Questões de Concurso Público IF-MT 2022 para Professor - Educação Física

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Q2404516 Educação Física

De acordo com a Base Nacional Comum Curricular, a área de Linguagens e suas Tecnologias busca consolidar e ampliar as aprendizagens previstas na BNCC do Ensino Fundamental nos componentes Língua Portuguesa, Arte, Educação Física e Língua Inglesa, de modo que, no Ensino Médio, esses estudantes possam intensificar e aprofundar seus conhecimentos. Para tanto, “No Ensino Médio, a área tem a responsabilidade de propiciar oportunidades para a consolidação e a ampliação das habilidades de uso e de reflexão sobre as linguagens - artísticas, corporais e verbais (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita) -, que são objeto de seus diferentes componentes (Arte, Educação Física, Língua Inglesa e Língua Portuguesa)” (BNCC, 2018).


BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular. Brasília, DF: MEC, 2018.


No que se refere aos objetivos do componente Educação Física na BNCC, analise as assertivas:


I - Possibilitar a exploração do movimento e da gestualidade em práticas corporais de diferentes grupos culturais e analisar os discursos e os valores associados a elas.

II - Possibilitar a análise dos processos de negociação de sentidos que estão em jogo na apreciação e produção de diferentes grupos culturais.

III - Possibilitar o estímulo do desenvolvimento da curiosidade intelectual, da pesquisa e da capacidade de argumentação durante as práticas corporais.

IV - Possibilitar compreensões do mundo que se ampliam e se interconectam, em uma perspectiva crítica, sensível e poética em relação à vida, que permite aos sujeitos estarem abertos às percepções e experiências, mediante a capacidade de imaginar e ressignificar os cotidianos e rotinas.


Estão CORRETAS:

Alternativas
Q2404517 Educação Física

Considerando o papel do Professor de Educação Física na qualidade de vida dos estudantes com deficiência, na sociedade e nas práticas corporais, é necessário, segundo Costa e Gonçalves Junior (2008), que o sistema educacional se adeque para receber na escola todas as pessoas, sejam pessoas com deficiência ou não, promovendo a inclusão no contexto escolar.


COSTA, Vanderlei Balbino da; GONÇALVES JUNIOR, Luiz. Inclusão, educação e diversidade: múltiplos olhares. Educere. Anais de Congresso, 2008, p. 3953- 3966.


Assinale a alternativa que NÃO está de acordo com as ideias defendidas pelos autores:

Alternativas
Q2404518 Educação Física

Imagem associada para resolução da questão


Fonte: Disponível em: http://politicaeeducacaoespecial.blogspot.com/2016/02/. Acesso em 12 de janeiro de 2022.


A charge apresenta estratégias de ensino que excluem pessoas com deficiência do processo de ensino-aprendizagem entre si. Em práticas pedagógicas de Educação Física, para não se reproduzir esse cenário, segundo Brotto (1999), é necessário possibilitar a inclusão por meio de algumas estratégias de cooperação.


BROTTO, F. O. Jogos Cooperativos: o jogo e o esporte como exercício de convivência. Dissertação (Mestrado em Educação Física). Campinas, SP: Universidade Estadual de Campinas, 1999.


De acordo com Brotto (1999), assinale a alternativa que corresponde a uma característica que se assemelha à imagem da charge, em situações de aulas de Educação Física, com a temática Jogos Cooperativos:

Alternativas
Q2404519 Educação Física

Para Souza (2011), é importante a compreensão sobre a dança, a partir de sua apreciação, de linguagens transmitidas através do corpo e suas possibilidades de movimentos, de interações, de sentidos e de expressar-se consigo mesmo e coletivamente.


Citado pela autora, Laban (1978, p. 67) faz uma reflexão sobre o ensino da dança na escola: “O corpo é nosso instrumento de expressão por via do movimento. O corpo age como uma orquestra, na qual cada seção está relacionada com qualquer uma das outras e é uma parte de um todo. As várias partes podem se combinar para uma ação em concerto ou uma delas poderá executar sozinha um certo movimento como “solista”, enquanto as outras descansam. Também há a possibilidade de que uma ou várias partes encabecem e as demais acompanhem o movimento. Cada ação de uma parte particular do corpo deve ser entendida em relação ao todo que sempre deverá ser afetado, seja por uma participação harmoniosa, por uma contraposição deliberada, ou por uma pausa”.


