Questões de Concurso Público OGMOs - PE 2025 para Trabalhador Portuário Avulso (TPA) - Categoria Conferente
Foram encontradas 50 questões
O vocábulo 'bem-estar' está grafado corretamente com hífen. Os vocábulos das alternativas a seguir também foram hifenizados corretamente, EXCETO:
Considerando as classes gramaticais e o seu valor, analise os vocábulos destacados no trecho acima e identifique a alternativa que apresenta os termos destacados com o mesmo valor gramatical, respectivamente.
Os mecanismos de coesão são extremamente importantes para a construção de qualquer texto. Com base na análise do trecho acima, julgue as afirmativas a seguir:
I.O uso da forma pronominal 'los' em "protegê-los" estabelece coesão referencial com 'pais', estabelecendo coesão e coerência, contribuindo para o entendimento do texto.
II.O uso da forma pronominal 'la' em servi-la', estabelece coesão referencial, substituindo o termo 'Geração Z', que foi empregado anteriormente.
III.A conjunção 'mas' foi utilizada de forma adequada, introduzindo uma oposição entre a ideia anterior e a nova argumentação.
É correto o que se afirma em:
Com base nas informações apresentadas no texto, qual das afirmações a seguir NÃO condiz com a visão de sucesso adotada pela Geração Z?
Analise a regência dos verbos presentes no texto e marque com (V) as afirmativas verdadeiras ou (F) as falsas:
(__)A crase empregada nas duas ocorrências no trecho, refere-se ao termo 'em relação', que rege preposição.
(__)A crase empregada em 'às motivações' deve-se à regência da palavra 'propósito', que exige preposição; já em 'à equidade', ocorre por se tratar de uma expressão consagrada pelo uso.
(__)O verbo 'ter' é transitivo direto, regendo complemento sem o uso da preposição.
(__)O adjetivo 'profundo' rege a preposição 'por', o que justifica seu uso em 'por transparência'.
A sequência que preenche corretamente os espaços é:
Identifique a alternativa que apresenta a reescrita do trecho acima, mantendo o sentido pretendido pelo autor.
"Os conselhos da executiva podem ser aplicados já na entrevista de emprego."
"Vá com a mentalidade de que você está ali para entender como pode apoiar a empresa."
Identifique a alternativa que apresenta a análise sintática INCORRETA.
"Mas essa ideia já não se aplica. A verdade é que o empregador não está ali para servir o colaborador."
Quanto à acentuação dos vocábulos presentes no texto, identifique a alternativa INCORRETA.
De acordo com o significado que as palavras adquirem no contexto, analise a alternativa correta.
No que diz respeito à concordância verbal, analise as afirmativas a seguir:
I.A forma verbal 'sentem' está corretamente empregada no plural, única forma de concordância possível neste contexto.
II.A forma verbal 'sentem' também pode ficar flexionado no singular, 'sentem', para concordar com o número que indica porcentagem.
III.A forma verbal 'pode' está corretamente flexionada no singular para concordar com 'A riqueza', que exerce a função de sujeito.
IV.O vocábulo 'medida' deveria estar flexionado no plural para concordar com 'várias formas', que está no plural.
V.A forma verbal 'compra' está corretamente empregada para concordar com o sujeito 'coisas'.
É correto o que se afirma em:
Qual é o volume total (V) deste reservatório?
Quanto mede o fio?
Qual será a área total (A) ocupada pelo galinheiro?