Questões de Concurso Público EBSERH 2023 para Médico - Endoscopia Digestiva
Foram encontradas 30 questões
A hemorragia digestiva baixa (HDB) na maioria das vezes se apresenta como hematoquezia e é autolimitada. A colonoscopia é o método inicial para pacientes estáveis hemodinamicamente. Assinale a alternativa que apresenta a causa mais comum de HDB.
Segundo os conceitos atuais, assinale a alternativa que apresenta o diagnóstico de certeza de Doença do Refluxo Gastresofágico.
Assinale a alternativa que apresenta a lesão endoscópica colorretal que possui maior risco de invasão neoplásica de submucosa.
Assinale a alternativa que contenha indicações de tratamento da infecção pelo H. pylori.
Assinale a alternativa que contenha indicadores de prognóstico na pancreatite aguda.
Analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) São considerados alguns fatores de risco para a Doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE): gênero feminino, gravidez, tabagismo e obesidade.
( ) A estenose péptica é uma complicação da DRGE.
( ) São condições que aumentam a ocorrência da DRGE: hipermotilidade esofágica, hipertensão do esfíncter esofagiano inferior (EEI), hérnia de hiato e aumento do clearence esofágico.
( ) O Stretta é um procedimento endoscópico adequado para pacientes com DRGE com 18 anos ou mais, que tem hérnia de hiato maior que 3 cm e pressão do EEI menor que 5 mmHg.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Sobre o esôfago de Barrett, assinale a alternativa correta.
De acordo com o Guideline da ESGE de 2022, a ressecção de adenocarcinoma submucoso em esôfago de Barret é considerada curativa desde que a peça preencha alguns critérios de cura. Assinale a alternativa que apresenta um critério de cura.
O POEM (miotomia endoscópica peroral) é um dos tratamentos disponíveis atualmente para acalásia. Assinale a alternativa que apresenta o principal efeito adverso dessa técnica.
Mulher de 51 anos, portadora de acalasia por doença de Chagas, evolui com perda ponderal de 12 kg, dor torácica ocasionalmente, regurgitação ocasionalmente e disfagia diariamente (mas não em toda refeição). Segundo o escore de Eckardt, assinale a alternativa que apresenta a pontuação dessa paciente.
Sobre o divertículo de Zenker, assinale a alternativa incorreta.
Sobre megaesôfago com acalasia, assinale a alternativa correta.
Sobre a hemorragia digestiva alta (HDA) varicosa, assinale a alternativa correta.
Quanto às lesões de estômago, assinale a alternativa correta.
Paciente idoso com dispepsia, em uso de esomeprazol, realizou endoscopia digestiva alta que evidenciou pangastrite atrófica. Diante do exposto, assinale a alternativa correta.
Sobre a esofagite eosinofílica (EE), assinale a alternativa correta.
Sobre as neoplasias esofágicas, analise as afirmativas abaixo sobre o tipo histológico mais comumente encontrado no terço distal do órgão.
I. Adenocarcinoma.
II. Epidermoide.
III. Leiomioma.
IV. Cístico.
Estão corretas as afirmativas:
Sobre o câncer gástrico precoce, assinale a alternativa correta.
Dentre os procedimentos endoscópicos listado abaixo, assinale a alternativa que apresenta aquele que não é caracterizado como de alto risco de sangramento, de acordo com a American Society for Gastrointestinal Endoscopy (ASGE).
A corrente elétrica em endoscopia digestiva é um recurso indispensável para a realização de procedimentos terapêuticos na prática diária. A unidade eletrocirúrgica (UEC) produz correntes elétricas de alta frequência a partir de correntes de baixa frequência. Em relação a este tema, devemos observar alguns cuidados visando à segurança do paciente. Assinale a alternativa que apresenta um desses cuidados.