Questões de Concurso Público IF-TO 2021 para Técnico de Laboratório - Informática
Foram encontradas 9 questões
Ano: 2021
Banca:
IF-TO
Órgão:
IF-TO
Provas:
IF-TO - 2021 - IF-TO - Técnico de Laboratório - Informática
|
IF-TO - 2021 - IF-TO - Técnico de Tecnologia da Informação |
Q1845504
Português
Texto associado
A partir da leitura do excerto abaixo, responda à questão.
Alguns autores consideram que a arte de escrever de
maneira original consiste, em última análise, na
capacidade de repetir uma ideia com uma
abordagem nova, levando o leitor a pensar e sentir
que aquele conteúdo é totalmente inédito. Em outras
palavras, é como se afirmássemos que ser original é
ter a habilidade de esconder as fontes. Todo o
edifício da literatura, incluindo os clássicos, é feito a
partir dessa técnica. A prática vem de longe,
portanto.
Em Passeios na ilha, Carlos Drummond de Andrade
admite que o desenvolvimento da originalidade tem
etapas bem definidas. Sem muita poesia e com uma
boa prosa, ele é claro ao desabafar: “Primeira fase: o
poeta imita modelos célebres. Última fase: o poeta
imita-se a si mesmo. Naquela, ainda não conquistou
a originalidade; nesta, já a perdeu. Não há mais triste
elogio que ‘Não é preciso assinatura, isto é de X!’
Esplêndido seria que só se descobrisse que é X pela
assinatura”.
(MARCHIONI, RUBENS. Escrita criativa: da ideia ao
texto. São Paulo: Contexto, 2018.)
Da leitura do excerto acima, pode-se identificar a
tentativa do autor de definir o conceito de
originalidade de escrita/autoria. Conforme o
excerto, encontra-se definição de escrita/autoria
original nas alternativas abaixo, exceto em:
Ano: 2021
Banca:
IF-TO
Órgão:
IF-TO
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IF-TO - 2021 - IF-TO - Técnico de Laboratório - Informática
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Q1845505
Português
Texto associado
A partir da leitura do excerto abaixo, responda à questão.
Alguns autores consideram que a arte de escrever de
maneira original consiste, em última análise, na
capacidade de repetir uma ideia com uma
abordagem nova, levando o leitor a pensar e sentir
que aquele conteúdo é totalmente inédito. Em outras
palavras, é como se afirmássemos que ser original é
ter a habilidade de esconder as fontes. Todo o
edifício da literatura, incluindo os clássicos, é feito a
partir dessa técnica. A prática vem de longe,
portanto.
Em Passeios na ilha, Carlos Drummond de Andrade
admite que o desenvolvimento da originalidade tem
etapas bem definidas. Sem muita poesia e com uma
boa prosa, ele é claro ao desabafar: “Primeira fase: o
poeta imita modelos célebres. Última fase: o poeta
imita-se a si mesmo. Naquela, ainda não conquistou
a originalidade; nesta, já a perdeu. Não há mais triste
elogio que ‘Não é preciso assinatura, isto é de X!’
Esplêndido seria que só se descobrisse que é X pela
assinatura”.
(MARCHIONI, RUBENS. Escrita criativa: da ideia ao
texto. São Paulo: Contexto, 2018.)
O uso dos pronomes demonstrativos “naquela” e
“nesta”, no excerto “Naquela, ainda não conquistou
a originalidade; nesta, já a perdeu”, é um recurso de
coesão textual. Sobre isso, é correto dizer:
I. Esse recurso de coesão textual consiste na retomada de referentes no texto. II. Esse recurso tem a finalidade de evitar a repetição dos mesmos itens lexicais ou gramaticais. III. O referente de “naquela” é “Primeira fase”. IV. O referente de “nesta” é “Última fase”.
I. Esse recurso de coesão textual consiste na retomada de referentes no texto. II. Esse recurso tem a finalidade de evitar a repetição dos mesmos itens lexicais ou gramaticais. III. O referente de “naquela” é “Primeira fase”. IV. O referente de “nesta” é “Última fase”.
Ano: 2021
Banca:
IF-TO
Órgão:
IF-TO
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Q1845506
Português
Texto associado
A partir da leitura do excerto abaixo, responda à questão.
Alguns autores consideram que a arte de escrever de
maneira original consiste, em última análise, na
capacidade de repetir uma ideia com uma
abordagem nova, levando o leitor a pensar e sentir
que aquele conteúdo é totalmente inédito. Em outras
palavras, é como se afirmássemos que ser original é
ter a habilidade de esconder as fontes. Todo o
edifício da literatura, incluindo os clássicos, é feito a
partir dessa técnica. A prática vem de longe,
portanto.
