Questões de Concurso Público IF-RS 2016 para Professor - Produção e Gestão Cultural
Foram encontradas 40 questões
Com base na Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, assinale abaixo a alternativa CORRETA sobre o Processo Administrativo Disciplinar:
Com base no Estatuto da Criança e do Adolescente – Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990, analise as afirmativas abaixo, assinalando, a seguir, a alternativa que contém a sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo:
( ) É dever do Estado assegurar à criança e ao adolescente ensino fundamental, obrigatório e gratuito, inclusive para os que a ele não tiveram acesso na idade própria, bem como o atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino.
( ) O acesso ao ensino obrigatório e gratuito é direito público objetivo.
( ) O não oferecimento do ensino obrigatório pelo poder público ou sua oferta irregular importa responsabilidade da autoridade competente.
( ) Dentre as atribuições do Conselho Tutelar está encaminhar ao Ministério Público notícia de fato que constitua infração administrativa ou penal contra os direitos da criança ou adolescente e requisitar, quando necessário, certidões de nascimento e de óbito de criança ou adolescente.
( ) Para a candidatura a membro do Conselho Tutelar serão exigidos reconhecida idoneidade moral, idade superior a 18 (dezoito) anos e residir no Município.
Considere as assertivas abaixo acerca da Lei nº 12.772, de 28 de dezembro de 2012:
I. É possível a mudança de regime de trabalho aos docentes em estágio probatório.
II. A progressão na Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico observará, cumulativamente, o cumprimento do interstício de 24 (vinte e quatro) meses de efetivo exercício em cada nível e aprovação em avaliação de desempenho individual.
III. Conforme regulamentação interna de cada IFE, o RSC (Reconhecimento de Saberes e Competências) poderá ser utilizado para fins de equiparação de titulação para cumprimento de requisitos para a promoção na Carreira.
IV. O regime de 40 (quarenta) horas com dedicação exclusiva implica o impedimento do exercício de qualquer atividade remunerada, pública ou privada.
V. Ressalvadas as exceções previstas na lei, os professores ocupantes de cargo efetivo do Plano de Carreiras e Cargos de Magistério Federal serão submetidos ao regime de trabalho de 40 (quarenta) horas semanais, em tempo integral, com dedicação exclusiva às atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão institucional, ou tempo parcial de 20 (vinte) horas semanais de trabalho.
Assinale a alternativa em que todas as afirmativas são INCORRETAS:
Com base na Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, analise as seguintes afirmativas sobre nomeação, posse e exercício:
I. O servidor ocupante de cargo em comissão ou de natureza especial poderá ser nomeado para ter exercício, interinamente, em outro cargo de confiança, sem prejuízo das atribuições do que atualmente ocupa, hipótese em que deverá optar pela remuneração de um deles durante o período da interinidade.
II. Somente haverá posse nos casos de provimento de cargo por nomeação.
III. É de quinze dias o prazo para o servidor empossado em cargo público entrar em exercício, contados da data da nomeação.
IV. O início do exercício de função de confiança coincidirá com a data de publicação do ato de designação, salvo quando o servidor estiver em licença ou afastado por qualquer outro motivo legal.
V. A nomeação em cargo público dependerá de prévia inspeção médica oficial.
Assinale a alternativa em que todas as afirmativas são CORRETAS:
O corpo discente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS é constituído por alunos matriculados nos diversos cursos e programas oferecidos pela instituição, classificados nos seguintes regimes:
( ) regular – alunos matriculados nos cursos técnicos de nível médio, nos cursos de graduação e pós-graduação.
( ) temporário – alunos matriculados especificamente em disciplinas isoladas em cursos de graduação e pós-graduação.
( ) especial – alunos matriculados em cursos de extensão e educação continuada.
Analise as afirmativas, identificando com “V” as VERDADEIRAS e com “F” as FALSAS, assinalando a seguir a alternativa CORRETA, na sequência de cima para baixo:
Com base nas disposições constantes na Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008, assinale a alternativa CORRETA:
Assinale a alternativa que contenha a sequência CORRETA, de cima para baixo, dos parênteses, segundo a Organização Didática (OD) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS:
1. Poderão ser oferecidos somente na modalidade presencial;
2. Poderão ser oferecidos somente na modalidade de educação a distância;
3. Poderão ser oferecidos na modalidade presencial ou de educação a distância.
( ) Cursos Técnicos Integrados de nível médio;
( ) Cursos Técnicos Integrados à Educação Profissional na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) de nível médio;
( ) Cursos Técnicos de nível médio subsequente;
( ) Cursos Técnicos de nível médio na modalidade de concomitância externa.
Sobre as Regras Deontológicas contidas no Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, instituído por meio do Decreto nº 1.171, de 22 de junho de 1994, assinale a alternativa INCORRETA:
Os servidores ocupantes de cargos da Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, aprovados no estágio probatório do respectivo cargo, que atenderem os seguintes requisitos de titulação, farão jus a processo de aceleração da promoção:
I. de qualquer nível da Classe D I para o nível 1 da classe D II, pela apresentação de título de especialista.
II. de qualquer nível da Classe D I para o nível 1 da classe D II, pela apresentação do diploma de graduação somado ao Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC) – I.
