Questões de Concurso Público IF-RS 2016 para Professor - Música
Foram encontradas 5 questões
Considere as assertivas abaixo acerca da Lei nº 12.772, de 28 de dezembro de 2012:
I. É possível a mudança de regime de trabalho aos docentes em estágio probatório.
II. A progressão na Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico observará, cumulativamente, o cumprimento do interstício de 24 (vinte e quatro) meses de efetivo exercício em cada nível e aprovação em avaliação de desempenho individual.
III. Conforme regulamentação interna de cada IFE, o RSC (Reconhecimento de Saberes e Competências) poderá ser utilizado para fins de equiparação de titulação para cumprimento de requisitos para a promoção na Carreira.
IV. O regime de 40 (quarenta) horas com dedicação exclusiva implica o impedimento do exercício de qualquer atividade remunerada, pública ou privada.
V. Ressalvadas as exceções previstas na lei, os professores ocupantes de cargo efetivo do Plano de Carreiras e Cargos de Magistério Federal serão submetidos ao regime de trabalho de 40 (quarenta) horas semanais, em tempo integral, com dedicação exclusiva às atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão institucional, ou tempo parcial de 20 (vinte) horas semanais de trabalho.
Assinale a alternativa em que todas as afirmativas são INCORRETAS:
O corpo discente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS é constituído por alunos matriculados nos diversos cursos e programas oferecidos pela instituição, classificados nos seguintes regimes:
( ) regular – alunos matriculados nos cursos técnicos de nível médio, nos cursos de graduação e pós-graduação.
( ) temporário – alunos matriculados especificamente em disciplinas isoladas em cursos de graduação e pós-graduação.
( ) especial – alunos matriculados em cursos de extensão e educação continuada.
Analise as afirmativas, identificando com “V” as VERDADEIRAS e com “F” as FALSAS, assinalando a seguir a alternativa CORRETA, na sequência de cima para baixo:
Com base nas disposições constantes na Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008, assinale a alternativa CORRETA:
Segundo o Projeto Pedagógico Institucional (PPI) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS, são princípios da sua ação inclusiva:
I. A igualdade de oportunidades e de condições de acesso, inclusão e permanência.
II. O desenvolvimento de competências para a laborabilidade.
III. A defesa da interculturalidade.
IV. A garantia da educação pública, gratuita e de qualidade para todos.
V. A flexibilidade, interdisciplinaridade e contextualização.
Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão INCORRETAS:
Wolffenbüttel, Ertel e Souza (2016) realizaram uma pesquisa com as secretarias municipais dos 497 municípios que compõem o Rio Grande do Sul a fim de investigar a relação da legislação vigente e a inserção da música nas escolas públicas após a implantação da Lei 11.769 de 2008. Os dados analisados consideraram as respostas de 54,32% das secretarias que responderam o questionário, o que corresponde a 32,04% das escolas públicas municipais do RS. As autoras discutem sobre a oferta das atividades musicais nas escolas, a promoção de concursos públicos para professores de música e os profissionais que trabalham com música nas escolas.
Analise as afirmativas que descrevem os resultados da pesquisa citada, identificando com “V” as VERDADEIRAS e com “F” as FALSAS, assinalando a seguir a alternativa CORRETA, na sequência de cima para baixo:
( ) A Lei Federal nº 11.769/2008 não foi simplesmente implementada, mas esteve sujeita à interpretação e recriação das secretarias municipais de educação, uma vez que o ensino da música não está presente em todas as escolas públicas municipais do RS.
( ) O conteúdo de música está inserido na disciplina de Artes da maioria dos currículos das escolas públicas municipais do RS e está sendo ministrado por professores com formação em Música, Artes Visuais e Dança.
( ) As respostas dos questionários apontaram para o fato de que, muitas vezes, as atividades musicais extracurriculares são desenvolvidas por profissionais não pertencentes aos quadros de professores das escolas, sendo atividades vinculadas, em geral, a programas do governo federal.
( ) O número de professores de música concursados e atuantes nas escolas públicas municipais do RS é reduzido.
( ) Dos 497 municípios, apenas 98 promoveram concursos públicos para provimento de cargos de professores de música em suas redes de ensino e, assim mesmo, as vagas não foram preenchidas devido à baixa demanda de candidatos.