Questões de Concurso Público IGP-SC 2017 para Perito Médico Legista

Foram encontradas 5 questões

Q861017 Medicina
Uma gestante de 18 anos, primigesta, com idade gestacional de 38 semanas apresenta quadro de cefaleia importante e escotomas. Ao exame: pressão arterial 150/100 mmhg, edema ++/++++, altura uterina 34 centímetros, batimentos cardíacos fetais normais, sem outras anormalidades. Para essa gestante, qual o diagnóstico mais provável:
Alternativas
Q861018 Medicina
No Centro de Saúde, uma gestante primigesta de 27 anos está com 12 semanas de gestação. Nega antecedentes pessoais importantes. Traz os resultados dos exames solicitados no pré-natal. A glicemia de jejum está 110 mg/dl. Todos os demais exames estão dentro dos parâmetros normais. Segundo o Protocolo para rastreamento e diagnóstico de Diabetes Mellitus gestacional no Brasil (Ministério da Saúde e outras associações, 2017), qual a alternativa correta?
Alternativas
Q861019 Medicina
ABA, 23 anos, G2P1A0, idade gestacional de 40 semanas e dois dias, está internada para acompanhamento ao trabalho de parto. Apresenta contrações fortes e ritmadas (3 contrações de 45 segundos em 10 minutos). O padrão de frequência cardíaca fetal basal é de 124 batimentos por minuto com variabilidade preservada. Em uma das avaliações de vitalidade fetal, são auscultadas duas desacelerações (batimentos chegam a 100 batimentos por minuto) que coincidem com a contração e voltam rapidamente à frequência cardíaca basal. O médico assistente realiza um toque vaginal e verifica: colo totalmente dilatado, apresentação em plano +1 de DeLee, bolsa rota, variedade occípito púbica. Além de manter a vigilância da vitalidade fetal, qual a conduta mais adequada?
Alternativas
Q861020 Medicina
A placenta prévia causa hemorragias graves e potencialmente fatais. Assinale a alternativa em que todas as características são consideradas fatores de risco para placenta prévia.
Alternativas
Q861023 Medicina
As hemorragias intracranianas podem ser divididas em três grupos – intraparenquimatosas, subdurais e extradurais. Qual delas é, respectivamente, associada com mais frequência à traumas (e, portanto, de interesse médico-legal) e qual a mais comumente associada a quadros patológicos? Assinale a alternativa correta.
Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: A
4: C
5: A