Questões de Concurso Público Prefeitura de Reriutaba - CE 2019 para Professor da Educação Básica - História

Foram encontradas 6 questões

Q2047970 História
O Convênio de Taubaté foi um plano de intervenção estatal na cafeicultura brasileira, ocorrido em fevereiro de 1906, durante o governo de Rodrigues Alves, cujo objetivo era o de promover a elevação dos preços do produto e, assim, assegurar os lucros dos cafeicultores. O Convênio reuniu os governos estaduais de: 
Alternativas
Q2047971 História
O episódio da História do Brasil denominado de “Questão Christie” contribuiu imensamente para o destaque do Brasil perante o cenário mundial e também para a construção da nação brasileira. Tal episódio ocorreu durante: 
Alternativas
Q2047973 História
Analise os itens a seguir acerca do período da História do Brasil denominado Primeiro Reinado:
I. A dissolução da Constituinte, o estilo de governo autoritário e a repressão à Confederação do Equador aceleraram o desgaste político de Pedro I. II. Foi um período sucedido pelo Período Regencial. III. O aumento das exportações agrícolas, a estabilidade da moeda e a redução do endividamento externo foram os pontos favoráveis do governo de Pedro I.


Analisados os itens, pode-se afirmar corretamente que:  
Alternativas
Q2047975 História
Durante a Era Vargas, mais precisamente em 1931, foi criado o Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio. Considerando o contexto histórico da época, é correto afirmar que um dos objetivos do governo Vargas com tal medida foi: 
Alternativas
Q2047977 História
No século XVIII, a descoberta de ouro em terras brasileiras apareceu como uma alternativa econômica que poderia salvar os combalidos cofres da Coroa Portuguesa. Os gastos realizados com o processo de restauração da monarquia nacional (que marcou o fim da União Ibérica), a perda de posses coloniais espalhadas pela Ásia e as oscilações do preço do açúcar no mercado europeu compunham uma série de problemas enfrentados pelo Estado lusitano naquela época. Contudo, a extração de toneladas e mais toneladas de ouro do território brasileiro não conseguiu viabilizar uma acumulação de capitais que pudesse novamente organizar a economia metropolitana. Na verdade, boa parte dos metais e pedras preciosas extraídas do Brasil serviu para saldar uma exorbitante quantidade de dívidas que o governo português contraiu com as grandes potências econômicas europeias, principalmente a Inglaterra. De fato, a dependência econômica de Portugal em relação aos ingleses marca um período histórico da economia europeia. Enquanto os lusitanos perdiam o antigo posto de nação rica e desenvolvida, galgado entre os séculos XVI e XVII, a Inglaterra alcançava as condições que a transformariam na maior potência econômica do mundo entre os séculos XVIII e XIX. Para entendermos estas situações distintas, podemos citar a assinatura do: 
Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: A
4: B
5: A