Questões de Concurso Público Prefeitura de Cumaru - PE 2026 para Professor II - Língua Portuguesa

Foram encontradas 3 questões

Q4071994 Linguística
“A verdadeira substância da língua não é constituída por um sistema abstrato de formas linguísticas nem pela enunciação monológica isolada, nem pelo ato psicofisiológico de sua produção, mas pelo fenômeno social da interação verbal, realizada através da enunciação ou das enunciações. A interação verbal constitui, assim, a realidade fundamental da língua.” (BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011.) 
A concepção de linguagem presente no excerto aproxima-se das orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio porque compreende a língua como: 
Alternativas
Q4072005 Linguística

Leia o fragmento abaixo, de Luiz Antônio Marcuschi:


“O hipertexto é um processo de escritura/leitura eletrônica multilinearizado, multisequencial e indeterminado, realizado em um novo espaço de escrita.” MARCUSCHI, Luiz Antônio; XAVIER, Antônio Carlos (org.). Hipertexto e gêneros digitais: novas formas de construção de sentido. Rio de Janeiro: Lucerna, 2004. 

De acordo com os estudos sobre tecnologias da comunicação no ensino de Língua Portuguesa, assinale a alternativa correta no que se refere a hipertexto e gêneros digitais 
Alternativas
Q4072006 Linguística

A linguagem virtual mediante a visão da Semiótica.


“As linguagens digitais articulam signos verbais, visuais e sonoros, ampliando as formas de produção de sentido na comunicação contemporânea.” Linguagens líquidas na era da mobilidade.

SANTAELLA, Lúcia. Linguagens líquidas na era da 

mobilidade. São Paulo: Paulus, 2007. 

Considerando a linguagem virtual sob a perspectiva da Semiótica, assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: B