Questões de Concurso Público IFB 2016 para Técnico em Assuntos Educacionais

Foram encontradas 31 questões

Q742836 Pedagogia
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação, nº 9.394/96, dispõe que é dever do Estado garantir na educação escolar pública:
Alternativas
Q742837 Pedagogia
A LDB, Lei nº 9.394/96, dispõe que o ensino será ministrado ante o princípio da(o):
Alternativas
Ano: 2016 Banca: IFB Órgão: IFB Prova: IFB - 2016 - IFB - Técnico em Assuntos Educacionais |
Q764027 Pedagogia
Kuenzer (2002), ao considerar a necessidade de construir novas metodologias de planejamento educacional comprometido com a democratização da educação, definiu alguns pressupostos que são norteadores para o trabalho a ser desenvolvido, tendo como direção a democratização das relações sociais na sociedade brasileira. Nesse sentido, analise as alternativas e verifique quais são VERDADEIRAS (V) e quais são FALSAS (F). ( ) O planejamento educacional deverá basear-se em uma concepção de totalidade da realidade a ser transformada. ( ) Não há mudança sem direção; portanto, ao planejar, é preciso que se saiba onde se pretende chegar. Por isso, as prioridades nacionais deverão ser rediscutidas nas diferentes instâncias, considerando as especificidades de cada realidade. ( ) A direção a ser imprimida ao planejamento exige integração, articulação e descontinuidade administrativa. ( ) O planejamento da educação na sociedade democrática exige a participação dos setores organizados da sociedade civil. ( ) O planejamento da educação exige racionalidade, com metodologias centralizadas na competência dos especialistas, de modo a garantir a eficiência do processo. Assinale a opção que contém a sequência CORRETA, de cima para baixo.
Alternativas
Ano: 2016 Banca: IFB Órgão: IFB Prova: IFB - 2016 - IFB - Técnico em Assuntos Educacionais |
Q764028 Pedagogia
Para Kuenzer (2002), a construção do planejamento educacional no Brasil pressupõe um movimento dialético entre as diferentes esferas do poder público – federal, estadual e municipal – de modo que as demandas comuns e as específicas sejam, ao mesmo tempo, ponto de partida e ponto de chegada. Sobre esse processo, analise as alternativas e verifique quais são VERDADEIRAS (V) e quais são FALSAS (F). ( ) O primeiro momento de elaboração do plano nacional de educação consistirá na sistematização das aspirações dos diversos segmentos que compõem a sociedade brasileira, no que se refere à educação, a partir de um amplo movimento de debate em nível nacional, com representação do Estado e da sociedade civil. ( ) A sistematização do plano deverá ser feita por uma comissão de redação, sendo desejável que fosse estabelecida a partir do compromisso com a educação da maioria da população, especialistas em educação representativos das entidades dos educadores de todos os níveis e do Estado em suas diferentes esferas, obedecido o critério de paridade. ( ) Definidas as linhas, o momento seguinte será a sua transformação em planos regionais, estaduais e municipais, que apresentem metas físico-financeiras especificadas em programações anuais, observadas as respectivas especificidades. ( ) Na proposta de elaboração do plano nacional, o ponto de partida são as metas municipais, em termos de intenção, mediatizadas pelos planos estaduais e regionais, tendo como ponto de chegada as metas nacionais, reconhecendo que esse processo é um espaço político de negociação, que expressará os interesses do bloco que conseguir se constituir como dominante. ( ) A legitimidade do plano será conferida pelo grau de participação dos segmentos organizados da sociedade civil e pela adequação da sistematização feita a partir das demandas do Estado. Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, de cima para baixo.
Alternativas
Ano: 2016 Banca: IFB Órgão: IFB Prova: IFB - 2016 - IFB - Técnico em Assuntos Educacionais |
Q764029 Pedagogia

Com o argumento de que “a educação precisa alcançar qualidade capaz de responder às demandas decorrentes das transformações globais nas estruturas produtivas e do desenvolvimento tecnológico” (SOUSA, 2015, p. 264, apud OLIVEIRA, 2015), o governo federal e os governos estaduais vêm desenvolvendo iniciativas de avaliação do rendimento escolar como instrumento de gestão educacional. Nessa direção, segundo Sousa (2015):

I) A escola é tomada como um microssistema educacional, responsabilizada pela construção do sucesso escolar, cabendo ao poder público a aferição da produtividade, por meio da aplicação de provas de rendimento dos alunos.

II) Essa prática de avaliação, pautada em testes padronizados e no desempenho como indicador de eficiência da unidade escolar, estimula a competição entre as escolas, responsabilizando-as, individualmente, pela qualidade de ensino.

III) Essas iniciativas que pretendem incidir sobre a dimensão pedagógica do trabalho escolar, tendo na concorrência o mecanismo de promoção de sua melhoria, tendem a privilegiar o papel e a importância das decisões e ações de natureza política que dão suporte a determinados processos e produtos escolares.

IV) A literatura aponta algumas razões que evidenciam o significado da implantação de sistemas de avaliação de rendimento escolar: possibilidade de compreender e intervir na realidade educacional; necessidade de controle de resultados pelo Estado; estabelecimento de parâmetros para comparação e classificação das escolas; estímulo à escola e ao aluno por meio da premiação e possibilidade de controle público do desempenho do sistema escolar.

V) As implicações educacionais e sociais da avaliação do rendimento escolar, concebida com finalidade classificatória e com caráter de controle e adaptação das condutas dos alunos, contribuem para a construção de um novo sentido para a avaliação escolar, tendo como função diagnosticar e estimular o avanço do conhecimento. Assinale a alternativa que apresenta somente as sentenças CORRETAS.

Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: B
4: D
5: A