Imagem associada para resolução da questão

Fonte: Henri Matisse - A dança 1909-1910


De acordo com Laban (1978), a dança envolve a complexidade das ações corporais. Para Souza (2011), é como se cada parte do corpo possuísse um vocabulário próprio, construindo o seu próprio texto. Já para Marques (2003 apud SOUZA, 2011), é importante compreender a dança na escola sem perder o sentido artístico e como área de conhecimento.


SOUZA, M. |. G. O ensino da dança na escola: técnica ou criatividade? Cadernos de Formação RBCE, p. 32-42, jan. 2011.


Diante disso, analise as assertivas de acordo com Marques (2003 apud SOUZA, 2011) sobre a diversificação das ações corporais através de seus fundamentos:


I- Movimento, espaço, forma, dinâmica e tempo são princípios que podem nortear o trabalho da educação da linguagem corporal.

Il - Desenvolver noções de execução simultânea e sucessiva dos movimentos é uma maneira de desenvolver as partes corporais que se movem em suas ações.

III - Trabalhar em diferentes bases de sustentação, perceber e aplicar diferentes trajetórias espaciais para os movimentos são maneiras de trabalhar os planos e níveis.

IV - Estabelecer diferentes linhas para os segmentos corporais é uma maneira de criar desenhos das formas na dança.

V- Aplicar variações da intensidade da força aos gestos, perceber a passagem da força aplicada de uma parte para outra, do peso de cada parte e do corpo como um todo, da velocidade com que as partes se movem e o ritmo que elas estabelecem, e da relação das partes com os movimentos do corpo como um todo, possibilita desenvolver locomoções, voltas, saltos, quedas e elevações.

VI- As linguagens corporais, elementos que contextualizam os diferentes estilos de dança e o desenvolvimento histórico dessa linguagem, são fundamentais para a compreensão dos sentidos e significados da dança.


Estão CORRETAS:

Alternativas
Q2404520 Educação Física

O professor Lucas ministra aulas da disciplina de Dança para estudantes do Ensino Superior. Em uma de suas aulas, o tema foi compreender a linguagem da dança como expressão histórica, cultural, étnica, folclórica, popular, clássica e moderna adaptada ao âmbito escolar. Para tanto, o professor trouxe para o debate o livro de Marques (2010), que trata da compreensão da dança e da conexão com o homem de forma significativa e crítica com o mundo. A proposta foi que os estudantes elaborassem uma linguagem dentro da dança centrada em elementos do cotidiano social e de suas corporalidades. No decorrer das aulas, os estudantes foram se organizando para realizar a atividade em conjunto, dialogando sobre diferentes possibilidades.


MARQUES, Isabel A. Linguagem da dança: arte e ensino. São Paulo: Digitexto, 2010.


Para Marques (2010), o tripé proposto pelo autor, “arte, ensino e sociedade”, é a base do processo de ensino-aprendizagem em dança. Diante disso, analise as assertivas:


I-O elemento arte se refere ao fazer, tecendo redes de reações abertas e transitórias de compreensão, diálogo crítico e participação entre os conteúdos da própria arte, articulando-os, diretamente, às leituras de mundo.

II- O elemento ensino se refere ao reconhecer-se, reconhecer o outro e reconhecer o meio em que o estudante convive/habita e se relaciona.

III- O elemento sociedade se refere aos textos (improvisação, composição e repertórios) e aos subtextos (corpo e signos) da dança.

IV-O elemento sociedade se refere ao espaço vivido, percebido e imaginado pelo indivíduo e como a reflexão sobre este poderá colaborar em suas reflexões, leituras e transformações de mundo.


Estão CORRETAS:

Alternativas
Respostas
1: A
2: E
3: C
4: D
5: D