Questões de Concurso Público IF-RS 2016 para Professor - Produção e Gestão Cultural
Foram encontradas 16 questões
Na etapa de planejamento de um projeto cultural, é de suma importância que o orçamento pensado esteja bem elaborado. Pode-se afirmar que as partes que compõem o orçamento são:
Levando em consideração o processo de produção e montagem de uma exposição de artes plásticas. Enumere a sequência CORRETA dos itens oferecidos, na ordem de cima para baixo:
1. Liberação dos direitos autorais.
2. Contratação do Seguro das obras de arte.
3. Contratação do espaço destinado à exposição.
4. Vernissagem.
5. Desenvolvimento do projeto cenográfico.
De acordo com AVELAR, Romulo (2008), em Avesso da Cena: notas sobre produção e gestão cultural, a pré-produção é o momento de definir estratégias para a transformação da ideia em algo exequível. Podem ser elencados como parte desta etapa de produção os seguintes itens:
I. Verificação dos direitos autorais e montagem de equipe.
II. Elaboração de contratos, pagamento de serviços e de produtos.
III. Elaboração do projeto, divulgação e captação de recursos.
IV. Planejamento de custos e prestação de contas.
V. Montagem e controle do cronograma e gestão orçamentária.
Assinale a alternativa em que toda(s) a(s) afirmativa(s) apresenta(m) as etapas CORRETAS:
Os Pontos de Cultura são locais reconhecidos pelo Ministério da Cultura (MinC) como articuladores de atividades culturais em determinados territórios. Assinale a alternativa que NÃO consta do projeto Pontos de Cultura:
O termo Marketing Cultural faz menção às práticas de troca entre patrocinadores e produtores culturais, tem por base o uso da cultura como instrumento que possa comunicar uma mensagem a um público alvo e pode ser considerado uma alternativa diferenciada de comunicação, que visa, por exemplo, ao reposicionamento da imagem de uma empresa patrocinadora. Valendo-se destas informações, alguns princípios da associação entre empreendedores culturais e uma empresa devem ser considerados. Em relação a tais princípios, assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão CORRETAS:
I. Que haja a convergência entre o público do projeto e o público-alvo da empresa patrocinadora.
II. Que a hierarquia das marcas seja clara e o material de divulgação contemple de forma precisa a relação entre os níveis de envolvimento e os aportes de recursos de cada financiador ou apoiador.
III. Que haja possibilidade de divisão de cotas para empresas patrocinadoras de mesmo nicho de mercado.
Uma das principais ações implementadas pela gestão do Ministro da Cultura Gilberto Gil (gestão 2003/2010) foi a criação do Programa Cultura Viva. Assinale a opção em que aparecem 3 (três) ações que fizeram parte desse Programa:
No que tange à elaboração do plano de comunicação, previsto em um projeto cultural, deve-se pautar em algumas ações, tais como:
Com base no texto abaixo, analise as afirmativas, identificando com “V” as VERDADEIRAS e com “F” as FALSAS, assinalando a seguir a alternativa CORRETA, na sequência de cima para baixo:
“No inicio dos anos 1960 tivemos uma grande confluência de temas e questões políticas e culturais para a defesa da mudança social, da revolução. O “novo”, uma nova cultura popular autêntica, muitas vezes foi buscado no passado, ainda que mítico”. OLIVEIRA, Lúcia Lippi. Cultura é Patrimônio: um guia. Rio de Janeiro: FGV, 2008. p.164
( ) Uma cultura popular transformadora e revolucionária era a utopia dos intelectuais e artistas que se envolveram no movimento do Centro Popular de Cultura da UNE.
( ) O Governo militar passou a se guiar pela ideologia da segurança militar e fomentou ainda mais o projeto que buscava uma cultura autêntica.
( ) Havia, por assim dizer, um romantismo revolucionário, tanto no Brasil quanto no mundo.
( ) O Estado era visto até então como parceiro intelectual, herança do modernismo.
( ) Um exemplo significativo dessa postura é o filme “Deus e o Diabo na Terra do Sol”, de Glauber Rocha.
Em pesquisa publicada no ano de 2001, pela Fundação João Pinheiro, dando continuidade a uma linha de estudos sobre a economia da cultura, analisou-se o mercado de trabalho do setor cultural no período de 1996 a 2000, em Belo Horizonte. O estudo revelou a dimensão econômica da produção cultural, seus traços constitutivos, suas especificidades e potencialidades, cujo conhecimento é fundamental para o delineamento de políticas econômicas e culturais. Considerando a referida pesquisa, assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão CORRETAS:
I. Um dado que se destaca na pesquisa é o número ínfimo de pessoas que tinham as atividades culturais como sua principal ocupação.
II. A partir dos anos 90, multiplicaram-se os equipamentos culturais como casas de espetáculos, salas de cinema, estúdios de gravação e galerias de exposição.
