O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

Questões IF-RS - 2015 - IF-RS - Professor - Finanças

Foram encontradas 30 questões

Ano: 2015 Banca: IF-RS Órgão: IF-RS Prova: IF-RS - 2015 - IF-RS - Professor - Finanças |
Q541310 Administração Geral
Em relação ao Balanced Scorecard (BSC) assinale a alternativa que NÃO corresponde às características desse instrumento:
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Ano: 2015 Banca: IF-RS Órgão: IF-RS Prova: IF-RS - 2015 - IF-RS - Professor - Finanças |
Q541311 Administração Geral
A definição da estratégia deve estar alinhada à visão da empresa e ser fundamentada na análise do ambiente externo e interno. Em relação à análise ambiental verifique as assertivas abaixo e assinale a alternativa conforme solicitado:


I. O ambiente externo pode ser decomposto em macroambiente, comum a todas as organizações e específico, próprio de cada organização.
II. O macroambiente é composto, entre outras, por variáveis tecnológicas, econômicas, políticas, legais, sociais, culturais, demográficas e ecológicas.
III. As variáveis políticas somente interferem na estrutura e funcionamento dos negócios regulados pelo agente governamental.
IV. As variações econômicas podem ser estruturais, que alteram as relações entre os setores, e cíclicas, a exemplo de oscilações nos juros. Ambas afetam a obtenção de lucros e devem ser cuidadosamente analisadas.
V. O ambiente específico é constituído principalmente por clientes, fornecedores, concorrentes e
grupos reguladores.

VI. Uma vez estabelecido o cenário da análise ambiental é possível assegurar um contexto e definir as ações para o sucesso da empresa.


Estão CORRETAS as afirmativas:
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Ano: 2015 Banca: IF-RS Órgão: IF-RS Prova: IF-RS - 2015 - IF-RS - Professor - Finanças |
Q541312 Análise de Balanços
A análise das demonstrações financeiras de uma organização permite diagnosticar a situação atual e orientar possíveis tendências futuras em relação à liquidez, estrutura patrimonial e rentabilidade. Relacione os conceitos das técnicas de análise apresentadas abaixo às descrições e em seguida marque a alternativa que reproduz a sequência CORRETA dos conceitos, na ordem de cima para baixo:


I. Análise Vertical.
II. Análise Horizontal.
III. Indicadores de Liquidez.
IV. Indicadores de Rentabilidade.
V. Indicadores de Endividamento e Estrutura.


( ) se refere(m) ao diagnóstico em intervalos sequenciais de tempo identificando variações reais, quando expresso(s) em valores com mesma capacidade de compra. A evolução é obtida a partir da comparação de um determinado período em relação a uma data base.

( ) se refere(m) à identificação da composição das fontes passivas de recursos da organização identificando o grau de comprometimento financeiro com seus credores.

( ) se refere(m) à capacidade da organização em cumprir seus compromissos a partir de critérios que reproduzam a posição financeira em um determinado período de tempo.
( ) se refere(m) à identificação de alterações estruturais nas demonstrações financeiras ao comparar as proporções existentes entre as diversas contas. As análises reais ou nominais produzirão resultados idênticos nesse caso.
( ) se refere(m) ao diagnóstico dos resultados em função dos recursos disponíveis para operação e investimentos da organização.


A alternativa que melhor expressa a sequência CORRETA dos conceitos, de cima para baixo é:
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Ano: 2015 Banca: IF-RS Órgão: IF-RS Prova: IF-RS - 2015 - IF-RS - Professor - Finanças |
Q541313 Contabilidade Geral
“A Natura iniciou a negociação de suas ações na Bolsa em 26 de maio de 2004, sendo também uma das pioneiras a ingressar no Novo Mercado. O sucesso do IPO da Natura, numa época em que o Brasil sofria as consequências de diversas intempéries econômicas, resultou no início de um círculo virtuoso para o mercado de capitais. “A ousadia e a confiança no mercado que a Natura demonstrou, naquele momento econômico ainda difícil, abriram o caminho para uma fila de mais de uma centena de companhias que passaram a enxergar a Bolsa como um canal de financiamento para a expansão de seus negócios".


O trecho acima foi publicado no site da BM&F Bovespa em 22/09/2009 e retrata a experiência de uma empresa nacional que ingressou no mercado de capitais. Em relação a esse mercado, analise as assertivas identificando V, quando VERDADEIRA, e F, se FALSA.


( ) O mercado primário é aquele que organiza a emissão de novos instrumentos de capital e de crédito. Esse mercado tem como desafio estabelecer os preços dos valores mobiliários.
( ) O mercado secundário é responsável por negociar os títulos e apura os preços das ações diante das consecutivas transações.
( ) Ações são títulos de dívida de médio e longo prazo, emitidos por sociedade por ações, que confere a seu detentor um direito de crédito contra a emissora.
( ) Debêntures são títulos negociáveis representativos da propriedade de uma fração do capital de uma sociedade por ações.
( ) IPO (Initial Public Offring) é uma oferta pública de títulos. Essa oferta tem seus preços decididos por dois métodos principais: aquisição a um preço pré- determinado ou através de um leilão (book building).

A alternativa com a sequência CORRETA, de cima para baixo, é:
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Ano: 2015 Banca: IF-RS Órgão: IF-RS Prova: IF-RS - 2015 - IF-RS - Professor - Finanças |
Q541314 Contabilidade de Custos
A ampliação da competição global tem exigido das empresas melhorias constantes nos níveis de produtividade, qualidade dos produtos e redução dos custos, o que exige o acompanhamento dos processos e a geração de informações precisas que irão auxiliar nas decisões em nível de produção ou de investimentos e, nesse sentido, o controle de custos torna-se estratégico. Considere uma empresa que produz quatro produtos (PD1, PD2, PD3 e PD4). Os produtos têm porte diferentes, sendo PD1 e PD2 pequenos e os demais considerados de grande porte. O volume de produção e venda de PD2 e PD4 é maior do que de PD1 e PD3. Nesse contexto, analise as assertivas abaixo:


I. No caso da empresa em questão, a alocação dos custos indiretos pelo sistema tradicional de custeio, que aloca os custos a partir de atributos relacionados ao volume de produção, produzirá efeitos que reconhecem os ganhos de escala.
II. No caso da empresa em questão, a aplicação do sistema ABC irá reconhecer as diferenças existentes entre os produtos e alocará os custos de forma que os produtos com maior porte receberão a maior parte dos custos, independentes do volume de produção e vendas.
III. No caso da empresa em questão, o uso do sistema de custeio ABC que se diferencia do sistema de custeio baseado em volume pela mudança das bases de alocação e pelo reconhecimento dos custos por atividade, irá produzir informações mais adequadas.
IV. No caso da empresa em questão, o uso do sistema de custeio tradicional irá produzir informações mais precisas para o gerenciamento econômico-financeiro do que o sistema baseado em atividades.


Assinale a alternativa em que toda(s) a(s) afirmativa(s) está(ão) CORRETAS:
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Respostas
1: A
2: E
3: B
4: C
5: D