Questões de Concurso Público IF-RS 2016 para Professor - Produção e Gestão Cultural

Foram encontradas 14 questões

Q2715954 Legislação Federal

Considere as assertivas abaixo acerca da Lei nº 12.772, de 28 de dezembro de 2012:


I. É possível a mudança de regime de trabalho aos docentes em estágio probatório.

II. A progressão na Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico observará, cumulativamente, o cumprimento do interstício de 24 (vinte e quatro) meses de efetivo exercício em cada nível e aprovação em avaliação de desempenho individual.

III. Conforme regulamentação interna de cada IFE, o RSC (Reconhecimento de Saberes e Competências) poderá ser utilizado para fins de equiparação de titulação para cumprimento de requisitos para a promoção na Carreira.

IV. O regime de 40 (quarenta) horas com dedicação exclusiva implica o impedimento do exercício de qualquer atividade remunerada, pública ou privada.

V. Ressalvadas as exceções previstas na lei, os professores ocupantes de cargo efetivo do Plano de Carreiras e Cargos de Magistério Federal serão submetidos ao regime de trabalho de 40 (quarenta) horas semanais, em tempo integral, com dedicação exclusiva às atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão institucional, ou tempo parcial de 20 (vinte) horas semanais de trabalho.


Assinale a alternativa em que todas as afirmativas são INCORRETAS:

Alternativas
Q2715956 Legislação Federal

O corpo discente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS é constituído por alunos matriculados nos diversos cursos e programas oferecidos pela instituição, classificados nos seguintes regimes:


( ) regular – alunos matriculados nos cursos técnicos de nível médio, nos cursos de graduação e pós-graduação.

( ) temporário – alunos matriculados especificamente em disciplinas isoladas em cursos de graduação e pós-graduação.

( ) especial – alunos matriculados em cursos de extensão e educação continuada.


Analise as afirmativas, identificando com “V” as VERDADEIRAS e com “F” as FALSAS, assinalando a seguir a alternativa CORRETA, na sequência de cima para baixo:

Alternativas
Q2715957 Legislação Federal

Com base nas disposições constantes na Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008, assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Q2715961 Legislação Federal

Segundo o Projeto Pedagógico Institucional (PPI) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS, são princípios da sua ação inclusiva:


I. A igualdade de oportunidades e de condições de acesso, inclusão e permanência.

II. O desenvolvimento de competências para a laborabilidade.

III. A defesa da interculturalidade.

IV. A garantia da educação pública, gratuita e de qualidade para todos.

V. A flexibilidade, interdisciplinaridade e contextualização.


Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão INCORRETAS:

Alternativas
Q2797401 Legislação Federal

Segundo Lucia Lippi, desde a década de 1990 intensificaram-se as discussões acerca da “responsabilidade do Estado sobre a produção cultural e dos princípios que devem reger a elaboração das políticas de cultura” (OLIVEIRA, Lúcia Lippi de. Cultura é Patrimônio: um guia. Rio de Janeiro: FGV, 2008. p. 178-179). Assinale um dos dispositivos implementados a partir do início do Século XXI que fortaleceu o debate sobre a cultura no Brasil:

Alternativas
Q2797402 Legislação Federal

Assinale a alternativa CORRETA que corresponde ao tipo de operação associada ao artigo 18 da Lei 8.313/91:

Alternativas
Q2797405 Legislação Federal

A Instrução Normativa nº01, de 24 de junho de 2013, estabelece procedimentos para a apresentação, recebimento, análise, aprovação, execução, acompanhamento e prestação de contas de propostas culturais, relativos ao mecanismo de incentivos fiscais do Programa Nacional de Apoio à Cultura – PRONAC. A Seção III do referido documento trata da acessibilidade e democratização do acesso. Assinale a única alternativa que se refere à ação prevista para acessibilidade, no artigo 26 da IN:

Alternativas
Q2797412 Legislação Federal

Segundo a Lei 12.343/2010, que institui o Plano Nacional de Cultura, NÃO compete ao poder público:

Alternativas
Q2797429 Legislação Federal

De acordo com a Lei 9.610/98, conhecida com a Lei dos Direitos Autorais, é CORRETO afirmar que NÃO constitui ofensa aos direitos autorais:

Alternativas
Q2797440 Legislação Federal

Sobre o Plano Nacional de Cultura (PNC) é CORRETO afirmar que:

Alternativas
Q2797446 Legislação Federal

Em setembro de 2016, uma polêmica envolveu o Ministério da Cultura (MinC) e a obra da artista Tarsila do Amaral: duas de suas obras (“Religião Brasileira” e “Manacá”, ambas de 1927) foram utilizadas na página do MinC em uma rede social. A tela “Religião Brasileira” foi recortada e a tela “Manacá”, além de recortada, recebeu um selo do MinC, como mostra a reprodução da página do Facebook abaixo.


Fonte: Facebook do Ministério da Cultura. Disponível em: <https://www.facebook.com/MinisterioDaCultura/photos>. Acesso em 26/09/2016



De acordo com a Lei de Direitos Autorais (Lei 9.610/98), assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Q2797454 Legislação Federal

Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão INCORRETAS:


I. Segundo o artigo 69 do Decreto nº 21.111/1932, promulgado pelo Governo Vargas, um programa de rádio de caráter nacional e oficial deveria ser ouvido simultaneamente, em todo o território nacional, em horário pré-determinado pelo Governo.

II. O Departamento de Propaganda e Difusão Cultural (DPDC) foi criado para cuidar especificamente da radiodifusão durante o Governo Vargas.

III. A radiodifusão foi objeto de regulação logo no início do Governo Vargas.

IV. O Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP) cuidava da divulgação e difusão da produção musical brasileira, que era muito rica no período áureo das rádios.

V. O rádio foi percebido pelo Governo Vargas como um importante instrumento de educação, de interesse nacional.

Alternativas
Q2797458 Legislação Federal

Algumas alterações são permitidas em projetos culturais aprovados no mecanismo de incentivo fiscal do Programa Nacional de Apoio à Cultura – Pronac – previsto na Lei nº 8.313/91. No que diz respeito aos remanejamentos de despesas entre os itens de orçamento, de acordo com o artigo 65 da Instrução Normativa Nº 1/2013 relativa ao Pronac, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Q2797459 Legislação Federal

A Lei 9.610/98 regula o direito do autor. Conhecida como Lei dos Direitos Autorais, ela busca proteger as chamadas obras intelectuais, frutos da criação do espírito, “expressas por qualquer meio ou fixadas em qualquer suporte, tangível ou intangível, conhecido ou que se invente no futuro” (artigo 7, Lei 9.610/98). NÃO são consideradas obras intelectuais:

Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: D
4: B
5: E
6: B
7: C
8: D
9: E
10: C
11: B
12: E
13: D
14: A