Questões de Concurso Público IF-MT 2022 para Professor - Educação Física

Foram encontradas 6 questões

Q2404519 Educação Física

Para Souza (2011), é importante a compreensão sobre a dança, a partir de sua apreciação, de linguagens transmitidas através do corpo e suas possibilidades de movimentos, de interações, de sentidos e de expressar-se consigo mesmo e coletivamente.


Citado pela autora, Laban (1978, p. 67) faz uma reflexão sobre o ensino da dança na escola: “O corpo é nosso instrumento de expressão por via do movimento. O corpo age como uma orquestra, na qual cada seção está relacionada com qualquer uma das outras e é uma parte de um todo. As várias partes podem se combinar para uma ação em concerto ou uma delas poderá executar sozinha um certo movimento como “solista”, enquanto as outras descansam. Também há a possibilidade de que uma ou várias partes encabecem e as demais acompanhem o movimento. Cada ação de uma parte particular do corpo deve ser entendida em relação ao todo que sempre deverá ser afetado, seja por uma participação harmoniosa, por uma contraposição deliberada, ou por uma pausa”.


Imagem associada para resolução da questão

Fonte: Henri Matisse - A dança 1909-1910


De acordo com Laban (1978), a dança envolve a complexidade das ações corporais. Para Souza (2011), é como se cada parte do corpo possuísse um vocabulário próprio, construindo o seu próprio texto. Já para Marques (2003 apud SOUZA, 2011), é importante compreender a dança na escola sem perder o sentido artístico e como área de conhecimento.


SOUZA, M. |. G. O ensino da dança na escola: técnica ou criatividade? Cadernos de Formação RBCE, p. 32-42, jan. 2011.


Diante disso, analise as assertivas de acordo com Marques (2003 apud SOUZA, 2011) sobre a diversificação das ações corporais através de seus fundamentos:


I- Movimento, espaço, forma, dinâmica e tempo são princípios que podem nortear o trabalho da educação da linguagem corporal.

Il - Desenvolver noções de execução simultânea e sucessiva dos movimentos é uma maneira de desenvolver as partes corporais que se movem em suas ações.

III - Trabalhar em diferentes bases de sustentação, perceber e aplicar diferentes trajetórias espaciais para os movimentos são maneiras de trabalhar os planos e níveis.

IV - Estabelecer diferentes linhas para os segmentos corporais é uma maneira de criar desenhos das formas na dança.

V- Aplicar variações da intensidade da força aos gestos, perceber a passagem da força aplicada de uma parte para outra, do peso de cada parte e do corpo como um todo, da velocidade com que as partes se movem e o ritmo que elas estabelecem, e da relação das partes com os movimentos do corpo como um todo, possibilita desenvolver locomoções, voltas, saltos, quedas e elevações.

VI- As linguagens corporais, elementos que contextualizam os diferentes estilos de dança e o desenvolvimento histórico dessa linguagem, são fundamentais para a compreensão dos sentidos e significados da dança.


Estão CORRETAS:

Alternativas
Q2404520 Educação Física

O professor Lucas ministra aulas da disciplina de Dança para estudantes do Ensino Superior. Em uma de suas aulas, o tema foi compreender a linguagem da dança como expressão histórica, cultural, étnica, folclórica, popular, clássica e moderna adaptada ao âmbito escolar. Para tanto, o professor trouxe para o debate o livro de Marques (2010), que trata da compreensão da dança e da conexão com o homem de forma significativa e crítica com o mundo. A proposta foi que os estudantes elaborassem uma linguagem dentro da dança centrada em elementos do cotidiano social e de suas corporalidades. No decorrer das aulas, os estudantes foram se organizando para realizar a atividade em conjunto, dialogando sobre diferentes possibilidades.


MARQUES, Isabel A. Linguagem da dança: arte e ensino. São Paulo: Digitexto, 2010.


Para Marques (2010), o tripé proposto pelo autor, “arte, ensino e sociedade”, é a base do processo de ensino-aprendizagem em dança. Diante disso, analise as assertivas:


I-O elemento arte se refere ao fazer, tecendo redes de reações abertas e transitórias de compreensão, diálogo crítico e participação entre os conteúdos da própria arte, articulando-os, diretamente, às leituras de mundo.

II- O elemento ensino se refere ao reconhecer-se, reconhecer o outro e reconhecer o meio em que o estudante convive/habita e se relaciona.

III- O elemento sociedade se refere aos textos (improvisação, composição e repertórios) e aos subtextos (corpo e signos) da dança.

IV-O elemento sociedade se refere ao espaço vivido, percebido e imaginado pelo indivíduo e como a reflexão sobre este poderá colaborar em suas reflexões, leituras e transformações de mundo.


Estão CORRETAS:

Alternativas
Q2404522 Educação Física

A professora Maria desenvolveu a Ginástica Geral (ou Ginástica Para Todos) como conteúdo da cultura corporal em sua disciplina no Ensino Superior. Elaborou seu plano de ensino com o objetivo geral de ampliar o entendimento sobre a promoção da saúde e o bem-estar dos praticantes, a partir dessa modalidade. Foram apresentados textos acadêmicos, vídeos, imagens e debates a respeito da Ginástica Geral no âmbito político, social e econômico. No decorrer do semestre, as atividades práticas foram se constituindo como um dos grandes eventos da universidade, já que outras pessoas se entusiasmavam em participar, por se tratar de uma modalidade inclusiva e para todos. Assim, boas reflexões surgiram a partir do que foi vivenciado em aula.


PATRÍCIO, Tamiris Lima; BORTOLETO, Marcos Antonio Coelho; CARBINATTO, Michele Viviene. Festivais de ginástica no mundo e no Brasil: reflexões gerais. Rev Bras Educ Fís Esporte, (São Paulo) 2016 Jan-Mar; 30(1):199-216.


Assinale a alternativa INCORRETA sobre os quatro fundamentos da Ginástica Para Todos, (traduzidos para o português), segundo Patrício, Bortoleto e Carbinatto (2016), com base na Federação Internacional de Ginástica (FIG), entidade que rege esse esporte internacionalmente:

Alternativas
Q2404523 Educação Física

Para Soares (2007, p. 51), “A partir do ano de 1800 vão surgindo na Europa, em diferentes regiões, formas distintas de encarar os exercícios físicos. Essas 'formas' receberão o nome de 'métodos ginásticos' (ou escolas) e correspondem aos quatro países que deram origem às primeiras sistematizações sobre a ginástica nas sociedades burguesas: a Alemanha, a Suécia, a França e a Inglaterra (que teve um caráter muito particular, desenvolvendo de modo mais acentuado o esporte). Essas mesmas sistematizações serão transplantadas para outros países fora do continente europeu”.


SOARES, Carmem Lúcia. Educação Física: raízes européias e Brasil. 4. ed. Campinas: Autores Associados, 2007.


Marque a alternativa que, de acordo com Soares (2007), NÃO corresponde às principais características de escolas de ginástica que historicamente tiveram influência no Brasil:

Alternativas
Q2404524 Educação Física

Para Marcassa (2004, p. 173), “quando nos referimos ao corpo e às práticas corporais, estamos falando de uma linguagem muda, porém carregada de sons, imagens, palavras, cores, odores, sensações, percepções, valores, conhecimentos, sentidos e significados. Estamos pensando um tipo de gramática que emana do corpo, uma narrativa composta de movimentos, gestos, posturas e expressões não verbais que, articuladas e sequenciadas, configuram o que podemos chamar de linguagem corporal, intimamente vinculada ao corpo e às suas possibilidades de comunicação (MARCASSA, 2004, p. 173). Nesse sentido, Ayoub (2003, p. 95) acrescenta que a Ginástica Geral na escola pode ser um “(...) importante momento avaliativo em que os alunos sintetizam e organizam as suas experiências e reflexões acerca da Ginástica Geral, de forma criativa e com liberdade de expressão, apresentando-as para apreciação de seus pares e do professor (...)”.


AYOUSB, Eliana. Ginástica geral e educação física escolar. Campinas, SP: Unicamp, 2003.


MARCASSA, Luciana. Metodologia do ensino da ginástica: novos olhares, novas perspectivas. Revista Pensar a Prática, Goiânia: Universidade Federal de Goiás, v. 7, n. 2, p. 171- 186, jul./dez. 2004.


Baseado em Marcassa (2004), assinale a opção que não se relaciona com o momento “revelação e reconstrução das narrativas corporais” durante a prática de Ginática Geral:

Alternativas
Respostas
1: D
2: D
3: B
4: C
5: B