Em Passeios na ilha, Carlos Drummond de Andrade
admite que o desenvolvimento da originalidade tem
etapas bem definidas. Sem muita poesia e com uma
boa prosa, ele é claro ao desabafar: “Primeira fase: o
poeta imita modelos célebres. Última fase: o poeta
imita-se a si mesmo. Naquela, ainda não conquistou
a originalidade; nesta, já a perdeu. Não há mais triste
elogio que ‘Não é preciso assinatura, isto é de X!’
Esplêndido seria que só se descobrisse que é X pela
assinatura”.
(MARCHIONI, RUBENS. Escrita criativa: da ideia ao
texto. São Paulo: Contexto, 2018.)
O uso do temo “edifício”, em “Todo o edifício da
literatura”, é utilizado de forma conotativa, figurada,
para fazer referência à “construção” literária, às
obras literárias, como um patrimônio da atividade
cultural da humanidade. A figura de linguagem
empregada recebe o nome de:
Ano: 2021
Banca:
IF-TO
Órgão:
IF-TO
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Q1845507
Português
Texto associado
A partir da leitura do excerto abaixo, responda à questão.
Alguns autores consideram que a arte de escrever de
maneira original consiste, em última análise, na
capacidade de repetir uma ideia com uma
abordagem nova, levando o leitor a pensar e sentir
que aquele conteúdo é totalmente inédito. Em outras
palavras, é como se afirmássemos que ser original é
ter a habilidade de esconder as fontes. Todo o
edifício da literatura, incluindo os clássicos, é feito a
partir dessa técnica. A prática vem de longe,
portanto.
Em Passeios na ilha, Carlos Drummond de Andrade
admite que o desenvolvimento da originalidade tem
etapas bem definidas. Sem muita poesia e com uma
boa prosa, ele é claro ao desabafar: “Primeira fase: o
poeta imita modelos célebres. Última fase: o poeta
imita-se a si mesmo. Naquela, ainda não conquistou
a originalidade; nesta, já a perdeu. Não há mais triste
elogio que ‘Não é preciso assinatura, isto é de X!’
Esplêndido seria que só se descobrisse que é X pela
assinatura”.
(MARCHIONI, RUBENS. Escrita criativa: da ideia ao
texto. São Paulo: Contexto, 2018.)
As palavras “análise”, “inédito”, “clássicos”,
“célebres” “edifício” e “há” retiradas do texto acima
recebem acento gráfico. Analise os itens abaixo e
indique a alternativa correta.
I. Todas as palavras entre aspas acima recebem acento gráfico por razão idêntica. II. As palavras “análise”, “inédito”, “clássicos” e “célebres” recebem acento gráfico por serem proparoxítonas. III. A palavra “edifício” recebe acento gráfico por ser paroxítona terminada em ditongo. IV. A palavra “há” recebe acento gráfico por ser uma monossilábica tônica terminada em “a”.
I. Todas as palavras entre aspas acima recebem acento gráfico por razão idêntica. II. As palavras “análise”, “inédito”, “clássicos” e “célebres” recebem acento gráfico por serem proparoxítonas. III. A palavra “edifício” recebe acento gráfico por ser paroxítona terminada em ditongo. IV. A palavra “há” recebe acento gráfico por ser uma monossilábica tônica terminada em “a”.
Ano: 2021
Banca:
IF-TO
Órgão:
IF-TO
Provas:
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Q1845508
Português
Texto associado
A partir da leitura do excerto abaixo, responda à questão.
Alguns autores consideram que a arte de escrever de
maneira original consiste, em última análise, na
capacidade de repetir uma ideia com uma
abordagem nova, levando o leitor a pensar e sentir
que aquele conteúdo é totalmente inédito. Em outras
palavras, é como se afirmássemos que ser original é
ter a habilidade de esconder as fontes. Todo o
edifício da literatura, incluindo os clássicos, é feito a
partir dessa técnica. A prática vem de longe,
portanto.
Em Passeios na ilha, Carlos Drummond de Andrade
admite que o desenvolvimento da originalidade tem
etapas bem definidas. Sem muita poesia e com uma
boa prosa, ele é claro ao desabafar: “Primeira fase: o
poeta imita modelos célebres. Última fase: o poeta
imita-se a si mesmo. Naquela, ainda não conquistou
a originalidade; nesta, já a perdeu. Não há mais triste
elogio que ‘Não é preciso assinatura, isto é de X!’
Esplêndido seria que só se descobrisse que é X pela
assinatura”.
(MARCHIONI, RUBENS. Escrita criativa: da ideia ao
texto. São Paulo: Contexto, 2018.)
O uso das aspas duplas no excerto acima, que são
abertas com a palavra Primeira e fechadas com a
palavra assinatura, são empregadas com a finalidade
de: