Questões de Concurso Público IF-PA 2019 para Administrador

Foram encontradas 5 questões

Ano: 2019 Banca: IF-PA Órgão: IF-PA Prova: IF-PA - 2019 - IF-PA - Administrador |
Q970621 Gestão de Pessoas

Leia e analise com atenção o texto abaixo:


“Por que não existiria uma Inteligência nos negócios? (...) A inteligência é uma plausibilidade evolutiva para sua função na sobrevivência humana. Talvez os talentos empresariais da atualidade tenham antecedentes nas formas primitivas de escambo, artesanato, liderança, negociação, trabalho em equipe e cooperação. Provavelmente as pessoas que se superaram nessas habilidades proto-empresariais da pré-história foram os melhores provedores, qualidade decisiva na adequação evolutiva. (...) Será que existe uma inteligência nos negócios, um conjunto de habilidades que distingue aqueles que realmente se destacam no mundo empresarial?”

Trecho extraído de “ESTRATÉGIA” (2009), de Karl Albretch e colaboradores. Tradução de “Business: the ultimate resource”, Rio de Janeiro, Ed. Elsevier.


Albretch e colaboradores, no trecho acima, referem-se às habilidades para negócios como uma forma de sobrevivência no mundo contemporâneo. Para lograr êxito na administração e por consequência, ter sucesso à frente de um empreendimento, o administrador deve “superar as habilidades protoempresariais” e desenvolver a “inteligência para negócios”, sendo-lhe possível sobreviver e se destacar no mundo globalizado. Partindo da ideia publicada no texto e com base nos conhecimentos específicos da ciência da administração, é possível interpretar como “inteligência para negócios”, a habilidade do administrador ao ter:

Alternativas
Ano: 2019 Banca: IF-PA Órgão: IF-PA Prova: IF-PA - 2019 - IF-PA - Administrador |
Q970625 Gestão de Pessoas

A Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal da administração pública federal direta, fundacional e autárquica, na forma do Decreto 5.707 / 2006, preconiza:


I. O desenvolvimento – por meio de capacitações permanentes - como forma de melhorar a qualidade, eficiência e eficácia dos serviços públicos federais, e a racionalização, controle e efetividade dos gastos com capacitações de pessoal;

II. A vinculação da capacitação dos servidores à sua promoção profissional, considerando o desempenho e a avaliação de resultados como fatores complementares e, de forma específica, a designação da ENAP como responsável pela capacitação de servidores para exercer cargos de direção e assessoramento superiores;

III. A vedação da extensão das modalidades de treinamento e desenvolvimento aos servidores federais redistribuídos e servidores que ingressarem no serviço público sem vínculo efetivo com a administração pública;

IV. O estabelecimento do plano anual de capacitação, do relatório de execução do plano anual de capacitação e do sistema de gestão por competências como instrumentos da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal, devendo os relatórios anuais ser avaliados por um Comitê Nacional de Desenvolvimento de Pessoal, habilitado legalmente para zelar pela observância do decreto 5.707/2006.

V. A exclusão de programas de formação strictu sensu do plano de capacitação anual, nas modalidades de Mestrado e Doutorado, em virtude de sua longa duração, e necessidade de afastamento dos servidores nestas modalidades de Treinamento.


Das asserções acima, podem ser consideradas INCORRETAS:

Alternativas
Ano: 2019 Banca: IF-PA Órgão: IF-PA Prova: IF-PA - 2019 - IF-PA - Administrador |
Q970633 Gestão de Pessoas

A Rede de Inovação no Setor Público (INOVAGOV) reúne organizações e pessoas do setor público, privado, do terceiro setor e do setor acadêmico para, em conjunto, gerar ideias e soluções criativas e com foco na EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO, melhorando processos, serviços e promovendo a cultura da inovação no setor público. O modo de trabalho da Rede INOVAGOV é a co-criação de soluções através de projetos inovadores, estudos, compartilhamento de ferramentas, cofinanciamento de projetos e eventos, mentoria colaborativa e troca de experiências, tendo apresentado experiências exitosas no âmbito federal. Neste sentido, o futuro do servidor público está condicionado às habilidades essenciais que este vier a desenvolver, já que segundo pesquisa da própria Rede, que conta com 72 grandes representantes do setor público (ANAC, ANEEL, BACEN, DPU, MEC, MJ, etc.), a chamada “Revolução Digital” reduzirá em 77% os cargos públicos hoje existentes, sendo as referidas habilidades relacionadas às seguintes categorias:


I. Análise de dados;

II. Inteligência Artificial;

III. Design Thinking;

IV. Insights Comportamentais;

Enunciado baseado no artigo “Habilidades do Servidor Público do Futuro”, de Talita Dantas, da REDE INOVAGOV.


Assinale, nas alternativas abaixo, aquela que NÃO corresponde à descrição fundamentada de competências do servidor público do futuro:

Alternativas
Ano: 2019 Banca: IF-PA Órgão: IF-PA Prova: IF-PA - 2019 - IF-PA - Administrador |
Q970634 Gestão de Pessoas
Ana é gestora de pessoas e pretende implantar, no órgão público onde trabalha, a Gestão de Pessoas por Competências. Na fase do projeto destinada ao mapeamento das competências por elementos constitutivos do ADMINISTRADOR, chegou-se à seguinte matriz:

Imagem associada para resolução da questão
Das competências acima, assinale a alternativa que contém as que se encontram na classificação INCORRETA de CONHECIMENTOS – HABILIDADES – ATITUDES:
Alternativas
Ano: 2019 Banca: IF-PA Órgão: IF-PA Prova: IF-PA - 2019 - IF-PA - Administrador |
Q970637 Gestão de Pessoas
Glauco Rocha é Diretor Financeiro há 26 anos em uma organização federal e está. Certo dia é apresentado a Tiago, administrador recém formado, admitido por concurso público nos quadros da organização. Tiago está inseguro, pois revela ter dificuldades em realizar os balanços financeiros e orçamentários e outras operações de cunho financeiro orçamentário de que foi incumbido por seu superior. Glauco, que já exerceu anteriormente o cargo de docente superior, poderá exercer – a título de facilitar o desenvolvimento de Tiago:
Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: C
4: B
5: B