Questões de Concurso Público Prefeitura de Fundão - ES 2020 para Médico Veterinário

Foram encontradas 10 questões

Q1748378 Veterinária
Uma nova rickettisiose causada pela Rickettsia felis foi recentemente descrita e casos autóctones já foram identificados em Minas Gerais (17). Cães gatos e gambás podem portar a infecção que em humanos pode produzir quadros de sepse com exantema purpúrico semelhantes à febre maculosa. Como o tifo murino, tanto casos rurais como urbanos podem ocorrer. A pulga do gato (Ctencephalides felis) é o vetor potencialmente implicado. (http://www.riscobiologico.org/pagina_basica.asp?id _pagina=202) (BIER, Otto. Microbiologia e Imunologia. Editora Melhoramentos. São Paulo. p. 1.085/8.)
Marque um exemplo de rickettisiose:
Alternativas
Q1748379 Veterinária
O Médico Veterinário se incorpora muito facilmente ao grupo de profissionais de saúde por estar habituado a proteger a população contra as enfermidades coletivas. O tipo de formação recebida pelo veterinário está em harmonia com o conceito de saúde pública, que considera todos os fatores que determinam a saúde coletiva, sem limitar-se às necessidades do indivíduo. O informe complementa que em muitas escolas de veterinária, a medicina preventiva - que se ocupa em combater as enfermidades animais - forma uma parte tão importante do programa quanto a patologia, a clínica e a cirurgia veterinária. (ORGANIZACIÓN MUNDIAL DE LA SALUD. Grupo consultivo sobre veterinaria de salud publica. Geneva : WHO, 1957. 30p. - Informe Técnico n.111).
Marque o que NÃO se inclui entre as "Atividades de Saúde Pública Veterinária":
Alternativas
Q1748380 Veterinária
Choque evidencia o "Estado clínico resultante de suprimento inadequado de oxigênio aos tecidos ou inabilidade dos tecidos em utilizar adequadamente o oxigênio aportado" (Di BARTOLA, 1992) e "que resulta em metabolismo celular alterado, morte celular e disfunção ou falha dos órgãos" (MUIR, 1998). "Quadro de hipoperfusão disseminada de tecidos e células devido a redução do volume sanguíneo ou débito cardíaco ou redistribuição de sangue, resultando em um volume circulante efetivo inadequado" (COTRAN; KUMAR & ROBBINS, 1994). Sobre: "Choque Circulatório: Aspectos Básicos de Fisiopatologia e Terapêutica", analise as proposições seguintes:
I. Choque pode ser entendido como um estado clínico de déficit circulatório agudo, grave e generalizado, resultando em hipóxia celular com as suas consequências. II. Vários esquemas baseados na participação de mecanismos fisiológicos e patológicos têm sido utilizados como base para a classificação dos diversos tipos de choque. III. As controvérsias relacionadas à classificação advêm do fato de que o choque clínico envolve em algumas situações etiologia múltipla e, principalmente, envolve manifestações que podem ser comuns a diferentes tipos de choque, dependendo da duração, severidade do insulto, resposta do paciente e adequação terapêutica.
Está(ão) em conformidade com o contexto enunciado:
Alternativas
Q1748381 Veterinária
Escherichia Coli 0157:H7 é uma bactéria patogênica, cujas doenças transmitidas por alimentos (DTAs) são classificadas pela International Commission on Microbiological Specifications for Foods (ICMsF, 2002) no grupo de risco IA, que inclui as doenças "de severo perigo para a população em geral, representando riscos de morte, sequelas crônicas ou longa duração". (SILVA, Neusely da. Et al Manual de Métodos de Análise Microbiológica de Alimentos. 3ª edição. 2007. Livraria Varela. São Paulo p.223). Marque o(s) sintoma(s) que corresponde(m) às doenças causadas pela E. Coli 0157:H7:
Alternativas
Q1748382 Veterinária
A Vigilância Epidemiológica tem como propósito fornecer orientação técnica permanente para os profissionais de saúde, que têm a responsabilidade de decidir sobre a execução de ações de controle de doenças e agravos, tornando disponíveis, para esse fim, informações atualizadas sobre a ocorrência dessas doenças e agravos, bem como dos fatores que a condicionam, numa área geográfica ou população definida. (...) (Texto adaptado) (http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/gve _7ed_web_atual.pdf)
Marque o que NÃO faz parte das "Funções da Vigilância Epidemiológica":
Alternativas
Respostas
1: E
2: D
3: E
4: E
5: B