Questões de Concurso Público Prefeitura de Fortaleza - CE 2021 para Médico Infectologista

Foram encontradas 27 questões

Q1808182 Medicina
Paciente do sexo feminino, 55 anos, procura UPA com relato de sinusite crônica há mais de 45 dias. Evoluiu com cefaleia holocraniana intensa, rigidez de nuca, dor ocular e ptose palpebral. Foi tratada para sinusite com amoxicilina e moxifloxacina, porém, persistiu com piora progressiva do quadro, com surgimento de proptose. Comorbidade: diabetes mellitus dependente de insulina, não controlado (última Hb glicada 7,5%). Teve COVID-19 há 2 meses, tendo ficado internada por 7 dias e recebido corticoterapia. Ao exame, febril, edema facial, eliminação de secreção purulenta pelo nariz e rigidez de nuca. Glicemia 320 mg/dl. Paciente foi transferida para internamento em hospital secundário. Anti-HIV negativo. TC de órbitas e crânio evidenciou abcessos em órbitas e em partes moles da face, pansinusite e borramento da gordura orbital bilateral. Biópsia de fragmento de lesão em seios da face evidenciou hifas hialinas, não septadas, com ramificação em 90º no tecido. Cultura de fragmento de biópsia resultou em isolamento de Rhizopus sp. Além de debridamento cirúrgico de todo material necrótico e controle do diabetes, qual tratamento antimicrobiano deve ser prescrito?
Alternativas
Q1808183 Medicina
A endocardite infecciosa (EI) é causada por microrganismos que se aderem e se multiplicam na parte mais interna do coração e suas válvulas (o endocárdio). O grupo HACEK é formado por bastonetes gram-negativos de crescimento lento, que fazem parte da flora oral normal do corpo e da flora intestinal e que podem causar endocardite. Qual dos microrganismos abaixo faz parte do grupo HACEK?
Alternativas
Q1808184 Medicina
Mulher de 65 anos foi admitida para realização de procedimento cirúrgico (colecistectomia). Comorbidades: obesidade e diabetes. Cultura de vigilância de swab nasal foi realizada no pré-operatório e seu resultado foi negativo. Durante o procedimento foi inserido um catéter venoso em sua jugular interna direita. No quinto dia de pós-operatório, ela desenvolveu febre e queixou-se de dor no local do acesso venoso central. Constatou-se vermelhidão no local da punção. A ferida operatória evoluiu bem. Hemoculturas foram realizadas e o catéter central foi retirado. Com relação à infecção primária da corrente sanguínea relacionada ao catéter, pode-se afirmar que:
Alternativas
Q1808186 Medicina
O conhecimento dos mecanismos de resistência bacteriana aos antibióticos é relevante e auxilia aos médicos quanto ao uso racional de antibióticos em diferentes situações. Sobre esse tema, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1808187 Medicina
Com relação às características do SARS-CoV-2, agente etiológico da COVID-19, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: D
4: D
5: B