Questões de Concurso Público Prefeitura de Formiga - MG 2020 para Professor PEB II - Geografia

Foram encontradas 27 questões

Q2425234 Português

Texto para responder às questões de 01 a 06.


Juiz concede liberdade provisória a mulher presa por injúria racial contra taxista em BH


O magistrado estipulou uma fiança de R$ 10 mil que deve ser paga pela mulher antes de ser liberada.


A Justiça concedeu liberdade provisória a Natália Burza Gomes Dupin, de 36 anos, presa depois de ofender um taxista negro no Bairro Santo Agostinho, na Região Centro-Sul da cidade. Em audiência de custódia, realizada na manhã deste sábado no Fórum Lafayette, o Juiz determinou o pagamento de fiança de R$ 10 mil para liberar a ré. Os advogados de defesa informaram que vão se posicionar sobre o caso ainda nesta tarde.

As audiências de custódia consistem na apresentação do preso em flagrante a um juiz no prazo de 24 horas. Após a audiência, o magistrado decide se o custodiado deve responder ao processo preso ou em liberdade, podendo ainda decidir pela anulação da prisão em caso de ilegalidade.

A mulher foi autuada em flagrante por injúria racial, desacato, desobediência e resistência após dizer ao motorista que “não andava com negros” e de se confessar racista. Ela foi levada para uma unidade do sistema prisional, mas poderá ser solta. Segundo o registro policial, o taxista Luis Carlos Alves Fernandes, há 16 anos na profissão, estava parado na Avenida Álvares Cabral, em frente ao prédio da Justiça Federal.

Ele teria presenciado a mulher, identificada como Natália Gomes, se aproximando com um idoso e aparentemente procurando um táxi. Segundo o motorista, ele se dirigiu à mulher para perguntar se precisava do serviço. Segundo relato da vítima que consta do boletim de ocorrência, no momento ele foi interrompido pela mulher, que teria dito: “Precisando de um táxi estou mesmo, mas não ando com negros”.

O taxista disse que questionou se a mulher sabia que estava cometendo um crime. Nesse momento ela respondeu, segundo o relato do condutor: “Não gosto de negro mesmo. Sou racista”. E cuspiu no seu pé, contou ele. Ela chegou a entrar em um dos táxis, mas foi impedida de seguir com a corrida. A vítima narrou que todos ficaram muito revoltados e tentaram agredi-la. Entretanto, a polícia chegou muito rápido. “Até então, ela estava muito calma. Ela se exaltou ao chegar à delegacia, onde precisou ser algemada”, completou.

De acordo com a PM, quando os militares chegaram ao local, a mulher os ignorou. Acabou sendo conduzida para a Delegacia Adjunta ao Juizado Especial Criminal (Deajec). Mesmo detida, segundo o boletim de ocorrência, a mulher continuou exaltada. De acordo com a PM, uma sargento pediu para ela se sentar na delegacia. Como resposta, foi chamada de “sapata”.

O taxista conta que exerce a profissão há 16 anos como taxista e nunca havia sofrido nenhum tipo de preconceito, mas agora está revoltado. Segundo a vítima, desde o primeiro momento, a mulher foi muito arrogante e tinha certeza da impunidade. “Ela achou que diria o que disse e sairia impune. Disse que o pai é delegado e repetia ‘você não sabe com quem está falando’”. Luis Carlos ainda disse que é importante ficar atento: “O racismo não está só nas palavras usadas pela mulher. Pode ser muito sutil, mas precisamos denunciar”, disse o homem, que espera que o caso seja classificado como racismo.


(João Henrique do Vale; postado em 07/12/2019. Disponível em: https://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2019/12/07/interna_gerais,1106594/juiz-concede-liberdade-provisoria-mulher-presa-injuria-racial-taxista.shtml.)

A foto a seguir retrata uma determinada época e o contexto em que os três personagens se inserem: o preconceito racial nos Estados Unidos.


Imagem associada para resolução da questão


(Cartier-Bresson, Henri & Delpire, Robert. Photographer. London, Thames and Hudson, 1986.)


Acerca das possíveis relações estabelecidas entre o texto e a imagem anterior, considera-se correto o que se afirma em:

Alternativas
Q2425243 Atualidades

Muitas ONGs têm desempenhado um papel fundamental como defensora da natureza, ao longo das últimas décadas. Elas simbolizam a conscientização e a organização da sociedade civil na luta pela preservação dos ecossistemas do planeta. Das ONGs listadas a seguir, qual é mais famosa do mundo?

Alternativas
Q2425244 Atualidades

Os principais responsáveis pela poluição do ar nas cidades são os transportes, as instalações industriais, as centrais termelétricas, as instalações de aquecimento, dentre outros. São vários poluentes lançados na atmosfera por eles. Considere os poluentes a seguir.


1. Monóxido de carbono.

2. Dióxido de enxofre.

3. Monóxido de nitrogênio.

4. Chumbo.

5. Dióxido de carbono.

6. Vários tipos de material particulado e compostos orgânicos voláteis.


Pode-se afirmar que os componentes que poluem atmosfera são

Alternativas
Q2425245 Atualidades

A tabela expressa a relação entre a renda mensal e a expectativa de vida da população. Observe.


Brasil: expectativa de vida

Renda em salários

Expectativa de vida em anos

Até 1

54,8

De 1 a 2

59,5

De 2 a 5

64,0

De 5 a 10

69,6

Mais de 10

71,5


Ao comparar a relação entre renda e expectativa de vida, é possível inferir que:

Alternativas
Q2425248 Atualidades

O Euro é uma moeda forte, sendo uma moeda comum. A moeda Euro é usada em qual bloco econômico?

Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: A
4: B
5: D