Questões de Concurso Público IF-TO 2019 para Professor - Geografia

Foram encontradas 24 questões

Ano: 2019 Banca: IF-TO Órgão: IF-TO Prova: IF-TO - 2019 - IF-TO - Professor - Geografia |
Q1000986 Geografia

Milton Santos afirma que como sociedade vivenciamos a globalização como: a) fábula, percebendo o mundo como nos fazem vê-lo; b) perversidade, avaliando o mundo como ele é; c) possibilidade, lutando pelo mundo como pode vir a ser (SANTOS, Milton. Por uma outra globalização – do pensamento único à consciência universal. 15 ed. Rio de Janeiro: Editora Record, 2008).

Dentro dessa discussão, analise as informações abaixo:


I. Ao utilizar os conceitos de aldeia e mercado global, é importante perceber que a difusão instantânea de notícias não necessariamente informa, e que as amplas possibilidades de bens disponíveis no mercado ampliam o culto ao consumo e simultaneamente revelam as desigualdades.

II. A globalização fundamenta-se no estado das técnicas e no estado da política, ou seja, em mundo capitalista; uma conjunção de processos políticos associados à evolução de técnicas e tecnologias possibilitou a formação de um mercado global, que busca por uma mais-valia globalizada.

III. No contexto da globalização como possibilidade, pode-se afirmar que a existência do capital fictício, no contexto da financeirização da economia e da liberalização dos fluxos financeiros, abre possibilidades para redução da atividade especulativa e fortalece o Estado.


São verdadeiras: 

Alternativas
Ano: 2019 Banca: IF-TO Órgão: IF-TO Prova: IF-TO - 2019 - IF-TO - Professor - Geografia |
Q1000987 Geografia

A fome – eis um problema tão velho quanto a própria vida. Para os homens, tão velho quanta a humanidade. E um desses problemas que põem em jogo a própria sobrevivência da espécie humana, a qual, para garantir sua perenidade, tem que lutar contra as doenças que a assaltam, abrigar-se das intempéries, defender-se dos seus inimigos. Antes de tudo, porém, precisa, dia após dia, encontrar com que subsistir – comer. É esta necessidade, é a fome que se encarrega de lembrá-la. Sob seu ferrão e para lutar contra ela, a humanidade aguçou seu gênio inventivo. Ninguém o ignora. E todo mundo sabe também que, nesse velho combate contra esta praga permanente, o homem conseguiu apenas uma vitória incerta e precária (prefácio de André Mayer, na nona edição do livro A geografia da fome, de Josué de Castro).

Mesmo Josué de Castro tendo publicado este clássico em 1960, a fome continua sendo, em 2019, um grave problema a ser enfrentado. A discussão sobre a fome, a miséria, seus reflexos e suas causas tem sido o alvo de teorias populacionais ao longo dos últimos séculos. Entre elas as teorias Malthusiana, Neomalthusiana e Reformista. Sobre essas teorias assinale a alternativa verdadeira:

Alternativas
Ano: 2019 Banca: IF-TO Órgão: IF-TO Prova: IF-TO - 2019 - IF-TO - Professor - Geografia |
Q1000988 Geografia

Imagem associada para resolução da questão


Imagem associada para resolução da questão


As imagens mostram a ação das chuvas e a ineficiência de políticas públicas para evitar os transtornos sociais e econômicos das enchentes e deslizamentos de terras na metrópole do Rio de Janeiro ao longo do século XX. Em abril de 2019, um grande volume pluviométrico provocou novamente tragédias e transtornos para os moradores do Rio de Janeiro.

Analise abaixo algumas das causas desta problemática ambiental que atinge principalmente as áreas urbanas:


I. Reflorestamento das matas ciliares dos córregos, rios e nascentes em áreas urbanas.

II. Ocupação de áreas de risco.

III. Impermeabilização do solo.

IV. Execução de obras de contenção de encostas.

V. Entupimento de bueiros com os resíduos sólidos lançados nas ruas.


São verdadeiras:

Alternativas
Ano: 2019 Banca: IF-TO Órgão: IF-TO Prova: IF-TO - 2019 - IF-TO - Professor - Geografia |
Q1000989 Geografia

Moçambique está entre aquele punhado de países que sofre tanto a desertificação quanto a elevação do nível do mar. Grandes inundações ocorreram em 2001, 2007, 2008, 2010 e 2012. O país teve relativo sucesso no reassentamento de sua população deslocada pelo clima, mas, segundo relatório dos pesquisadores das Naçoes Unidas, embora o reassentamento salve os deslocados do perigo das graves enchentes, este pode levar a outras dificuldades ambientais, sociais e econômicas”. SASSEN, S. Expulsões: brutalidade e complexidade na economia global. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2016. p.73

Além dos graves problemas enfrentados pelas inundações citadas acima, em março de 2019 o ciclone Idai atingiu Moçambique, Zimbábue e o Malauí, provocando um dos maiores desastres ambientais e humanos da região, sendo Moçambique o país mais atingido. Analisando a história de Moçambique, percebe-se que, desde o século XVI, Portugal constituiu feitorias exercendo um relativo domínio sobre porções do território moçambicano e, com a Conferência de Berlim (1884), ele passou a efetivamente ocupar Moçambique, que se torna independente apenas em 1975.

Assim a história de Moçambique e suas condições de subdesenvolvimento perpassam pelo neocolonialismo e o imperialismo europeu, além dos conflitos armados vivenciados ao longo do século XX, contexto repetido pela maior parte das nações africanas. Sobre o contexto social, político e econômico do continente africano assinale abaixo a alternativa correta:

Alternativas
Ano: 2019 Banca: IF-TO Órgão: IF-TO Prova: IF-TO - 2019 - IF-TO - Professor - Geografia |
Q1000990 Geografia
O continente europeu, especialmente a Europa Ocidental, desde meados do século XX, tem recebido um expressivo fluxo de imigrantes. Ao longo dos últimos anos, entretanto, o fluxo de pessoas cresceu com a entrada de milhares de refugiados. Sobre esse movimento dos refugiados e suas interfaces sociais e econômicas, aponte a alternativa incorreta:
Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: D
4: B
5: E