O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

DÊ UM UPGRADE NA SUA PREPARAÇÃO - Torne-se assinante e transforme seus estudos!

Questões de Concurso Público Prefeitura de Gaspar - SC 2019 para Professor de Português

Foram encontradas 29 questões

Q1724496 Pedagogia
Em relação à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), leia o apresentado a seguir e identifique a sequência correta:
I. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.
II. Orientada pelos princípios éticos, políticos e estéticos traçados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, a Base soma-se aos propósitos que direcionam a educação brasileira para a formação humana integral e para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
III. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) por si só irá alterar o quadro de desigualdade presente na Educação Básica do Brasil.
IV. Espera-se que a BNCC ajude a superar a fragmentação das políticas sócio-educacionais, enseje o fortalecimento do regime de colaboração entre as duas esferas de governo e seja balizadora da qualidade da educação.
A sequência correta é:
Alternativas
Q1726359 Português
As Reservas da Biosfera foram criadas em 1976 como parte do Programa “O Homem e a Biosfera” (MaB) da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO). São áreas que compreendem ecossistemas terrestres, marinhos e costeiros, onde devem-se promover soluções que conciliam a conservação da biodiversidade com seu uso sustentável. Constituem também territórios para o monitoramento, pesquisas, educação ambiental e gerenciamento de ecossistemas, bem como referência de informação e desenvolvimento profissional dos técnicos em seu manejo. Seu gerenciamento é o trabalho conjunto de instituições governamentais, não governamentais e centros de pesquisa. Esta integração busca o atendimento às necessidades da comunidade local. As Reservas da Biosfera são nomeadas pelos governos nacionais e permanecem sob a jurisdição soberana dos estados onde estão localizadas. Seu status é reconhecido internacionalmente. Atualmente existem 669 reservas da biosfera em 120 países. Criada em 1994, a Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo é coordenada e tem sua estrutura administrativa no âmbito do Instituto Florestal. Dentre as razões que motivaram a declaração do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo como Reserva da Biosfera, destaca-se o fato de que esta Reserva envolve a segunda maior cidade do planeta e concentra 10% da população brasileira com baixíssimos índices de área verde por habitante. 
(Adaptado do site https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/ institutoflorestal/2019/09/aluna-de-iniciacao-cientifica-do-if-e-representante-da-rbcv-na-cupula-da-juventude-para-o-clima-da-onu-em-nova-iorque/. Acesso 16 out. 2019)
Leia as afirmações a seguir:  
I. As Reservas da Biosfera são lugares escolhidos pelos governos de cada nação por sua condição de biossistemas especiais que devem ser preservados. A proposta é que essas reservas sejam utilizadas sem serem danificadas. II. Cada governo estadual tem a obrigação de cuidar de sua reserva, internacionalmente escolhida, de forma a que haja preservação do meio ambiente, num movimento que envolve toda a comunidade. III. As reservas serão espaços de estudos e monitoramento de vários fatores relacionados ao meio ambiente, e cuja atenção através de vários órgãos governamentais ou não governamentais poderá beneficiar as comunidades locais.  
Assinale a alternativa que se aplica:
Alternativas
Q1726542 Português
O vazamento de óleo que há mais de um mês atinge as praias do Nordeste trouxe de volta à pauta do Congresso o projeto de lei que tipifica o ecocídio - isto é, o crime de causar desastre ambiental com destruição significativa da flora e da fauna. Apresentado logo depois do rompimento da barragem de Brumadinho, o projeto foi aprovado pela Comissão de Meio Ambiente (CMA) do Senado. Os relatores do projeto, que tipifica o crime de ecocídio para punir os responsáveis por grandes tragédias ambientais, analisaram os impactos do rompimento da barragem de Brumadinho, e estabelecem penas de reclusão para os responsáveis por desastres ambientais e ampliam o valor máximo da multa que deve ser aplicada. Caso a tragédia ambiental seja entendida como crime culposo, quando o autor não tem a intenção de provocá-lo, as penas serão menores. Se o acidente provocar morte de alguma pessoa, será considerado também homicídio. Se já fosse lei, o projeto poderia ser aplicado tanto no caso de Brumadinho quanto no do Nordeste. Este projeto ainda precisa passar pela Comissão de Constituição e Justiça e pelo plenário do Senado. 
(Adaptado de: Barbosa, M. (10 out.2019). Criminalização de desastre ambiental avança no Senado. Disponível: https://congressoemfoco.uol.com.br/especial/noticias/criminalizacao-de-desastre-ambiental-avanca-no-senado/. Acesso: 1/11/2019)
Leia as afirmações a seguir:  
I. A lei de ecocídio, recentemente aprovada pelo Senado e já em vigor, pune responsáveis por desastres ambientais. II. Os resultados dos desastres de Brumadinho e do Nordeste fizeram com que o Governo Federal tomasse medidas de urgência para mitigar os efeitos ambientais. III. Os desastres ambientais de Brumadinho e de derramamento de óleo no Nordeste provocaram movimentação política para a aprovação de uma lei que puna os responsáveis. IV. Aprovada pela Comissão de Meio Ambiente, o projeto de lei que tipifica o ecocídio inclui penas de reclusão de multas. 
Assinale a alternativa que melhor se aplica, de acordo com o texto: 
Alternativas
Q1726543 Português
Entre os objetivos do plano de ação para a agricultura familiar estão a criação de um ambiente político propício (1) para fortalecer a agricultura familiar, apoiar jovens, fomentar (2) a igualdade de gênero e o papel das mulheres rurais, impulsionar (3) as organizações de produtores, melhorar a inclusão socioeconômica, a resiliência (4) e o bem-estar dos agricultores, famílias e comunidades rurais, promover a sustentabilidade da agricultura familiar para alcançar sistemas alimentares resistentes às mudanças climáticas. 
(Disponível em: http://www.agricultura.gov.br/noticias/decada-de-esperanca-e-ascensao-para-a-agricultura-familiar. Acesso: 4 nov. 2019)
Assinale a alternativa que contenha o significado das palavras acima numeradas, de acordo com o contexto: 
Alternativas
Q1726545 Português
Assinale a alternativa em que a concordância nominal esteja INCORRETA:
Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: B
4: D
5: B