Questões de Concurso Público PND 2025 para GEOGRAFIA - Licenciatura
Foram encontradas 41 questões
TEXTO 1

Bairro de Copacabana, Rio de Janeiro, década de 1930.
Disponível em: http://x.com/ORioAntigo. Acesso em: 3 jun. 2025.
TEXTO 2

Bairro de Copacabana, Rio de Janeiro, 2025.
Disponível em: http://reveillon.rio. Acesso em: 3 jun. 2025.
As fotografias da cidade do Rio de Janeiro dos anos 1930 e 2025 podem ser utilizadas como recurso didático em aulas sobre urbanização, patrimônio, meio ambiente, dentre outros temas. Qual categoria geográfica representa as transformações entre as duas fotografias?
SANTOS, E.; LOCATEL, C. D. Redes geográficas e a capilarização
do conteúdo urbano. Sociedade e Território,
n. 2, maio-ago. 2021 (adaptado).
Com base nesse texto, um professor destacou o papel do meio técnico-científico-informacional na popularização do e-commerce e pediu aos estudantes que debatessem a influência da ciência e tecnologia no cotidiano do comércio. Assim, conclui-se que a venda de mercadorias é viabilizada por redes de comércio
PEREIRA, J. A. Geografia em rima. Disponível em: https://juaresdocordel.blogspot.com. Acesso em: 24 maio 2025 (fragmento).
Após a leitura em sala de aula do poema, a professora propôs aos estudantes a criação de uma bússola artesanal e a construção de uma rosa dos ventos com os pontos cardeais, colaterais e subcolaterais. Eles também analisaram diferentes tipos de mapas e escalas, com o objetivo de compreender como a linguagem cartográfica ajuda a representar e entender o espaço geográfico. Em seguida, como atividade final, a professora solicitou aos estudantes a elaboração de um mapa colaborativo em
ARTIEDA, L. et al. Acesso para pessoas com deficiência em áreas urbanas. Disponível em: https://itdp.org. Acesso em: 17 maio 2025 (adaptado).
Com base no problema abordado no texto, o professor definiu o direito à cidade e ao transporte público como tema para debate com seus estudantes, considerando que os(as)
Relatório Anual do Desmatamento no Brasil – RAD 2024. Disponível em: alerta.mapbiomas.org.
Acesso em: 22 maio 2025 (adaptado).
Em um plano de aula, cujo tema seja os impactos ambientais sobre a vegetação mencionada no texto, é necessária uma abordagem metodológica que envolva o crescimento da


Disponível em: https://brasil.mapbiomas.org. Acesso em: 7 jun. 2025.
A localização dos garimpos na Amazônia, muito próximos aos cursos-d’água, pode ser utilizada em uma aula interdisciplinar envolvendo Geografia e Biologia para permitir aos alunos a compreensão de que os principais problemas dessa atividade de exploração mineral, na saúde humana, são causados pelo(a)
TEXTO 1
Disponível em: https://diariodoacre.com.br. Acesso em: 25 maio 2025
TEXTO 2
Além da presença do crime organizado, outro fator explica a tendência de alta letalidade na Amazônia. Enquanto a composição da estrutura da população brasileira é cada vez de menos jovens, a Amazônia viverá até meados de 2030 um bônus demográfico, de acordo com uma publicação do projeto Amazônia 2030. Serão mais jovens e menos idosos, e essa faixa etária de até 29 anos tem risco elevado de mortalidade por homicídio.
Disponível em: https://oglobo.globo.com. Acesso em: 25 maio 2025.
Em uma aula interdisciplinar sobre a violência na Amazônia Legal, utilizando como suporte os textos apresentados, os professores problematizam a violência disseminada por facções criminosas como um componente
BETIM, F.; JUCA, B. Os ventos da economia verde não sopram para o Quilombo do Cumbe.
Disponível em: https://brasil.elpais.com. Acesso em: 14 maio 2025 (adaptado).
Qual objetivo é adequado para uma aula que tenha como foco os impactos nos modos de vida presentes na região mencionada no texto?
Disponível em: https://jornal.usp.br. Acesso em: 21 maio 2025 (adaptado).
Um professor de Geografia do 8º ano do Ensino Fundamental propôs uma atividade que permite aos estudantes compreenderem os impactos socioambientais da implantação de parques de energia eólica no Nordeste brasileiro, considerando o contexto do espaço geográfico dessa região. Qual atividade atende ao objetivo proposto pelo docente?