III. de qualquer nível das Classes D I e D II para o nível 1 da classe D III, pela apresentação de título de mestre ou doutor.
IV. de qualquer nível das Classes D I e D II para o nível 1 da classe D III, pela apresentação de certificado de pós-graduação lato sensu somado ao Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC) – II.
V. de qualquer nível das Classes D I e D II para o nível 1 da classe D III, pela apresentação de título de mestre somado ao Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC) – III.
Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão INCORRETAS:
Segundo o Projeto Pedagógico Institucional (PPI) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS, são princípios da sua ação inclusiva:
I. A igualdade de oportunidades e de condições de acesso, inclusão e permanência.
II. O desenvolvimento de competências para a laborabilidade.
III. A defesa da interculturalidade.
IV. A garantia da educação pública, gratuita e de qualidade para todos.
V. A flexibilidade, interdisciplinaridade e contextualização.
Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão INCORRETAS:
Na etapa de planejamento de um projeto cultural, é de suma importância que o orçamento pensado esteja bem elaborado. Pode-se afirmar que as partes que compõem o orçamento são:
Levando em consideração o processo de produção e montagem de uma exposição de artes plásticas. Enumere a sequência CORRETA dos itens oferecidos, na ordem de cima para baixo:
1. Liberação dos direitos autorais.
2. Contratação do Seguro das obras de arte.
3. Contratação do espaço destinado à exposição.
4. Vernissagem.
5. Desenvolvimento do projeto cenográfico.
Segundo Lucia Lippi, desde a década de 1990 intensificaram-se as discussões acerca da “responsabilidade do Estado sobre a produção cultural e dos princípios que devem reger a elaboração das políticas de cultura” (OLIVEIRA, Lúcia Lippi de. Cultura é Patrimônio: um guia. Rio de Janeiro: FGV, 2008. p. 178-179). Assinale um dos dispositivos implementados a partir do início do Século XXI que fortaleceu o debate sobre a cultura no Brasil:
Assinale a alternativa CORRETA que corresponde ao tipo de operação associada ao artigo 18 da Lei 8.313/91:
Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão CORRETAS:
I. Na arte popular, os símbolos abstratos se articulam em situações particulares, muitas vezes como produtos de homens reais.
II. A cultura se constitui de signos e símbolos. Significação e valores são da essência da organização da cultura.
III. As artes visuais permitem uma comunicação específica através de uma ‘escrita’ de sentido possivelmente decifrável.
IV. Compreender o que as artes significam é mais fácil do que talvez pareça à primeira vista; operamos basicamente com os códigos da nossa própria cultura ou a partir deles.
V. Os significados culturais não são compreendidos através da contemplação passiva do objeto significante, mas com referência ao universo de significados próprios.
A Instrução Normativa nº01, de 24 de junho de 2013, estabelece procedimentos para a apresentação, recebimento, análise, aprovação, execução, acompanhamento e prestação de contas de propostas culturais, relativos ao mecanismo de incentivos fiscais do Programa Nacional de Apoio à Cultura – PRONAC. A Seção III do referido documento trata da acessibilidade e democratização do acesso. Assinale a única alternativa que se refere à ação prevista para acessibilidade, no artigo 26 da IN:
De acordo com AVELAR, Romulo (2008), em Avesso da Cena: notas sobre produção e gestão cultural, a pré-produção é o momento de definir estratégias para a transformação da ideia em algo exequível. Podem ser elencados como parte desta etapa de produção os seguintes itens:
I. Verificação dos direitos autorais e montagem de equipe.
II. Elaboração de contratos, pagamento de serviços e de produtos.
III. Elaboração do projeto, divulgação e captação de recursos.
IV. Planejamento de custos e prestação de contas.
V. Montagem e controle do cronograma e gestão orçamentária.
Assinale a alternativa em que toda(s) a(s) afirmativa(s) apresenta(m) as etapas CORRETAS:
Os Pontos de Cultura são locais reconhecidos pelo Ministério da Cultura (MinC) como articuladores de atividades culturais em determinados territórios. Assinale a alternativa que NÃO consta do projeto Pontos de Cultura:
Segundo a Lei 12.343/2010, que institui o Plano Nacional de Cultura, NÃO compete ao poder público:
O termo Marketing Cultural faz menção às práticas de troca entre patrocinadores e produtores culturais, tem por base o uso da cultura como instrumento que possa comunicar uma mensagem a um público alvo e pode ser considerado uma alternativa diferenciada de comunicação, que visa, por exemplo, ao reposicionamento da imagem de uma empresa patrocinadora. Valendo-se destas informações, alguns princípios da associação entre empreendedores culturais e uma empresa devem ser considerados. Em relação a tais princípios, assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão CORRETAS:
I. Que haja a convergência entre o público do projeto e o público-alvo da empresa patrocinadora.
II. Que a hierarquia das marcas seja clara e o material de divulgação contemple de forma precisa a relação entre os níveis de envolvimento e os aportes de recursos de cada financiador ou apoiador.
III. Que haja possibilidade de divisão de cotas para empresas patrocinadoras de mesmo nicho de mercado.