.

Estudantes criam app para auxiliar motoristas surdos

Software interpreta sons do trânsito e emite sinais visuais para surdos.
(28 de dezembro de 2017.)

    Um grupo de estudantes do Centro de Inovação da PUC Minas desenvolveu, em parceria com a Microsoft, um app para auxiliar motoristas com deficiência auditiva. O aplicativo, que foi desenvolvido há dez meses, deve ser disponibilizado nas plataformas iOS e Android, no primeiro semestre de 2018. Chamado de SuriCar, o app foi apresentado na Feira Internacional de Negócios, Inovação e Tecnologia (FINIT) e na Imagine Cup 2018, competição de tecnologia da Microsoft América Latina.

    Segundo dados do IBGE, menos de 1% da população de brasileiros com deficiência auditiva possui carteira de habilitação, e boa parcela desse baixo percentual se deve à insegurança que os surdos enfrentam para dirigir, já que, atualmente, não existem muitos dispositivos disponíveis para dar ao motorista surdo a devida tranquilidade. Pensando em resolver essa questão, cinco jovens universitários, alunos dos cursos de Engenharia de Computação e Sistemas de Informação da PUC Minas Gerais, desenvolveram o aplicativo que capta sons externos e emite imagens de alerta. O software tem um tipo de inteligência artificial que codifica as ondas sonoras dos barulhos mais comuns do trânsito, bem como buzinas, ambulâncias, viaturas policiais e freadas, para alertar os motoristas surdos.

     De acordo com os seus desenvolvedores, novos sons podem ser incorporados ao sistema do SuriCar, que possibilita, ainda, que a tecnologia seja implantada em locais diferentes, mesmo que as frequências emitidas pelos veículos oficiais, por exemplo, não sejam as mesmas. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, pessoas surdas não só podem ter acesso à Carteira Nacional de Habilitação (CNH), como devem receber apoio dos órgãos responsáveis durante todo o processo de habilitação. A Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (Feneis) conta com intérpretes para auxiliar as pessoas surdas no processo de solicitação da CNH. O acompanhamento durante os cursos e testes é de responsabilidade dos órgãos competentes.

(Disponível em: http://www.portalacesse.com. Adaptado.)
O Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Plano Viver sem Limite, instituído pelo Decreto nº 7.612, de 17 de novembro de 2011, com a finalidade de promover o exercício pleno e equitativo dos direitos das pessoas com deficiência, será executado pela União em colaboração com Estados, Distrito Federal, Municípios, e com a sociedade. Assinale a diretriz do Plano Viver sem Limite que foi contemplada com a criação do “SuriCar”.
Alternativas
Respostas
1: A
2: A
3: A
4: C
5: A