Questões de Concurso Público ISGH 2022 para Técnico de Segurança do Trabalho
Foram encontradas 30 questões
O termo destacado foi utilizado pela autora com a função de:
Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde do Brasil é um dos maiores do mundo e oferta, aproximadamente, 45 diferentes imunobiológicos (soros, vacinas e imunoglobulinas). E seguindo o propósito de promover o acesso equitativo a vacinas, o Brasil realizou a doação de 80 mil doses de imunizantes à República das Maldivas, país asiático situado no sudoeste da Índia. A doação às Maldivas é de 50 mil doses de vacina contra varicela; 10 mil doses de vacina tríplice viral; 10 mil doses de vacinas contra pólio inativada e 10 mil doses de vacina DTP. A operação foi coordenada pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores, que cuidou do envio da doação e auxiliou os trâmites alfandegários.
(Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/ 2022/maio/brasil-doa-80-mil-doses-de-vacinas-para-a-republica-dasmaldivas. Acesso em: 31/05/2022. Adaptado.)
O Programa Nacional de Imunizações (PNI) oferta vacinas na rede pública de saúde. São vacinas ofertadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), EXCETO:
( ) Evidenciar o atendimento aos indivíduos de acordo com suas necessidades, oferecendo mais a quem mais precisa e menos a quem requer menos cuidados.
( ) Reconhecer as diferenças nas condições de vida e saúde e nas necessidades das pessoas, considerando que o direito à saúde passa pelas diferenças sociais e deve, ainda, atender à diversidade.
( ) Compreender a equidade faz diferença no acolhimento; pode salvar vidas, para que a diferença não se torne desigualdade.
( ) A Política Nacional para a População em Situação de Rua (PNPSR), com base na equidade, inclui ações de saúde. Este grupo requer atenção e cuidados especiais devido à falta de alimentação saudável, à higiene precária e à ausência de abrigo, que prejudicam sua saúde.
( ) Em atendimentos hospitalares, em especial no setor de urgência, a prioridade do atendimento é definida nos critérios combinados sendo, exclusivamente, garantido o atendimento de acordo com a ordem de chegada à unidade.
A sequência está correta em
(Disponível em: https://g1.globo.com/saude/noticia/2022/05/30/variolados-macacos-ministerio-da-saude.ghtml. Acesso em: 31/05/2022.)
No ano de 1980, a varíola humana era considerada erradicada. Há pouco mais de quatro décadas, ocorria algo inédito na história da humanidade: uma doença infecciosa humana deixava de circular no mundo. Em relação à varíola humana, assinale a afirmativa INCORRETA.
(Ministério da Saúde. Adaptado.)
Considerando que as doenças crônicas comprometem consideravelmente a qualidade de vida de qualquer indivíduo, em relação às doenças crônicas associadas ao programa Portal Saúde Brasil, analise as afirmativas a seguir.
I. Substâncias presentes no cigarro são bastante extensas no caso da nicotina e do monóxido de carbono – o mesmo gás venenoso que sai do escapamento de automóveis. As duas substâncias ganham esse destaque quando o assunto é o cansaço, comumente sentido por quem fuma. Resulta em problemas crônicos que vão progressivamente piorando a queda no desempenho da função pulmonar, podendo, ainda, aumentar os problemas cardiovasculares, respiratórios, como bronquite e enfisema, que provocam esse desgaste.
II. Alimentos ultraprocessados tendem a ser muito pobres em fibras, que são essenciais para a prevenção de doenças do coração, diabetes e vários tipos de câncer. A ausência de fibras decorre da ausência, ou da presença limitada de alimentos in natura, ou minimamente processados nesses produtos.
III. Durante a prática de atividade física, nosso corpo passa por diversas reações e processos. Uma das mais conhecidas é a liberação dos chamados hormônios da felicidade e bem- -estar, como, por exemplo, a serotonina e a endorfina. Esses hormônios têm papel importante na diminuição de sintomas de ansiedade e da depressão e, ainda, atuam em áreas do cérebro ligadas ao prazer e à recompensa. Além disso, reduz as chances de desenvolvimento, bem como o risco de desenvolver demência como, por exemplo, a doença de Alzheimer.
Está correto o que se afirma em
A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) é uma obrigatoriedade para todas as empresas e órgãos públicos da administração direta e indireta, bem como os órgãos dos Poderes Legislativo, Judiciário e Ministério Público, que possuam empregados regidos pela CLT. A CIPA é um importante ferramental de conscientização e trabalho pela segurança e saúde ocupacional; é constituída de forma paritária, com representação da organização e dos empregados. O dimensionamento de uma CIPA deverá seguir a NR-5 em seu Quadro I (a seguir), com titulares e seus suplentes, designados pelo empregador e eleitos pelos pares; observe:

“Considere dimensionar uma CIPA para atendimento de uma unidade hospitalar composta por 1.500 funcionários; é correto afirmar que a CIPA deverá ser composta por ____ efetivos e ____ suplentes.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
Conforme definido na NR-32, Resíduos de Serviços de Saúde (RSS) são todos aqueles resultantes de atividades exercidas nos serviços de saúde que, por suas características, necessitam de processos diferenciados em seu manejo, exigindo ou não tratamento prévio à sua disposição final. Se faz necessário um Plano de Gerenciamento de Resíduos do Serviço de Saúde (PGRSS), um conjunto de documentos que apresenta ações exigidas pelos órgãos ambientais e vigilância sanitária por parte dos geradores de resíduo de qualquer estabelecimento ligado à área da saúde. Uma parte importante do Gerenciamento de RSS é a etapa do manejo dos resíduos, que permite o reconhecimento dos resíduos contidos nos sacos e recipientes, fornecendo informações ao correto manejo dos RSS. Sacos de acondicionamento, recipientes de coleta interna e externa, recipientes de transporte interno e externo, bem como locais de armazenamento precisam ser identificados utilizando símbolos e cores, atendendo aos parâmetros referendados na norma NBR-7.500 da ABNT, além de outras exigências relacionadas à identificação de conteúdo e ao risco específico de cada grupo de resíduos. Relacione adequadamente as colunas a seguir.

( ) Risco biológico (símbolo internacional).
( ) Risco associado à substância química (NBR-7.500).
( ) Presença de radiação ionizante (símbolo internacional).
( ) Resíduo perfurocortante.
A sequência está correta em
(Lei nº 8.213/1991.)
A empresa tem o dever de informar à Previdência Social sobre os acidentes de trabalho ocorridos com seus empregados, mesmo que não haja afastamento das atividades, até o primeiro dia útil seguinte ao da ocorrência, por meio da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT). A CAT é o reconhecimento de um acidente de trabalho ou de uma doença ocupacional. O registro da CAT poderá ser feito de forma on-line, quando não for possível, o registro poderá ser feito em uma das agências do INSS. Para tanto, o formulário da CAT deverá estar inteiramente preenchido e assinado, principalmente com os dados referentes ao atendimento médico. Em relação à Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT), assinale a afirmativa correta.