Questões de Concurso Público IF-PB 2013 para Enfermeiro

Foram encontradas 2 questões

Ano: 2015 Banca: IF-PB Órgão: IF-PB Prova: IF-PB - 2013 - IF-PB - Enfermeiro |
Q526210 Enfermagem
O art. 11 da Lei nº 7.498, de 25 de junho de 1986, dispõe sobre as atividades privativas do enfermeiro e as atividades desse profissional como membro da equipe de saúde. Em relação às atividades consideradas privativas do enfermeiro, analise as afirmativas a seguir:



I – Direção do órgão de enfermagem integrante da estrutura básica da instituição de saúde, pública e privada, e chefia de serviço e de unidade de enfermagem.


II – Prevenção e controle sistemático da infecção hospitalar e de doenças transmissíveis em geral.


III – Realização da consulta de enfermagem.


IV – Prestação de cuidados diretos de enfermagem a pacientes graves com risco de vida.


V – Prevenção e controle sistemático de danos que possam ser causados à clientela durante a assistência de enfermagem.


VI – Cuidados de enfermagem de maior complexidade técnica e que exijam conhecimentos de base científica e capacidade de tomar decisões imediatas.


VII – Prescrição de medicamentos estabelecidos em programas de Saúde Pública e em rotina aprovada pela instituição de saúde.



Está CORRETO o que se afirma apenas em:

Alternativas
Ano: 2015 Banca: IF-PB Órgão: IF-PB Prova: IF-PB - 2013 - IF-PB - Enfermeiro |
Q526211 Enfermagem
O Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem (Resolução nº 311/2007 do COFEN) compõe-se de um conjunto de diretrizes (direitos e deveres) que orienta a conduta do enfermeiro no âmbito da profissão, de modo a adequar o seu perfil aos interesses da comunidade, beneficiada pelos serviços oferecidos pelo profissional sobre o qual o Código tem efeito. Na Seção I, Das Relações com a Pessoa, Família e Coletividade, o referido Código trata dos direitos, responsabilidades e deveres, e proibições do enfermeiro, como os que se seguem:



I – Ter acesso às informações, relacionadas à pessoa, à família e à coletividade, necessárias ao exercício profissional.


II – Prestar serviços que por sua natureza competem a outro profissional, exceto em caso de emergência.


III – Garantir a continuidade da assistência de enfermagem em condições que ofereçam segurança, mesmo em caso de suspensão das atividades profissionais decorrentes de movimentos reivindicatórios da categoria.


IV – Recusar-se a executar atividades que não sejam de sua competência técnica, científica, ética e legal ou que não ofereçam segurança ao profissional, à pessoa, à família e à coletividade.


V – Colaborar com a equipe de saúde no esclarecimento da pessoa, da família e da coletividade a respeito dos direitos, riscos, benefícios e intercorrências acerca de seu estado de saúde e tratamento.




Os direitos do enfermeiro, nas relações com a pessoa, família e coletividade, de acordo com o referido Código de Ética estão apresentados apenas em:

Alternativas
Respostas
1: E
2: E