III. Na década de 90, os grandes eventos realizados eram viabilizados com verba direta do Ministério da Cultura e das Secretarias Estaduais e Municipais de Cultura.
IV. O período citado na pesquisa foi marcado pela abertura a grandes eventos de porte internacional, entre eles: Festival Internacional de Teatro, o Fórum Internacional de Dança, O Festival Internacional de Teatro de Bonecos e O Festival Mundial de Circo.
V. Nessa época, a expansão também se fez presente no número expressivo de grupos de teatro e dança que firmaram sua carreira e ganharam projeção nacional ou mesmo internacional.
Segundo CALABRE (2009), a primeira gestão pública no âmbito da cultura ocorreu, em 1935, no Departamento de Cultura e Recreação da Cidade de São Paulo, sob a gestão de Mário de Andrade. É CORRETO dizer que nessa gestão:
De acordo com entrevista concedida ao autor Romulo Avelar, em O Avesso da Cena (2008. p. 105 e 106), Tania Farias, integrante da Tribo de Atuadores “Ói Nóis Aqui Traveiz”, de Porto Alegre, tece críticas ao modelo brasileiro de financiamento à cultura. Analise as afirmativas a seguir, identificando com “V” as VERDADEIRAS e com “F” as FALSAS assinalando a seguir a alternativa CORRETA, na sequência de cima para baixo:
( ) Tania Farias fala da inadequação do modelo brasileiro de financiamento à cultura para o fomento aos grupos de trabalho continuado.
( ) As necessidades de uma empresa sempre se adequam às especificidades de uma criação artística.
( ) Leis de Incentivo e estratégias de Marketing Cultural instituídas pelas empresas devem contribuir positivamente na produção continuada de uma companhia teatral.
( ) É importante investir em projetos continuados, que podem levar tempo para serem desenvolvidos.
( ) A relevância de um produto artístico está diretamente relacionada com o número de espectadores impactados pelo produto cultural.
Assinale a alternativa que apresenta as palavras que preenchem CORRETAMENTE as lacunas, na ordem em que aparecem no texto.
“Do que se fala quando se fala de cinema? De um(a) _______________ mas não necessariamente, de filmes. Um filme é algo delimitado; o (a) _______________, mais especificamente a cultura do cinema, remete a domínio bem mais amplo. Um filme é uma película impressionada, montada, sonorizada, com um (a) _______________ relativamente fixo(a) e definido(a). A cultura do cinema é um universo sempre em expansão que abrange desde as _______________ de uma première até as mais sofisticadas teorias sobre o que é projetado na tela (...).” COELHO, Teixeira. Dicionário Crítico de Política Cultural. São Paulo: Iluminuras, 1997. p.110.
Analise as afirmativas, identificando com “V” as VERDADEIRAS e com “F” as FALSAS, assinalando a seguir a alternativa CORRETA, na sequência de cima para baixo:
( ) O mercado artístico em 1964 não abriu perspectivas e espaços para os artistas.
( ) A partir do golpe de 1964, o Estado não era mais confiável, pois tinha sido ocupado pelos tecnocratas.
( ) Durante a ditadura militar, grande parte da produção musical foi marcada pelos famosos festivais de música popular.
( ) No 1º Festival, realizado pela TV Tupi em 1965, foi vencedora a música Arrastão, de Edu Lobo, interpretada por Elis Regina.
( ) O ambiente cultural que antecedeu o Golpe Militar de 1964 era de grande efervescência, sobretudo no campo musical e teatral.
É CORRETO afirmar que o Sistema Nacional de Cultura:
Segundo Néstor Canclini, “o vínculo entre cultura e desenvolvimento é válido por seu modo de construir cidadania. Juntamente com os direitos econômicos das empresas é preciso considerar os direitos culturais dos cidadãos” (In: REIS, Ana C. F. Economia da Cultura e Desenvolvimento Sustentável: o caleidoscópio da cultura. Barueri: Manole, 2007. p.167). Nesta perspectiva, a economia da cultura busca analisar a articulação entre a oferta, demanda e distribuição dos bens culturais e seus impactos no desenvolvimento socioeconômico. É CORRETO afirmar que:
Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão INCORRETAS:
I. O Filme-projeção designa não tanto o fenômeno da projeção em si de um filme, mas a significação final que adquire um filme numa determinada projeção.
II. A figura do filme-projeção não se contrapõe à do filme-película, entendido como o conjunto das imagens e dos sons efetivamente impressionados na película.
III. O filme-projeção e o filme-película correspondem tanto à esfera dos sentidos, quanto às esferas dos significados e significações.
IV. No Filme-projeção são diferenciados os contextos de projeção de um mesmo filme, diversificadas também poderão ser as significações por ele assumidas.
V. É possível recorrer às distinções que, em Semiótica, se faz entre sentido, significado e significação para esboçar um paralelo da dinâmica entre filme-projeção e filme-película.