Questões de Concurso Público Prefeitura de Divinópolis - MG 2018 para Assistente Social

Foram encontradas 15 questões

Q1086912 Serviço Social
A Lei Orgânica de Assistência Social (Lei nº. 8742/93) também conhecida como LOAS é um importante dispositivo para regulamentar e organizar a Assistência Social no Brasil. O artigo 2º. disciplina quais seriam os objetivos dessa Política. Isso posto, analise as afirmativas abaixo, e selecione quais delas citam corretamente os objetivos apresentados no artigo 2º. da LOAS. I. Supremacia do atendimento às necessidades sociais sobre as exigências de rentabilidade econômica. II. Divulgação ampla dos benefícios, serviços, programas e projetos assistenciais, bem como dos recursos oferecidos pelo Poder Público e dos critérios para sua concessão. III. A vigilância socioassistencial, que visa a analisar territorialmente a capacidade protetiva das famílias e nela a ocorrência de vulnerabilidades, de ameaças, de vitimizações e danos. IV. Participação da população, por meio de organizações representativas, na formulação das políticas e no controle das ações em todos os níveis. Podemos concluir que os objetivos da Assistência Social, segundo o artigo 2º. da LOAS estão citados corretamente na (s) afirmativa (s):
Alternativas
Q1086913 Serviço Social
Um dos benefícios conferidos pela Assistência Social, conforme o artigo 20º. da LOAS é o benefício de prestação continuada, ou BPC. Considerando o disposto na legislação em pauta, sobre o benefício de prestação continuada, julgue os itens abaixo, atribuindo aos mesmos os valores verdadeiro (V) ou falso (F). ( ) Para efeito de concessão do benefício de prestação continuada, considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas. ( ) A condição de acolhimento em instituições de longa permanência não prejudica o direito do idoso ou da pessoa com deficiência ao benefício de prestação continuada. ( ) A contratação de pessoa com deficiência como aprendiz acarreta a suspensão do benefício de prestação continuada, limitado a 4 (quatro) anos o recebimento concomitante da remuneração e do benefício. ( ) O benefício de prestação continuada deve ser revisto a cada 4 (quatro) anos para avaliação da continuidade das condições que lhe deram origem. A sequência correta aos valores atribuídos às afirmativas acima (de cima para baixo) está presente na alternativa:
Alternativas
Q1086916 Serviço Social
Assinale a alternativa correta. O Código de Ética Profissional do Assistente Social foi reformulado várias vezes ao longo da história de nossa profissão. Atualmente é vigente o Código de Ética Profissional do Assistente Social de 1993. Considerando esse documento, analise os itens destacados abaixo: Opção por um projeto profissional vinculado ao processo de construção de uma nova ordem societária, sem dominação, exploração de classe, etnia e gênero. E Articulação com os movimentos de outras categorias profissionais que partilhem dos princípios deste Código e com a luta geral dos/as trabalhadores/as Ambos são apresentados no Código de Ética Profissional do Assistente Social como: 
Alternativas
Q1086917 Serviço Social
Magalhães (2006) nos apresenta uma conceituação dos chamados instrumentos utilizados na comunicação escrita. Dentre eles, a autora cita os relatórios e os laudos. Adotando a conceituação da autora sobre os laudos e os relatórios, analise as afirmativas abaixo: I. O relatório é o documento escrito no qual um perito, com especialização na área, emite um parecer. II. O relatório é um documento em que é descrito ou relatado o que foi possível conhecer por meio de um estudo. III. O laudo é um documento escrito que contém parecer, uma opinião conclusiva do que foi estudado e observado sobre determinado assunto. IV. O laudo se caracteriza pela exposição detalhada de todas as providências tomadas em determinadas situações e serve para justificar os encaminhamentos adotados. Podemos concluir que:
Alternativas
Q1086918 Serviço Social
Um dos instrumentos utilizados pelo Assistente Social em seu fazer cotidiano é a entrevista. Magalhães (2006) aponta no livro: “Avaliação e linguagem: relatórios, laudos e pareceres” algumas características da entrevista, dentre as quais podemos citar: I. Na entrevista as reflexões devem ser estimuladas e, conselhos ou críticas, evitados. II. Na entrevista, o Assistente Social precisa falar igual ao usuário. III. Na entrevista o Assistente Social deve usar um roteiro e o mesmo deve adquirir a feição de questionário. IV. Na entrevista o profissional não deve precipitar-se em interromper o silêncio e deve aguardar e deixar que o usuário retome a fala. Correspondem ao disposto por Magalhães (2006) no livro “Avaliação e linguagem: relatórios, laudos e pareceres” o que está posto nas afirmativas:
Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: D
4: C
5: A